Ciclo de debates - O que podem os estudos de gênero na universidade?

O evento acontece nos dias 10 de setembro e 12 de novembro, das 17h às 18h30min. Confira os locais na relação abaixo. São oferecidas 25 vagas.
O evento busca ter uma postura propositiva em meio ao espaço acadêmico e valorizar a produção feita na instituição. Os encontros se debruçarão sobre obras produzidas pelo público acadêmico em projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e propor experimentações corporais. Cada encontro terá a participação das autoras, autores e autorxs que produziram os textos selecionados para discussão.

Confira a agenda de encontros e os conteúdos

10/09: Conceito de gênero e suas interseccionalidades
Ministrantes: Inauã Weirich Ribeiro e Priscila Detoni
Textos:
PISCITELLI, Adriana. Gênero: A história de um conceito (p.117-148). In: Almeida, Heloísa Buarque de.; SZWAKO, José Eduardo (Orgs). Diferenças, Igualdade. São Paulo: Berlendiz&Vertecchia, 2009. (Coleção Sociedade em Foco: Introdução às Ciência Sociais).
Textos complementares:
DAVIS, Angela. Mulheres, Raça e Classe. Editora Boitempo: São Paulo, 2016.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Editora Letramento: Belo Horizonte, 2017.

24/09: Produção audiovisual, corpo e gênero
Ministrantes: Priscila Rigoni, Waleska Vigolo e Inauã Weirich Ribeiro
Textos: RIGONI, Priscila. Representação da mulher na série Orange Is The New Black: estudo sobre a violência. 2017. Artigo (Graduação) – Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, Universidade do Vale do Taquari – Univates, Lajeado, 28 jun. 2017.

Textos complementares:
VIGOLO, Waleska. Expressões de gênero no contexto escolar: tecendo discussões a partir de produções audiovisuais. 2018. Artigo (Graduação) – Curso de Psicologia, Universidade do Vale do Taquari – Univates, Lajeado, 26 jun. 2018.
LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da Sexualidade. (p.09-34). In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). O Corpo Educado: pedagogias da sexualidade. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. 176p.

08/10: Mulheres Imigrantes no Vale do Taquari/RS
Ministrantes: Rosmari Terezinha Cazarotto, Margarita Rosa Gaviria Mejía e Inauã Weirich Ribeiro
Texto:
CAZAROTTO, Rosmari Terezinha; MEJÍA, Margarita Rosa Gaviria. O papel das mulheres imigrantes na família transnacional que mobiliza a migração haitiana no Brasil. REVISTA PÓS-CIÊNCIAS SOCIAIS, v. 14, p. 171, 2017. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/6452/4117.

22/10: Questões de gênero no Vale do Taquari/RS
MInistrantes: Jandiro Adriano Koch e Inauã Weirich Ribeiro
Texto: KOCH, Jandiro Adriano. Um Baile Misturado: (sobre)vivências LGBT e negras no Vale do Taquari. 2 ed. Lajeado: Ed. Univates, 2017. Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/226/pdf_226.pdf.

05/11: Mulheres Negras, Direitos Civis e Cinema
Ministrantes: Fernanda Dorneles da Silva e Inauã Weirich Ribeiro
Texto:
SILVA, Fernanda Dorneles da. História Cruzadas e a Movimentação social feminina negra pelos direitos civis nos EUA nas décadas de 1950 e 1960. 2015. Monografia (Graduação em História) - Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, jun. 2015.

12/11: Corpo e Gênero: Experimentações
Ministrantes: Eduardo Machado e Inauã Weirich Ribeiro
Local: Brinquedoteca

Certificação
O certificado de participação no evento é gratuito e liberado mediante o registro de presença durante a realização das atividades. O documento é disponibilizado online, em até 14 dias úteis após a última data de realização do evento.

Informações:
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5039.

Apoio: Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Propex) - Setor de Cultura e Eventos Univates (CEU) - Núcleo de Eventos.
29 de agosto de 2018 | eventos@univates.br