Odontologia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Odontologia por Orientador "Machado, Alessandra Nunes"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoMensuração da perda de massa causada pelos acessos endodônticos realizados por acadêmicos de uma faculdade de Odontologia do Sul do Brasil e cirurgiões Ddntistas em dentes artificiais(2024-07) Castro, Érica Taciani; Machado, Alessandra Nunes; http://lattes.cnpq.br/7376860863431118; Crespo, Gabriela Umpierre; Pinheiro , PatriciaA abertura coronária é definida como a preparação da cavidade para acessar a câmera pulpar e o canal radicular. A sua adequada realização está relacionada com o desfecho das etapas seguintes e com a qualidade do tratamento endodôntico, proporcionando um acesso ameno e direto aos canais. O fracasso do tratamento é conduzido por descumprimento de princípios básicos do acesso e negligências e a experiência profissional pode possuir grande influência no manejo, ao decorrer do procedimento e sucesso do mesmo. O presente estudo visa comparar a perda de massa provocada na abertura coronária realizada por estudantes de Odontologia e cirurgiões dentistas do Sul do Brasil. Possui um caráter experimental laboratorial (in vitro) e foi realizado no Laboratório de pré-clínica da Universidade do Vale do Taquari, em Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil. Foram selecionados 20 incisivos artificiais centrais direitos, os quais foram previamente pesados e divididos em dois grupos, grupo 1: alunos da Graduação em Odontologia que já tenha cursado o 5° semestre e o grupo 2: constituído por profissionais que tenha ao menos 2 anos de conclusão do curso de Odontologia e com CRO ativo. Após os grupos realizarem a abertura coronária, os elementos foram pesados separadamente em uma balança analítica para fazer o pareamento dos espécimes, assim, foi feita a pesagem antes e depois dos preparos dos corpos de prova para calcular o percentual de perda e diferença de massa na pesagem. Ambos os grupos obtiveram uma perda significativa de massa, porém, quando comparamos a perda de massa em relação a experiência do operador não houve uma discrepância significativa, portanto, pode se alegar que a experiência do operador não possui grande influência no desgaste dentário ao realizar o acesso endodôntico
- ItemAcesso AbertoSelantes de fóssulas e fissuras em periódico de odontopediatria: análise bibliométrica(2025-07) Scherer, Rafaela; Amorim; Machado, Alessandra Nunes; http://lattes.cnpq.br/7376860863431118; Weber, Caroline Franciele; Amorim, Lívia Mund deAtualmente, a doença cárie se configura como um dos principais problemas de saúde pública no mundo, especialmente na primeira infância. Os selantes de fóssulas e fissuras são uma estratégia eficaz para a prevenção e para a inativação das lesões cariosas, podendo estes serem ionoméricos ou resinosos. Assim sendo, o presente trabalho tem como principal objetivo realizar uma revisão bibliométrica sobre selantes de fóssulas e fissuras em cinco periódicos de odontopediatria: European Archives of Paediatric Dentistry, European Journal of Paediatric Dentistry, International Journal of Paediatric Dentistry, Pesquisa Brasileira de Odontopediatria e Clínica Integrada e Pediatric Dentistry, no período de 2015 a 2024. Após análise dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 93 artigos indexados na base de dados PubMed, os quais foram tabulados em planilhas no excel, utilizando o software VOSViewer para complementar a análise bibliométrica. Como resultados, obteve-se que há lacunas que ainda devem ser preenchidas dentro da pesquisa sobre selantes de fóssulas e fissuras, especificamente, mais estudos voltados para ensaios clínicos randomizados com foco em molares decíduos. Ademais, tem-se uma escassez de trabalhos na África e na Oceania, o que demonstra a demanda de futuras pesquisas sobre os selantes nestas regiões.
- ItemAcesso AbertoTratamento da osteorradionecrose dos ossos maxilares: uma revisão de literatura(2025-06) Petry, Deisi Elisabete; Hübner; Machado, Alessandra Nunes; http://lattes.cnpq.br/7376860863431118; Crespo, Gabriela Umpierre; Hübner, Thaís CristinaA osteorradionecrose foi descrita como uma complicação séria que pode surgir após o tratamento radioterápico, particularmente em indivíduos tratados por câncer na área da cabeça e pescoço. Essa condição foi caracterizada pela necrose do tecido ósseo, resultante da redução do fluxo sanguíneo e dos efeitos da radiação, que comprometem a capacidade de cicatrização dos ossos. Na literatura não há, até então, consenso sobre a forma mais adequada para o controle dessa condição, incluindo a utilização de antimicrobianos, de forma local ou sistêmica, terapia fotodinâmica e cirurgia para remoção do osso necrótico. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão narrativa da literatura sobre o tratamento da osteorradionecrose. Foi realizada uma busca de artigos nas bases de dados PubMed, SciELO e Google Acadêmico utilizando os termos “osteorradionecrose” e “tratamento”, com a delimitação de tempo de vinte anos. Com este estudo, buscou-se identificar diferentes formas de regime terapêutico para esta condição, sendo necessária a avaliação de quais estratégias devem ser utilizadas para cada situação clínica, dependendo da evolução da patologia.