Design - TCC I
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Design - TCC I por Orientador "Brod, Rodrigo de Azambuja"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoA influência do design no aprendizado emocional: uma análise sobre o impacto dos jogos educativos na compreensão e expressão das emoções por crianças com TEA(2025-06) Sehn, Luísa Schossler; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Souza, Raquel Barcelos de; Lohmann, RenataThis article aims to analyze how design can serve as a strategic tool for the emotional development of children with Autism Spectrum Disorder (ASD), with a special focus on the creation and application of educational games. The research is based on the assumption that the use of ludic elements integrated with design principles can significantly contribute to stimulating the expression, recognition, and understanding of emotions in this specific audience. A qualitative and interdisciplinary approach is adopted, grounded in a literature review and in-depth interviews with professionals from the fields of psychology, occupational therapy, and education, who work directly with children with ASD. This methodology made it possible to gather relevant insights and practices that guide the creation of more effective and emotionally sensitive ludic-educational resources tailored to the needs of this population. As a result of this exploratory stage, key guidelines were identified to support the development of games aimed at fostering emotional learning in children with ASD. These guidelines include the importance of visual clarity and accessibility, as well as the need to promote interactions that encourage empathy, emotional support, and non-verbal communication. Furthermore, this study discusses the importance of playfulness as a facilitating resource in education, highlighting the potential of educational design to promote inclusion, emotional engagement, and the active participation of children with ASD in school and social environments.
- ItemAcesso AbertoCritérios para o desenvolvimento de uma interface digital eficiente no segmento B2B de semijoias personalizadas(2024-07-24) Brugnera, Laura Silva; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Souza, Raquel Barcelos de; Amaral Filho, Lúcio SiqueiraO mercado B2B, caracterizado pela intensa competição e pelas crescentes exigências dos consumidores, demanda que as empresas adotem estratégias inteligentes para garantir lucratividade e eficácia operacional. No segmento de joias personalizadas, a empresa Lumiara enfrenta desafios na gestão e na interação com os clientes, especialmente devido à singularidade de cada peça. Este estudo tem como objetivo estabelecer critérios para o desenvolvimento de uma interface digital que otimize os processos internos e aprimore a experiência do consumidor em todas as etapas do ciclo de compra, com o intuito de aumentar a eficiência dos serviços oferecidos pela Lumiara. Esta pesquisa é de natureza aplicada, cujo método científico é o indutivo e o viés é exploratório. O trabalho incorpora uma visão abrangente dos desafios enfrentados pela empresa, integrando perspectivas de colaboradores e clientes por meio da aplicação de questionários, pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Possui abordagem qualitativa, buscando proporcionar uma visão geral aproximativa sobre um tema pouco explorado, incorporando as perspectivas e experiências dos participantes envolvidos. Os resultados destacam a necessidade de uma interface eficiente para simplificar a gestão de pedidos personalizados e fortalecer o relacionamento com clientes, oferecendo diretrizes para seu desenvolvimento.
- ItemAcesso AbertoGrids e Grinds: uma análise das manobras gráficas nas capas da revista brasileira Cemporcentoskate(2024-07-01) Facchini, Ricardo Zanuz; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Zarpellon, Vagner; Werlang, Luís André RibasNos anos 90 o skate era uma paixão para os entusiastas no Brasil, ainda que a sua prática fosse marcada por preconceito e repressão. Em 1995 surge a CemporcentoSKATE com o propósito de ser uma revista brasileira sobre skate, fundada pelo skatista profissional, fotógrafo e jornalista Alexandre Vianna. Trata-se de uma publicação independente, com sua própria editora. Mais do que apenas manobras, a cultura que envolve o skate sempre é tema central na CemporcentoSKATE. Arte e música sempre tiveram destaque, muitas vezes proporcionando visibilidade a artistas desconhecidos que mais tarde se tornaram ícones globais em suas áreas. Com 224 edições criadas, a CemporcentoSKATE tornou-se uma das principais referências de mídia sobre o skate brasileiro. Neste contexto, o objetivo principal deste artigo é investigar as características do projeto gráfico e a narrativa visual presentes em 10 capas da revista CemporcentoSKATE, analisando como esses elementos visuais são empregados para transmitir identidade, expressão e valores culturais da comunidade do skate. Com as conclusões constata-se que, o desenvolvimento editorial dessas capas possui traços do design tradicional e contraposto elementos que remetem ao design cambiante.
- ItemAcesso AbertoJogabilidade emocional e narrativa interativa: a construção de relações identitárias e imersivas no storytelling dos jogos digitais(2024-07) Miranda, Flávia Leonhardt; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Rosselli, Bruno Souto; Werlang, Luís André RibasA essência dos videogames sempre residiu na necessidade de interatividade, emergindo na era inicial dos computadores. Ao longo dos anos, a compreensão do potencial de mercado e dos jogos como produtos eletrônicos aumentou, dando espaço para um campo de estudos exclusivo dessa área. Neste contexto, o objetivo geral desta pesquisa é compreender os conceitos de jogabilidade emocional e narrativa interativa, identificando padrões de design de jogos contemporâneos por meio dos estudos de caso de The Last of Us (Naughty Dog, 2013-2024) e Detroit: Become Human (Quantic Dreams). A pesquisa se caracteriza como de natureza aplicada, pois trata da realização prática dos conhecimentos adquiridos por meio da compreensão da narrativa e da jogabilidade, visando futura aplicação. O método é o dialético e o estudo define-se como exploratório, adotando como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica, documental e também de levantamento a partir de entrevistas conduzidas com 13 participantes utilizando a abordagem qualitativa. Os resultados destacam os principais fatores que tornam um jogo extraordinário, focando em conceitos emocionais e na estrutura narrativa interativa, explorando o potencial do campo dos Game Studies para futuras aplicações em produtos digitais de design.
- ItemAcesso AbertoO DESIGN GRÁFICO AUXILIANDO NA AUTOESTIMA DE MULHERES DURANTE O TRATAMENTO DE CÂNCER DE MAMA(2022-06) Rosa, Paula Santos da; Brod, Rodrigo de Azambuja; Souza, Raquel Barcelos De; Rosselli, Bruno SoutoO câncer de mama é o segundo câncer com maior incidência entre as mulheres. Além do diagnóstico, as pacientes precisam enfrentar uma série de mudanças físicas, mentais e sociais que acabam afetando a autoestima e a autoaceitação. O objetivo geral da presente pesquisa é analisar como o design gráfico pode colaborar com a autoestima de mulheres que estão em tratamento de câncer de mama. O artigo tem como base a pesquisa de natureza aplicada, pois seu objetivo é gerar conhecimentos para posterior aplicação prática. O método é dialético e a pesquisa é exploratória, com abordagem qualitativa. Para o desenvolvimento da pesquisa, os procedimentos técnicos utilizados foram: pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, com o intuito de coletar informações sobre o câncer de mama, tratamento, efeitos colaterais e o seu impacto na imagem da mulher, a simbologia da mama na história da humanidade, o papel da autoestima e alternativas já existentes em que o design gráfico auxilia na temática do câncer de mama e do autocuidado. Além disso, foi realizada uma entrevista em profundidade, que identificou e analisou as experiências de mulheres que passaram pelo diagnóstico. Como considerações finais, apresenta-se uma discussão baseada na pesquisa e na análise.
- ItemAcesso AbertoO Design Gráfico auxiliando na elaboração do luto por perda gestacional(2022-12) Souza, Franciele de; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Souza, Raquel Barcelos de; Lohmann, RenataA perda gestacional é um fenômeno muito comum na vida das mulheres. O luto pela morte de um filho que nem nasceu, mas muito desejado, pode ser um processo longo e doloroso. O objetivo deste trabalho é encontrar uma forma de associar o Design Emocional à perda gestacional, a fim de contribuir positivamente para a elaboração do luto. Para isso, foi necessário ampliar conhecimentos teóricos na área da psicologia sobre perda gestacional e luto, bem como aprofundar conhecimentos na área de design gráfico e emocional. Por meio do estudo de natureza aplicada, foi possível encontrar a técnica de escrita e atividades interativas como um exercício terapêutico eficiente para expressar sentimentos relacionados ao luto. Uma pesquisa de caráter exploratória, com abordagem qualitativa, foi necessária a fim de enriquecer o trabalho e contextualizar estudos subsequentes. As técnicas de coleta de dados foram: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; pesquisa de campo; e entrevista em profundidade. Na entrevista em profundidade, 4 mulheres que tiveram perdas gestacionais e 3 profissionais da saúde foram entrevistadas, a fim de compreender o sentimento que o luto causa e também compreender a perspectiva profissional de que atendem a mulher no momento do parto e pós parto, como a doula, enfermeira e psicóloga. Concluiu-se que o Design é uma ferramenta essencial para a contribuição de uma solução gráfica interativa capaz de mediar a elaboração do luto, humanizando o processo e poupando danos psicológicos irreversíveis.
- ItemAcesso AbertoOs princípios da animação de baixo custo: uma análise das estratégias de Hanna-Barbera e das animações japonesas(2023-12-08) Beneduzi, Henrique; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Rosselli, Bruno Souto; Souza, Raquel Barcelos deO meio da animação é dominado por grandes estúdios, fazendo com que indivíduos e pequenas equipes que não dispõe da mesma estrutura e recursos sejam silenciados. O objetivo geral deste trabalho é buscar por meio de pesquisas aprofundadas sobre o assunto, casos de desenhos animados produzidos com poucos recursos e gerar um guia com técnicas que ajudem a democratizar a produção de animações, buscando capacitar o público em geral a produzir projetos impactantes, de baixo custo, sem comprometer a qualidade visual. O método escolhido é o indutivo e o estudo possui caráter exploratório, uma vez que busca entender as dificuldades de se criar animações e explorar soluções em lugares diversos, compilando-as em um guia. O procedimento técnico se caracteriza como pesquisa documental e bibliográfica, utilizando diversas fontes de pesquisa. Será conduzida uma abordagem qualitativa, porque busca entender em profundidade o assunto e gerar uma série de informações relevantes sem preocupação estatística. Serão abordados neste trabalho técnicas de animação relevantes, para contextualizar o leitor das possibilidades disponíveis. São abordados neste trabalho os doze princípios da animação dos estúdios Disney e em seguida é comparada esta visão com a abordagem de baixo custo representada pelo estúdio Hanna-Barbera e pelos animes de televisão japoneses, que serão usados como base para desenvolver os oito princípios da animação de baixo custo.
- ItemAcesso AbertoOs selos postais brasileiro como objeto de design: uma análise tipográfica(2022-12-15) Griebeler, Débora Elger; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Souza, Raquel Barcelos de; Zarpellon, VagnerEste trabalho aborda o tema do selo postal, visto sob a perspectiva do design gráfico e delimitado no contexto da tipografia utilizada nas peças. Os selos brasileiros apresentam grande riqueza de detalhes gráficos que narram a história e marcam momentos importantes do país, ao mesmo tempo em que a tipografia neles presente também possui especificidades significativas de análise e estudo no campo do design. Este trabalho faz, ainda, a retomada do contexto histórico do surgimento do selo postal e seus primórdios no Brasil e no mundo, bem como a repercussão da Reforma Postal ocorrida em 1840. O objetivo geral da pesquisa é analisar o uso da tipografia nos selos postais brasileiros, a partir de um olhar para estes como peça de design. O trabalho tem natureza aplicada, uma vez que se trata da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em uma situação real, neste caso, o estudo das tipografias nos selos postais brasileiros, com posterior desenvolvimento de selos com os tipos analisados. O método científico se define como dialético por considerar aspectos sociais, econômicos e culturais, que não podem ser compreendidos isoladamente. O estudo quanto ao seu objetivo define-se como exploratório pois o projeto trata-se de um experimento de alternativas para o tema em questão. O procedimento adotado para o levantamento dos dados é a pesquisa bibliográfica documental com levantamento de informações pontuais pela interrogação direta de pessoas, pois se baseia tanto em livros e artigos, quanto em materiais que ainda não receberam tratamento analítico. O trabalho também possui abordagem qualitativa, uma vez que o ambiente é referência para coleta de dados, interpretação de fenômenos e atribuição de significados (PRODANOV; FREITAS, 2013). Apresenta-se como resultado, uma seleção de selos postais brasileiros que contempla as letras do alfabeto latino e algarismos, com detalhamentos como o ano de emissão e descrição, análise de tipografia e classificação do uso das tipografias no projeto gráfico dos selos postais, segundo as categorias propostas por Lopez (2010).
- ItemAcesso AbertoRevelações visuais: como a representação de dados e comunicação de conteúdos sensíveis impulsionam mudanças no contexto do design social e ativista(2024-12) Becker, Marina Sartori; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Lohmann, Renata; Werlang, Luís André RibasEste estudo explora a interseção entre design social, design ativista e visualização de dados como ferramentas para abordar questões sociais contemporâneas. Partindo da crítica ao uso comercial do design, investiga-se como estas práticas podem promover mudanças positivas e engajamento social. Por meio de estudos de casos, que incluem desde visualizações históricas até projetos contemporâneos que utilizam dados para promover transparência e conscientização, demonstra-se a maneira que aspectos como humor, especulação e estética são apresentados como estratégias para fomentar empatia e engajamento, dentro do design social e ativista. Neste contexto, o estudo da comunicação de conteúdos sensíveis fornece o entendimento necessário para que mudanças possam ocorrer. A pesquisa se caracteriza como de natureza aplicada, pois trata da realização prática dos conhecimentos adquiridos por meio da compreensão da representação de dados, visando futura aplicação. O método é o dedutivo e o estudo define-se como exploratório, adotando como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica/documental. Conclui-se que o design, quando orientado por princípios éticos, inclusivos e focado em práticas projetuais conscientes, tem o potencial de transformar realidades complexas e promover mudanças sociais significativas, destacando o papel da representação de dados na amplificação de vozes e na comunicação de temas sensíveis.
- ItemAcesso AbertoUx e trabalhos sob demanda: como o design pode facilitar a negociação de veículos usados(2022-11) Muckenheim, Arthur Felipe de Oliveira; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Rosselli, Bruno Souto; Zarpellon, VagnerOs trabalhos em plataformas digitais têm se tornado cada vez mais populares no cenário socioeconômico atual por serem uma forma de renda que não requer um vínculo empregatício fixo. Com o problema do desemprego agravado pela pandemia do COVID-19, este tipo de trabalho ganhou impulso entre a população. Para muitas pessoas, a carteira de trabalho deu lugar ao smartphone. E ao tratar de aplicativos para celular, o design de experiência do usuário deve estar presente, pois este é responsável pelas metodologias aplicadas à concepção não apenas de aplicativos, mas também negócios e serviços. Para compreender como o design de experiência de usuário e seus meios de interação estão conectados a como as pessoas se relacionam com as interfaces gráficas, foi desenvolvido um referencial teórico com base primariamente nos trabalhos de Donald Norman e Jon Yablonski. O método da pesquisa é hipotético-dedutivo com natureza aplicada. O objetivo desta pesquisa é classificado como exploratório com abordagem quantitativa para entender a situação do público quanto a interfaces gráficas e a negociação de veículos usados.