Sistemas de Informação
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Sistemas de Informação by browse.metadata.advisor "Dertzbacher, Juliano"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- ItemOpen AccessAplicação da gestão de mudança na manutenção de operações de TI(2017-01) Stroher, Ivan Pedro; Dertzbacher, Juliano; http://lattes.cnpq.br/7845175314739602; Dertzbacher, Juliano; Diemer, Mouriac Halen; Mallmann, Paulo RobertoA Tecnologia da Informação (TI) é atualmente vista como recurso estratégico das organizações e não mais como um mero item de suporte que não gera retorno para o negócio. Na integração da TI com o negócio, a Governança de TI tem papel importante, servindo como um dos pilares para o alinhamento das tecnologias necessárias na organização e as necessidades do negócio, através de processos e controles que lhe agregam valor. O mercado oferece metodologias como forma de sustentação para uma Governança de TI eficiente no que se propõe e o uso de melhores práticas nos processos de TI para um suporte eficaz nos serviços de operações oferecidos. As mais comuns e aceitas atualmente são o COBIT e ITIL por terem processos definidos para cada processo de TI. A TI está em constante evolução, influenciada por mudanças de mercado (concorrência, fiscais, legais, etc.), tecnologia ou das necessidades dos clientes. O grande desafio da TI em uma organização é manter a qualidade dos serviços entregues a seus clientes num cenário de mudança. Mudanças planejadas e executadas com segurança permitem a continuidade da empresa, possibilitando ao cliente usufruir dos benefícios da mudança. Mudanças mal planejadas geram insatisfação do cliente, custos não programados e prejudicam a imagem da TI. O gerenciamento de mudanças proposto pela metodologia ITIL será o esteio do trabalho proposto. O objetivo principal é propor uma metodologia que permita implantar o processo de mudanças na organização, qualificando o processo de transição de mudanças para o ambiente produtivo. Como objetivos específicos, pretende-se criar uma planilha de controle de mudanças, elaborar os processos otimizados com os fluxos do planejamento, agendamento, aprovação e comunicação, além de propor indicadores de avaliação. O gestor de mudanças é o owner apoiado pelo solicitante, cliente ou representante, do comitê de mudanças, do comitê de emergência e da área técnica de TI. O processo consiste em receber e registrar, planejar e agendar, revisar e autorizar, implementar e fechar uma mudança. Os resultados serão comparados aos resultados atuais e, para ser mais assertivo, serão avaliadas mudanças com similaridade de impacto e risco. Os resultados permitirão estimar mais assertivamente o tempo e os recursos necessários, assim como contribuir na produtividade do processo de mudanças.
- ItemOpen AccessA influência da colaboração integrada ao ambiente de desenvolvimento na aprendizagem da lógica de programação(2020-11) Schaeffer, Tainá; Dertzbacher, Juliano; http://lattes.cnpq.br/7845175314739602Os recursos tecnológicos estão sendo desenvolvidos e aprimorando a forma como nos comunicamos ou nos mantemos informados, gerando impactos no dia-a-dia. Esta crescente demanda por novas e avançadas ferramentas exige a formação de profissionais qualificados e que estejam constantemente atualizando seus conhecimentos para desenvolverem ferramentas que atendam essas necessidades. O aprendizado da lógica de programação é o primeiro passo para formar profissionais de Tecnologia da Informação, porém, faltam recursos que facilitem efetivamente a aprendizagem dos estudantes. Uma forma de auxiliá-los é promover o aprendizado em grupos de colaboração, onde os estudantes com maior facilidade de aprendizado podem auxiliar aqueles que possuem alguma dificuldade. Diante disso, este trabalho busca verificar se a utilização de uma ferramenta integrada ao ambiente de desenvolvimento auxilia no aprendizado de lógica de programação e, desta forma, uma ferramenta de comunicação foi desenvolvida e disponibilizada aos estudantes, oferecendo ao professor mecanismos de mineração de textos, permitindo analisar o comportamento e a colaboração de seus alunos em sala de aula. Como resultado, foi possível comprovar que os recursos implementados facilitam o aprendizado e é possível expandir o uso da aplicação para outras finalidades.
- ItemOpen AccessMelhoria e automatização do processo de administração e gerenciamento de obras civis utilizando a BPMN e gerenciamento eletrônico de documentos(2019-01-16) Simon, Adriano André; Dertzbacher, Juliano; http://lattes.cnpq.br/7845175314739602A busca contínua por melhorias em processos e ferramentas que colaborem direta ou indiretamente para obtenção de resultados, como a otimização e automatização de um processo, é o objetivo da grande maioria das empresas. Isso contribui de maneira considerável para aumentar sua competitividade, diminuir custos e agregar valor ao negócio. Diversas atividades executadas no cotidiano das empresas, possuem um déficit de ferramentas de apoio que contribuam para a gestão e organização dos processos, entre essas, podemos citar as áreas entorno da administração e gerenciamento de obras civis. Visando trazer alternativas para auxiliar na resolução do problema de processo de uma empresa que disponibiliza salas comerciais, caracterizadas por entregarem salas comerciais 100% customizadas a gosto do cliente, o trabalho em questão propõe a utilização de ferramentas BPM (Gerenciamento de Processos de Negócio) e GED (Gestão Eletrônica de Documentos) para melhorar e automatizar os processos existentes, entregando uma ferramenta de fluxo de processo para auxiliar na administração e gerenciamento das obras até a entrega das salas aos clientes. Visando alcançar esse objetivo foram empregadas técnicas de notação BPMN (Modelo e Notação de Processos de Negócio) para analisar o processo, onde atualmente a empresa controla tudo de forma manual, dependendo totalmente dos colaboradores responsáveis por dar andamento e sequencia nas atividades, remodelando e acrescentando ao processo as ferramentas de BPMN Bonita e o GED Alfresco através de um aplicativo desenvolvido e disponibilizado no portal do Bonita e uma estrutura de diretórios disponibilizada no Alfresco, entregando uma melhora notável. Alcançando o objetivo de contribuir na entrega da obra dentro do prazo, controlar as aprovações, gerir a documentação e organizar o processo.