O I Congresso Internacional de Marcas/Branding ocorreu em Portugal, no Instituto Politécnico de Leiria, em outubro de 2014, com o tema “PATHWAYS TO BRAND(ING): from representation to practice”, reunindo um grupo internacional de pesquisadores, profissionais de mercado, alunos, professores, entre outros interessados em discutir os caminhos das marcas.

O II Congresso Internacional em Marcas/Branding – Conexões e Experiências é organizado pela Univates RS/Brasil, em co-organização com o Instituto Politécnico de Leiria/Portugal e o Observatório de Marcas RS/Brasil. E se propõe a trazer à discussão o estado da arte da teoria e da prática necessárias para implementar e monitorar a gestão da marca no mundo contemporâneo dos negócios.

Conexões e experiências positivas são imprescindíveis para construir e consolidar marcas e, por esta razão, o evento deste ano foca nessas duas palavras de grande amplitude.

A segunda edição do Congresso tem como objetivos discutir os avanços das diferentes áreas do branding, promover a interação entre acadêmicos, investigadores e profissionais, interessados na relevância das marcas e da comunicação no universo empresarial e das instituições, expandir as redes de pesquisa entre acadêmicos e profissionais que desenvolvem trabalhos nas diferentes áreas que envolvem as marcas, bem como proporcionar ferramentas que gerem valor e que possam ser aplicadas nos empreendimentos e nas relações interpessoais.

Serão aceitas contribuições de várias áreas, incluindo estudos da comunicação, design, semiótica, análise do discurso, estudos organizacionais, gestão, sociologia, antropologia, psicologia social, economia, marketing, direito, estudos culturais, entre outras. As comunicações que versem sobre os temas a seguir serão alvo de tratamento preferencial:


  • Panorama das marcas - A evolução das marcas numa perspectiva histórica.
  • Proteção e avaliação da marca
  • Estratégias de construção e consolidação da marca
  • Tendências de branding
  • Ética e sustentabilidade
  • Marcas e negócios
  • Marcas e públicos
  • Marcas e cultura
  • O Discurso da marca e ideologia
  • Conexões da marca (Transmídia, Storytelling, Mídias Sociais, Experiências, outras)
  • Metodologias para a pesquisa e para a gestão da marca

Realização

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