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Navegando Ensino por Orientador "Neuenfeldt, Derli Juliano"
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- ItemAcesso AbertoA formação continuada em uma escola de tempo integral de Mato Grosso(2022-06) Brambilla, Sebastiani Stamm Hirsch; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Miorando, Tania Micheline; Schuck, Rogério José; Strohschoen, Andreia Aparecida GuimarãesA presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Ensino, da Universidade do Vale do Taquari. A temática trata da formação continuada de professores da Educação Básica, com o objetivo de analisar como professores e gestores de uma escola de tempo integral de Mato Grosso percebem a formação continuada desenvolvida naquela unidade escolar. Durante o desenvolvimento da pesquisa, foram necessários estudos de referenciais teórico/metodológicos, que nos direcionaram à abordagem qualitativa. Realizamos estudos de produções científicas, para conhecer pesquisas que se aproximassem da nossa temática; de Leis que amparam as políticas de formação continuada no Brasil e em Mato Grosso; de Pareceres Orientativos da Secretaria de Estado de Educação/MT, além de entrevistas e de grupos de discussão com professores e gestores da escola investigada. Com relação à temática em estudo, buscamos estabelecer um diálogo com autores que discutem a formação continuada, tais como: Nóvoa (1999; 2000; 2002; 2003); Imbernón (2011; 2012) e Tardif (2014), entre outros. A pesquisa foi realizada numa escola de tempo integral, num município do norte do Estado do Mato Grosso. A análise das informações, que ocorreu por meio da análise textual discursiva, evidencia que os professores compreendem a proposta de formação continuada como uma política formativa que fortalece a escola como espaço formativo, bem como os profissionais, por meio da discussão, da reflexão e da troca de experiências. As informações colhidas evidenciam aspectos positivos e fragilizados. Segundo os entrevistados, o processo formativo que ocorria antes da reformulação de 2021, centrado na escola, foi mais positivo, uma vez que fortalecia a identidade formativa na escola locus da formação continuada, oportunizando aos profissionais assumir uma postura mais crítica e reflexiva, que possibilitava mudanças no campo didático-pedagógico do ensino. No entanto, as informações também apontam que a situação pandêmica trouxe uma nova organização formativa, que passou a ser de forma on-line, alterando o projeto de formação continuada ofertado e desenvolvido na unidade escolar. Essa nova forma, segundo os sujeitos envolvidos, não atende as necessidades do contexto. Concluise que a forma organizativa que leva em consideração o documento orientativo emanado pela SEDUC/MT com especificações de cada unidade escolar atende melhor, suas necessidades formativas. Dessa forma, sugerimos que as percepções colhidas na investigação sejam consideradas, com o intuito de melhorar o processo de formação continuada e, consequentemente, o processo de ensino.
- ItemAcesso AbertoAulas on-line no 1º ano do ensino fundamental mediadas pelo WhatsApp: possibilidades e limites(2022-06) Negrão, Manoel Maria Silva; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Schuck, Rogério José; Silva, Jacqueline Silva da; Silva, Patrícia Fernanda DaEsta dissertação é resultado de uma pesquisa realizada durante o período pandêmico da Covid-19, em um cenário marcado por práticas docentes que privilegiaram as aulas online mediadas por tecnologias digitais, entre elas os aplicativos de mensagens instantâneas, em destaque, o WhatsApp. O estudo teve por objetivo, investigar e analisar o desenvolvimento de práticas pedagógicas remotas, utilizadas no 1o Ano do Ensino Fundamental de uma Escola da Rede Municipal de Santana/Amapá/BR – no período pandêmico - através do aplicativo WhatsApp, revelando possibilidades e limites para a utilização do aplicativo em foco. Autores como Tardif (2014), Santaella (2021), Moran e Masetto (2017), Bacich (2015), Nóvoa (2021), Paulo Freire (2019), Vygostki (2007) e outros, contribuíram para a reflexão dos conceitos necessários às discussões implementadas. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que teve como sujeitos uma professora do 1o Ano do Ensino Fundamental e sua turma de 24 alunos. Fez-se uso de entrevista semiestruturada com a professora e observação sistematizada em sala de aula remota, por meio da participação no grupo da turma no WhatsApp. Com os alunos foi realizada uma Roda de Conversa, envolvendo 7 estudantes. As informações foram coletadas no período de agosto a dezembro de 2021, analisadas e interpretadas com base na Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2016), emergindo três categorias: Práticas Pedagógicas com Tecnologias Digitais Móveis; Relação e Mediação Pedagógica pelo WhatsApp e Potencialidades Pedagógicas do WhatsApp: Possibilidades e Limites. Os resultados permitem afirmar que o aplicativo WhatsApp apresenta potencial para desenvolver práticas pedagógicas inovadoras, pois reconfigura a sala de aula enquanto lugar e tempo, construindo novos processos de ensino e de aprendizagem, o que ajuda a desenvolver competências digitais. Enquanto limites identificamos que o acesso à conexão pelos alunos é desigual; há indisponibilidade de aparelho celular em casa; a necessidade de ‘mediador familiar’ junto ao estudante durante a aula; o analfabetismo digital de alguns pais e; a baixa mediação pedagógica. Por outro lado, o WhatsApp pode favorecer no apoio às aulas presenciais, considerando o uso de áudios, vídeos e imagens como importantes quando se trabalha, remotamente, com alunos do primeiro ano. Conclui-se que a utilização do WhatsApp com crianças- estudantes na construção de conhecimentos não substitui a presencialidade, mas, expande as possibilidades e estabelece meios que potencializam as tecnologias digitais como recurso didático-pedagógico a ser utilizado no 1o Ano do Ensino Fundamental. A escola pode, a partir das experiências que teve no período de pandemia, olhar para as potencialidades das tecnologias digitais e incorporá-las em seu ambiente de ensino.
- ItemAcesso AbertoContribuições do entrelaçamento entre a Maiêutica Socrática e a pedagogia freireana para o ensino(2021-11) Kunzler, Luana; Schuck, Rogério José; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Silva, Jacqueline Silva da; Quartieri, Marli Teresinha; Hammes, Itamar LuísEste estudo investigou contribuições do entrelaçamento entre a maiêutica socrática e a pedagogia freireana para o ensino na atualidade. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa. Os procedimentos técnicos empregados foram a pesquisa bibliográfica e de campo. Primeiramente analisou-se as principais obras de Platão, a respeito de Só- crates, e de Paulo Freire, a fim de entrelaçar o conhecimento produzido por esses pensadores. Posteriormente, realizou-se a pesquisa de campo, com o propósito de relacionar os pressupostos da maiêutica e da pedagogia freireana com o ensino atual na Educação Básica. As informações da prática pedagógica no contexto escolar foram coletadas por meio de entrevista semiestruturada realizada com quatro professores que atuam em uma escola particular do RS/Brasil. Em relação às informações, reali- zou-se análise textual discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2006), resultando da pesquisa bibliográfica, quatro categorias emergentes, denominadas de princípios pedagógicos, sendo eles: o diálogo, que é o caminho utilizado pelos dois métodos de ensino, socrático e freireano, na construção do conhecimento e na fecundação do saber; a libertação, Sócrates afirmava que o ser humano deveria ter como busca central de sua existência o autoconhecimento pois ele conduz a libertação humana, Freire também acredita que somente através do despertar para o conhecimento é que o ser humano pode encontrar a libertação; professor “fecundador” e “parteiro”, destaca-se a atuação do professor como mediador do processo de ensino e de apren- dizagem, evidenciando o papel decisivo do educador de primeiramente “fecundar”, posteriormente “parir” ideias que foram despertadas no processo educativo; centrali- dade no aluno a partir da fecundação tornando-o protagonista de sua própria apren- dizagem, fazendo do ensino algo significativo. Além dessas, emergiram três catego- rias a partir das entrevistas: Práticas pedagógicas: construção constante a partir da leitura de mundo, sendo identificados no discurso dos professores pressupostos da maiêutica e da pedagogia freireana na atuação cotidiana dos professores; Contri- buição do ensino para a sociedade atual, na qual consolida-se o pensamento que o ensino é transformador, pois, além de ensinar conteúdos, conceitos e práticas o professor fecunda sonhos, esperanças em alunos que são seres humanos, que pre- cisam serem fecundados para que possam partejar novos conhecimentos, esses ne- cessários para intervir no mundo em que estão inserido; O nascer constante do aluno crítico, essa categoria discute o pensamento do filósofo Sócrates e do educa- dor Paulo Freire a respeito da necessidade de ter-se seres humanos mais críticos e atuantes para transformar a sociedade. Assim, conclui-se que Sócrates e Paulo Freire, mesmo tendo vividos em contextos históricos muito distantes, apresentam propostas metodológicas que podem contribuir para o desenvolvimento de um ensino que vise a formação de sujeitos críticos na Educação Básica. Entende-se que este estudo con- tribui, mesmo que de forma singela, para os diversos desafios que o ensino brasileiro precisa enfrentar, podendo inspirar outros professores a fecundar e partejar novas possibilidades pedagógicas, além de fortalecer a compreensão que o ensino pode ser libertador.
- ItemAcesso AbertoEducação Ambiental e Educação Infantil: vivências que despertam para a sustentabilidade ambiental no CMEI Rita Maria de Jesus Rebelo do município de Itapema- Santa Catarina(2025-03-12) Lorencini, Diocilde; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Mallmann, Elisete; Silva , Jaqueline Silva da; Hattge, Morgana DomênicaA presente dissertação teve como objetivo investigar quais vivências o CMEI Rita Maria de Jesus Rebelo tem proporcionado às crianças com o intuito de despertá-las para a Sustentabilidade Ambiental. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa e ocorreu em uma escola de Educação Infantil de Itapema/SC. Os participantes deste estudo foram selecionados com base em dois critérios: diversidade de funções que exercem na escola e de experiências relacionadas à Sustentabilidade Ambiental, abrangendo gestão, professores e profissionais de execução de tarefas operacionais, totalizando 15 participantes. Foram utilizados no embasamento teórico autores como: Capra (2006a; 2006b; 2006c), Carvalho (2012; 2017), Cornel (2012), Dewey (1979), Horn (2004), Louvi (2019), Schwalm e Robaina (2020) e Tiriba (2015), além de outros que contribuíram com as reflexões sobre o tema investigado. A produção de informações ocorreu por meio da realização de cinco grupos focais, que foram gravados através de audiovisuais e transcritos. Para a análise, utilizou-se a metodologia da Análise Textual Discursiva, resultando em três categorias. A primeira abordou a compreensão de Sustentabilidade Ambiental dos participantes. As falas dos participantes nos grupos focais evidenciaram a compreensão de que a sustentabilidade vai além de ações isoladas, sendo um modo de vida que envolve relações responsáveis com o meio ambiente, com os outros e com os recursos disponíveis. Na segunda categoria, abordou-se ações de Sustentabilidade Ambiental no CMEI Rita Maria de Jesus Rebelo, elencando práticas já existentes, por meio do ensino, que propõem vivências para as crianças. Os resultados da pesquisa revelaram que o CMEI desenvolve diversas práticas sustentáveis, como separação de lixo, reaproveitamento de materiais, contato com os elementos naturais, consciência alimentar e saudável, redução do uso de papel, documentação on-line, reaproveitamento de materiais, harmonização de plantas e animais nas propostas com as crianças, uso eficiente de água e energia e sensibilização ambiental dos profissionais e das crianças. Na terceira categoria, dialogou-se sobre estratégias para o avanço do CMEI, identificando oportunidades de aprimoramento e ampliação das ações, tais como: criação de espaços verdes, engajamento da comunidade, implementação de projetos voltados à sustentabilidade, formação para os profissionais e parcerias com empresas. Concluiu-se, dessa forma, que o CMEI possui um compromisso com a sustentabilidade, mas que ainda há espaço para o desenvolvimento de novas práticas e o fortalecimento das existentes. A Educação Infantil desempenha um papel fundamental na formação de valores e atitudes, e a promoção da sustentabilidade nesse contexto é essencial para a construção de um futuro mais sustentável para todos.
- ItemAcesso AbertoO ensino de libras no curso de enfermagem: compreensões de acadêmicos a partir da interação com surdos(2022-05) Costa, Sibeli Balestrin Dalla; Hattge, Morgana Domênica; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Forneck, Kári Lúcia; Schwertner, Suzana Feldens; Miorando, Tania MichelineA Língua Brasileira de Sinais é a base da interação da comunidade surda na sociedade. É a língua que possibilita a inserção deste grupo linguisticamente minoritário com as demais pessoas. Nos cursos da área da saúde o ensino de Libras é optativo. Enfatizando a importância da temática sob o aspecto da inclusão social e do ensino superior, o presente trabalho apresenta como objetivo principal investigar como os graduandos da área da saúde do curso de Enfermagem compreendem o ensino de Libras na sua formação a partir da experiência de práticas curriculares do exercício profissional com surdos. Trata-se de uma investigação qualitativa e descritiva desenvolvida em uma Instituição de Ensino Superior do interior do Estado de Rondônia. Como participantes desta pesquisa, fizeram parte, quatro acadêmicos do curso de Enfermagem, a coordenadora do Núcleo da Saúde e a professora de Libras. Como instrumento de coleta de dados foi realizado um grupo de discussão com os acadêmicos e entrevistas semiestruturadas com a coordenadora e a professora. Como técnica de análise, optou-se pela análise textual discursiva. Em análise das falas dos participantes e de referenciais teóricos afins, emergiram três categorias: Aproximações e Distanciamentos Entre o Ensino de Libras nos Cursos da Saúde e as Práticas Curriculares do Exercício Profissional, na qual identificou a escassez de especificidades da área da saúde na disciplina de Libras, sendo um fator limitante para interação profissional/surdo. A segunda categoria refere-se a Práticas Pedagógicas da Disciplina de Libras na Área da Saúde, identificando-se a utilização de vídeos, resolução de situações problemas, aplicativos/softwares e a presença física do surdo como as mais relevantes. A última categoria emerge sobre O Ensino de Libras e o Exercício Profissional de Acadêmicos de Enfermagem, a qual levantou questões de como o exercitar da língua contribui para o seu aprendizado, bem como a necessidade de mais ações e eventos sociais voltados para a comunidade surda. Conclui-se que as maiores dificuldades do ensino de Libras na área da saúde estão relacionadas a falta de contextualização do conteúdo proposto pela ementa da disciplina com a área profissional da saúde, destacando a importância de um professor que desenvolva práticas pedagógicas que favoreçam o aprendizado conforme área de atuação e também que as instituições de ensino promovam promover mais ações de interação entre surdo e ouvinte.
- ItemAcesso AbertoO ensino interdisciplinar no curso de ciências biológicas – licenciatura do instituto federal do Acre: compreensões e desenvolvimento(2021-12) Nascimento, Taita Lima Do; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Pessoa, Valda Inês Fontenele; Strohschoen, Andréia Aparecida G.; Giongo, Ieda MariaA interdisciplinaridade pode ser caracterizada pela troca recíproca de conhecimentos entre duas ou mais áreas do saber, podendo, dessa forma, ser uma possibilidade para superação da fragmentação do conhecimento, na busca pela compreensão dos fenômenos em sua totalidade, inclusive os educacionais. Considerada indispensável nos currículos para formação de professores, como uma estratégia, para o entendimento entre a unidade e o todo, a interdisciplinaridade instigou o desenvolvimento da presente pesquisa, que teve como objetivo analisar de que maneira as práticas de ensino dos docentes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Acre- IFAC, campus Rio Branco, se relacionam com a concepção de interdisciplinaridade prevista no Projeto Pedagógico do Curso e no Projeto Pedagógico institucional. O referencial teórico utilizado para aguçar as discussões sobre o ensino interdisciplinar pautou-se principalmente nos estudos de Ivani Fazenda, Hilton Japiassu e Heloisa Luck. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa foi de abordagem qualitativa, aproximando-se ao estudo de caso. Os participantes foram: coordenador, docentes e discentes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do IFAC, campus Rio Branco. Para a produção das informações, foram utilizadas múltiplas técnicas a partir de fontes: documental, onde foram analisados os documentos institucionais: PDI, PPI e PPC do curso de licenciatura em Ciências Biológicas e ementa dos componentes curriculares de Projeto integrador; observacional, a partir do acompanhamento de aulas do componente curricular de projeto integrador III; entrevista semiestruturada com o Coordenador do curso e grupos de discussão com discentes e docentes. As informações foram analisadas à luz da técnica da Análise Textual Discursiva (ATD) emergindo três categorias relacionadas à: compreensão de interdisciplinaridade, interdisciplinaridade na formação inicial de professores de biologia suas práticas de ensino e a interdisciplinaridade: do PPC à efetivação nas práticas pedagógicas. Quanto à compreensão de interdisciplinaridade, os discentes apontaram para o exercício da inter-relação entre as disciplinas, ao passo que o coordenador do curso acreditava ser a especialização do saber uma necessidade para compreensão da interdisciplinaridade, ao tempo em que os docentes assinalaram o trabalho coletivo e colaborativo.Com relação as práticas de ensino, evidenciou-se o desenvolvimento das atividades interdisciplinaridades no componente curricular de projeto integrador, sendo o ensino baseado em projetos a metodologia mais utilizada pelos docentes. Sobre a concepção curricular, o PPC do curso direciona o ensino interdisciplinar partindo da relação, teoria e prática, por meio da articulação dos conhecimentos específicos e pedagógicos. A respeito das ementas de projeto integrador I, II, III, e IV, verificou-se que as atividades propostas contemplam parcialmente a interdisciplinaridade. Portanto, comprovou-se que, mesmo havendo uma convergência de esforços para o desenvolvimento do ensino interdisciplinar, as práticas docentes ainda não conseguem estabelecer uma relação com a concepção de interdisciplinaridade presentes nos documentos institucionais.
- ItemAcesso AbertoO ensino das artes visuais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola de Bacabal/ Maranhão: compreensões e práticas pedagógicas(2024-12-05) Lima, Laise Katiane Alencar; Olegário, Fabiane; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; Horn, Cláudia Inês; Miorando, Tânia MichelineA presente Dissertação derivou-se da pesquisa realizada em uma Escola de Bacabal – MA, a qual analisou como o Ensino das Artes Visuais é desenvolvido nos Anos Iniciais. Para tanto, o estudo teve como objetivo geral investigar como o Ensino das Artes Visuais é abordado nas turmas do 1º e 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública do município de Bacabal – MA. Com esse intuito, preconizouse como objetivos específicos, analisar como as Artes Visuais são entendidas pelas professoras e pela coordenadora pedagógica no processo educativo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; e discutir como as Artes Visuais e seus elementos se fazem presentes nas Práticas pedagógicas das professoras; discorrer sobre a Formação de professores para o Ensino das Artes Visuais; e discutir o lugar das Artes Visuais no ambiente escolar e sua relação com os demais Componentes Curriculares. A sustentação teórica baseou-se nos autores Barbosa (2010), Modinger et al. (2012), Duarte Júnior (2003), Resnick (2020), Tardif (2014), Nóvoa (2017), Le Breton (2016), dentre outros, que contribuíram através de discussões e conceituações precípuas para a compreensão da temática salientada. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva. Possui como sujeitos da pesquisa, uma professora do 1° ano e uma do 5° ano, bem como a coordenadora pedagógica. Utilizou-se como ferramentas para a produção de informações, a entrevista semiestruturada e o diário de campo. As informações foram produzidas no período de 12/06 a 25/08, de 2023, nos turnos matutino e vespertino. As informações foram analisadas a partir da Análise Textual Discursiva, fomentada por Moraes e Galiazzi (2020). A partir disso, emergiram três categorias de análise, intituladas: Compreensão de Arte, Artes Visuais e suas variadas produções Artísticas no âmbito escolar; O Ensino de Arte e suas Linguagens no Planejamento escolar; e Formação de professores e o Diálogo das Artes Visuais e os demais Componentes Curriculares. Os resultados demonstraram que o entendimento sobre Arte e suas Linguagens, com enfoque nas Visuais, ainda está atrelado à complementaridade dos demais Componentes Curriculares, através das expressões Artísticas, como desenho, pintura e gravura. Por conseguinte, o estudo suscitou apontamentos necessários quanto à importância de reconhecer o lugar do Componente Curricular no Ensino, em virtude de averiguar que, apesar do enfoque das profissionais com relação ao Ensino das Artes Visuais inclinar-se para a exploração de sentimentos, também apreendeuse a partir das reflexões aspectos que demonstram as Artes Visuais enquanto Linguagem constituinte para a promoção de saberes. Todavia, a ausência de reflexões concernentes às especificidades ligadas a cada desdobramento foi um ponto que mereceu problematização, principalmente por compreender como o Ensino de Arte e suas Linguagens ainda é explorado sem o estímulo às habilidades que lhe formam. Logo, as Práticas educativas relacionadas às categorias da Arte não contemplam suficientemente a importância que elas possuem no Currículo escolar. Realça-se, ainda, a necessidade de se fomentar a Formação continuada, que de fato dialoga com as realidades educacionais, dentre elas, a de oferecer subsídios através de recursos, para que o Ensino da Arte mobilize as suas competências em prol do desenvolvimento integral dos alunos. Constatou-se também a ideia ainda reducionista atrelada ao Componente de Arte e suas Linguagens, o qual é utilizado com veemência nos demais Componentes, porém sem incentivar e instigar a sua relevância e seu domínio próprio. Desse modo, a relação da Arte com as outras áreas do conhecimento frisou a complementaridade em detrimento de enfatizar o protagonismo e os aspectos essenciais para a construção dos conhecimentos que este Componente possibilita.
- ItemAcesso AbertoPlataformas digitais no ensino: percepções de professores do ensino médio de uma escola pública estadual de tempo integral do Vale do Sambito, no estado do Piauí(2025-06) Rodrigues, Aderson Leite; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Quartieri, Marli Teresinha; Schuck, Rogério José; Neuenfeldt, Adriano EdoA emergência da pandemia da Covid-19 acentuou a centralidade das plataformas digitais na mediação do ensino, contudo a inquietação investigativa transcende o contexto pandêmico, refletindo uma busca contínua por compreender como essas tecnologias digitais têm sido apropriadas pelos professores e quais seus impactos pedagógicos. Diante desse contexto, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar percepções de professores do Ensino Médio de uma escola pública estadual de tempo integral localizada no território do Vale do Sambito, no estado do Piauí, quanto ao uso de plataformas digitais nos processos de ensino. A motivação do estudo emergiu da vivência profissional do autor como coordenador pedagógico da referida instituição, desde 2013, somada ao seu interesse pessoal por inovação, cultura digital e metodologias pedagógicas contemporâneas. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de campo e descritiva. Participaram da pesquisa professores do Ensino Médio de diferentes áreas do conhecimento, sendo 17 professores na primeira e segunda etapas, cujas informações foram produzidas por meio de um formulário do Google Forms e aplicação de questionário respectivamente. Na terceira etapa, participaram 8 professores, dois de cada área de conhecimento, que responderam a uma entrevista semiestruturada. A análise das informações fundamenta-se no método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2011). Da análise, a priori, foram definidas três categorias: i) contribuições e benefícios das plataformas digitais no ensino – os professores relataram que as plataformas digitais ampliam o acesso à informação, diversificam as estratégias didáticas, favorecem o protagonismo estudantil e permitem a personalização do ensino. As plataformas digitais foram percebidas como ferramentas que facilitam a mediação pedagógica e tornam as aulas mais dinâmicas e atrativas, promovendo maior engajamento dos alunos nos processos de aprendizagem –; ii) razões dos professores para a escolha de plataformas digitais: as escolhas dos professores pelas plataformas digitais foram guiadas principalmente pela praticidade, acessibilidade, familiaridade com os recursos, aplicabilidade pedagógica e facilidade de uso, sendo que muitos docentes optaram por aquelas que já conheciam ou que ofereciam recursos intuitivos, alinhados às suas necessidades pedagógicas e à realidade dos alunos – e iii) desafios e limitações no uso de plataformas digitais: os professores apontaram desafios, como a falta de infraestrutura nas escolas, instabilidade da internet, desigualdade de acesso entre os alunos, dificuldades técnicas e ausência de formação continuada. Essas limitações impactam diretamente a efetividade do uso pedagógico das plataformas, exigindo maior apoio institucional e capacitação docente. A pesquisa contribui para a reflexão crítica sobre a integração das plataformas digitais no contexto do Ensino Médio, fornecendo subsídios teórico-práticos para o fortalecimento da formação docente, o planejamento pedagógico inovador e o desenvolvimento de políticas públicas educacionais mais alinhadas com as demandas da sociedade digital.
- ItemAcesso AbertoPotencialidades do uso do Duolingo no ensino de Língua Inglesa no Curso Técnico de Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Maranhão(2024) Silva, Kedman Jesus; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Neuenfeldt , Derli Juliano; Schuck, Rogério José; Forneck, Kári Lúcia; Bencke, Diane BlankEsta dissertação trata da relação do ensino da Língua Inglesa mediado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. A Língua Inglesa desempenha um papel essencial em várias áreas do conhecimento e é usada praticamente no mundo todo, sendo considerada uma língua franca. Além disso, a maioria dos jovens atualmente possui algum tipo de dispositivo móvel e demonstra uma grande habilidade ao manusear as funcionalidades disponíveis em seus aparelhos, conseguindo obter informações na internet sem muitas dificuldades. Dessa forma, este estudo investigou potencialidades do uso do aplicativo móvel Duolingo no ensino de língua inglesa nas aulas de uma turma de 3º ano do Ensino Médio no curso de Agropecuária do Instituto Federal do Maranhão. Foram utilizados como embasamento teórico autores como: Castells( 2005, 2010), Lévy (1999, 2011), Kensky (2008, 2010), Moran(2013), Sibilia (2012), Crystal (2003), Menezes(2019) e Leffa (2020), além de outros que orientaram as reflexões sobre o tema investigado. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, descritiva e considerada também como uma pesquisa de intervenção pedagógica (Damiani et al., 2013) que foi realizada com 30 alunos do curso técnico de Agropecuária. Três etapas nortearam o desenvolvimento dessa pesquisa: a análise de aplicativos de línguas que se destacam na atualidade; a experimentação do uso do aplicativo Duolingo nas aulas de Língua Inglesa e a análise das percepções dos alunos quanto ao uso do app. Para o levantamento e produção de informações foram utilizados como instrumentos um questionário on-line, diário de campo e grupo de discussão. Para analisar e interpretar as informações que foram obtidas nesta pesquisa, foi utilizada a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2016), a partir da qual emergiram três categorias: Relação dos estudantes com as tecnologias digitais: o ensino a partir da realidade dos alunos; Potencializando o ensino de inglês com o uso do Duolingo; Percepções dos alunos quanto ao uso do Duolingo nas aulas de inglês. Evidenciou-se que há uma abertura dos alunos para o uso do celular e de aplicativos nas aulas. O uso do aplicativo é uma ferramenta potente no ensino da língua inglesa, mediante o planejamento do professor, apresentando várias potencialidades, mas também algumas limitações no seu uso. Como resultados obtidos, destacamos que as potencialidades do uso do aplicativo no ensino de língua inglesa promoveram um ensino inovador e envolvente, por ser acessível e fácil de usar. Os alunos praticaram o que foi ensinado em outros lugares, além da sala de aula. Além disso, a sua abordagem gamificada aumentou o envolvimento dos alunos e os motivou a usá-lo nas aulas. Dentre as limitações podemos citar algumas como: a necessidade de conexão à internet, gramática simplificada e falta de interação humana. Conclui-se que é fundamental integrar as tecnologias digitais no processo de ensino a fim de torná-lo mais eficaz para os alunos contemporâneos.
- ItemAcesso AbertoPráticas corporais de aventura na natureza: construindo e experimentando possibilidades para a Educação Física escolar(2023-12-05) Schoenberger, Valdenir; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Silva, Jacqueline Silva da; Schuck, Rogério José; Ilha, Phillip VilanovaO presente estudo investigou o ensino das Práticas Corporais de Aventura na Natureza (PCAN) nas aulas de Educação Física de uma turma do 9º Ano do Ensino Fundamental. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar possibilidades do ensino das PCAN nas aulas de Educação Física dos Anos Finais do Ensino Fundamental em uma escola da rede estadual de educação do Município de Juína/MT. O estudo foi realizado com uma abordagem qualitativa, com aproximações da pesquisa-ação. Participaram desta pesquisa, o professor de Educação Física e uma turma do 9º Ano do Ensino Fundamental, composta por 34 alunos. A princípio, analisamos o Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade escolar, com objetivo de avaliar a existência de propostas que contemplem a Educação Ambiental (EA) no contexto escolar. Embora a EA não fosse o objetivo principal desta pesquisa, entendemos que sua presença no PPP escolar é de extrema importância. Isso porque a EA promove o desenvolvimento de uma consciência cidadã do viver juntos, pois compreende que o homem faz parte da natureza. A seguir, foram desenvolvidas oito aulas de Educação Física, contemplando as PCAN. Além das atividades, foram realizados dois grupos de discussão para compreender a percepção dos alunos sobre as PCAN nas aulas de Educação Física. As informações foram coletadas e produzidas entre os meses de abril e junho de 2023. Os dados foram analisados com base nos pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2016), emergindo três categorias: Educação Ambiental nas políticas públicas brasileiras: avanços, silenciamentos e possibilidades; Experiências do trabalho docente com as práticas corporais de aventura na natureza nas aulas de educação física: enfrentando adversidades e resistências; Olhar para além da prática: percepções dos alunos sobre as práticas corporais de aventura na natureza nas aulas de Educação Física. Os resultados permitem afirmar que as PCAN compreendem uma possibilidade acessível que se apresenta no cenário educacional atual. Apesar dos desafios encontrados no decorrer desta pesquisa, como a desmotivação de alguns alunos e a inexistência de materiais e instalações adequados, demonstramos que é possível desenvolver uma proposta de ensino que abre novos horizontes, oferecendo alternativas às modalidades clássicas (futsal, vôlei, handebol e basquete), que são frequentemente apresentadas nas escolas.
- ItemAcesso AbertoTecnologias digitais de informação e comunicação no ensino médio: possibilidades e limitações a partir do retorno às aulas presenciais(2022-12) Oliveira, Elzanira Sousa De; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Schuck, Rogério José; Quartieri, Marli Teresinha; Fonseca, Denise Grosso DaA presente dissertação de mestrado em Ensino é fruto de uma pesquisa realizada após a experiência com o Ensino Remoto Emergencial, junto à gestão e a professores de uma instituição educacional da rede pública de ensino médio, localizada no sudoeste do Pará. Este trabalho de pesquisa objetivou analisar e compreender se e como o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no período da pandemia de Covid-19 impactou a prática pedagógica de professores do Ensino Médio, no retorno às aulas presenciais. Para tanto, foram utilizados como embasamento teórico, autores como: Nóvoa (2019); Tardif (2014); Pimenta (2019); Moran (2022, 2021, 2019, 2018); Levy (2011); Kenski (2013), dentre outros, que nortearam as reflexões e discussões acerca da temática proposta. Neste intento, o percurso metodológico desta pesquisa foi de cunho qualitativo e descritivo. Os sujeitos foram professores atuantes no 2o ano do ensino médio, além da equipe diretiva. Para a coleta das informações, realizada em março de 2022, com a gestora, e, em maio de 2022, com os professores, utilizou-se a técnica da entrevista semiestruturada. Para analisar e interpretar as informações obtidas, fez-se uso da Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2016), da qual emergiram três categorias: Nós somos velhos, mas a gente gosta de aprender; chegou muito bem em alguns, mas não chegou muito bem em outros; se a gente não entrar no mundo deles, a gente não consegue mais acessá-los. A partir da análise das informações obtidas, constatou-se que a formação inicial dos professores não contemplou o uso das TDIC, exceto, um entrevistado, que teve esta formação inicial. Já na formação continuada, houve capacitação para usar os equipamentos digitais; porém, no período pandêmico devido ao Covid-19, este aprendizado não foi suficiente para suprir as necessidades pedagógicas. Assim, os professores precisaram custear sua formação, a fim de atender as demandas que surgiram no período do ensino remoto emergencial, já que não usufruíram da formação ofertada pelo Estado, segundo a gestora. Nesse sentido, foram vislumbradas inúmeras possibilidades, a partir da inserção das TDIC no âmbito educacional, tais como: novas práticas pedagógicas; a utilização de plataformas digitais como salas de aula virtualizadas; aprendizado com os pares; entre outras. Contudo, também houve limitações quanto à inserção tecnológica: a precariedade do fornecimento de internet; a má infraestrutura organizacional; a não utilização das metodologias ativas como percursoras do protagonismo dos alunos. Na volta às aulas presenciais, foram percebidos sinais de ruptura quanto ao uso das TDIC: os alunos continuaram usando as TDIC para fins educacionais; o ensino híbrido despontando de maneira natural entre os professores; redes sociais articuladas com a prática docente. No entanto, conclui-se que, após retorno ao ensino presencial, ficou perceptível a reafirmação do ensino tradicional e que as TDIC não têm lugar garantido na escola, em especial, os celulares que voltaram para as caixinhas, na escola em estudo. Portanto, ficou evidente que, no retorno às aulas presenciais, apesar do potencial apresentado no período pandêmico, as TDIC estão sendo pouco utilizadas pelos professores para desenvolver suas práticas.
- ItemAcesso AbertoTecnologias digitais nas práticas pedagógicas de Educação Física: experimentações em uma turma do 5º ano(2024) Paludo, Elaine Marilene Stack; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Kawashima, Larissa Beraldo; Strohschoen, Andréia Aparecida Guimarães; Forneck, Kári LúciaA investigação envolveu experimentações de tecnologias digitais como recurso de ensino nas práticas pedagógicas no componente curricular de Educação Física. A pesquisa partiu da problemática: Como as tecnologias digitais podem contribuir para o ensino de Educação Física? Os objetivos específicos foram identificar potencialidades do uso das tecnologias digitais a partir de estudo bibliográfico; elaborar, propor e experimentar práticas pedagógicas no componente curricular de Educação Física, mediadas com recurso de tecnologias digitais e identificar contribuições das tecnologias digitais para o ensino nas Unidades Temáticas do componente curricular de Educação Física. Desenvolveu-se uma aproximação de pesquisa-ação pedagógica, de abordagem qualitativa. Realizou-se uma entrevista e sete experimentações envolvendo recursos das tecnologias digitais, o mecanismo para as produções das informações foram fotografias, registros em diário de campo, rodas de conversa e filmagens e as informações produzidas foram analisadas por meio da análise textual discursiva. A investigação ocorreu no período de março a maio de 2023. Os participantes foram os alunos, a diretora, a coordenadora pedagógica e a professora, totalizando 31 participantes de uma Escola da cidade de Pedra Preta/MT. Destaca-se que parte da pesquisa bibliográfica do Estado da Arte resultou na publicação de um artigo, intitulado Tecnologias digitais no ensino de Educação Física escolar: um estudo de revisão. Da investigação emergiram três categorias, a primeira em transformar o ensino com envolvimento de tecnologias, trazendo o contexto da Escola e dos estudantes abrangendo as tecnologias digitais. A segunda, das possibilidades, referindo-se ao quanto essas tecnologias auxiliam, bem como foram descritas as experimentações realizadas. A terceira, das contribuições: uma experiência que deixa marcado, trazendo as contribuições que emergiram no processo das experimentações. Os resultados evidenciaram que para as práticas pedagógicas de Educação Física a utilização das tecnologias digitais gerou motivações, novos movimentos corporais, o despertar do senso criativo e crítico e novas experiências e saberes aos alunos, sendo, portanto, ressignificador no processo de ensino. Conclui-se ser necessário que a escola e estudantes tenham acesso às tecnologias digitais e assim ressignificar as práticas pedagógicas de Educação Física.