Biomedicina
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Biomedicina por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 32
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoPesquisa da associação do BNP com a insuficiência cardíaca(2016-11) Diehl, Marguele; Hoerlle, Jairo Luís; http://lattes.cnpq.br/6827779737333392A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome complexa, a qual, apesar dos avanços da medicina relacionados ao diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares, é responsável por uma alta taxa de mortalidade em todo o mundo. Fatores como estilo de vida, dificuldade de diagnóstico rápido e envelhecimento da população contribuem para o aumento da incidência e prevalência de tal patologia. Um grande aliado para o diagnóstico laboratorial precoce da IC, embora ainda pouco solicitado nas avaliações clínicas, é o peptídeo natriurético tipo B (BNP). OBJETIVOS: determinar os valores de BNP em pacientes com investigações cardíacas atendidos em um serviço de emergência e associá-los às evoluções dos mesmos, referentes a dados clínicos e procedimentos realizados. MÉTODOS: fizeram parte deste estudo 27 pacientes atendidos em um serviço de emergência e que tiveram alterações nas enzimas cardíacas creatinofosfoquinase (CK), creatinofosfoquinase fração MB (CK-MB) e Troponina. A dosagem de BNP foi realizada através da técnica de imunoensaio rápido por fluorescência. RESULTADOS: os valores alterados dos marcadores cardíacos são indicativos de injúria cardíaca, porém seus aumentos estão associados a eventos clínicos distintos. CONCLUSÃO: o valor médio do BNP foi maior naqueles pacientes submetidos à cirurgia cardiovascular, bem como seu aumento teve correlação com a ocorrência de óbitos.
- ItemAcesso AbertoControle microbiológico em maquiagens acondicionadas em expositores de farmácias, drogarias e lojas de cosméticos(2017-01) Mahl, Elisangela Teresinha; Rigo, Marinês Pérsigo Morais; http://lattes.cnpq.br/9381826629622356A exposição de mostruários de maquiagem pode envolver várias fontes de contaminação por microrganismos, causando diversas patologias. O presente estudo analisou a qualidade microbiológica de cosméticos em expositores de maquiagem de farmácias, drogarias e lojas de cosméticos. Os microrganismos investigados foram Pseudômona aeroginosa, Salmonella ssp, Staphylococcus aureos, Escherichia coli.
- ItemAcesso AbertoAusência de efeito do polimorfismo rs2283265 do gene DRD2 em parâmetros antropométricos de indivíduos adultos(2017-06) Kaufmann, Gabriela; Contini, Verônica; http://lattes.cnpq.br/3166654315161244A obesidade é caracterizada como uma doença crônica e multifatorial. Esta patologia é evidenciada pelo excesso de tecido adiposo, e, embora suas causas não estejam bem definidas, acredita-se que estejam relacionadas com um déficit no gasto energético, aliado a ingestão excessiva de alimentos. Do ponto de vista etiológico, atuam sobre esta patologia múltiplos fatores genéticos e ambientais. O sistema de recompensa alimentar é responsável por liberar dopamina nos núcleos de accumbens, estando relacionado com incentivo e motivação para recompensas químicas e naturais, interagindo com os receptores dopaminérgicos transmembranares, que variam de DRD1 a DRD5. Diante disto, o presente trabalho tem como objetivo investigar a associação entre o polimorfismo rs2283265 no gene codificador do receptor de dopamina D2 (DRD2) e parâmetros antropométricos em uma amostra de 594 indivíduos adultos, de ambos os sexos. Foram avaliados os parâmetros antropométricos índice de massa corporal, percentual de gordura, circunferência abdominal e relação cintura-quadril. A genotipagem do polimorfismo foi realizada através da técnica de descriminação alélica TaqMan, em equipamento de PCR em Tempo Real. As análises estatísticas do efeito da variante genética nos parâmetros investigados foram realizadas através de análise da variância. As frequências alélicas observadas para o polimorfismo rs2283265 foram de 0,12 para o alelo T e 0,88 para o alelo G. A distribuição das frequências genotípicas estão de acordo com o esperado para o equilíbrio de Hardy-Weinberg. Não foram detectadas associações significativas com nenhuma das variáveis investigadas. Nossos achados sugerem o polimorfismo investigado não apresenta um papel significativo nos parâmetros antropométricos avaliados.
- ItemAcesso AbertoEfeito de extratos aquosos de plantas da família Myrtaceae em fibroblastos de pulmão (MRC-5) e células de adenocarcinoma de pulmão (A549)(2017-10) Vettorazzi, Gabriela Pellenz; Goettert, Marcia Ines; http://lattes.cnpq.br/5742493416858879Os radicais livres são moléculas instáveis geradas por um processo contínuo e fisiológico, os quais podem causar diversos danos à saúde do homem, sendo ainda, associados com diversas patologias como o câncer e a aterosclerose. As enzimas antioxidantes endógenas SOD, CAT e GPX são responsáveis pelo efeito protetor das células, porém, muitas vezes não são suficientes para inibir completamente o efeito dos radicais livres. Esse é um dos principais motivos pelos quais há uma busca por novas fontes de antioxidantes, tendo neste contexto os produtos naturais que contém significativa importância. Existem várias famílias de plantas que vêm sendo estudas devido as suas inúmeras propriedades terapêuticas destacando-se a família Myrtaceae, visto que sua composição é rica em compostos fenólicos, que são uma classe importante com propriedades antioxidantes. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito dos extratos aquosos de três espécies pertencentes à família Myrtaceae sobre a viabilidade celular, bem como o efeito citoprotetor em linhagens celulares de fibroblastos de pulmão humano (MRC-5) e adenocarcinoma de pulmão humano (A549). Os resultados encontrados demonstram não haver especificidade em relação aos efeitos encontrados nas duas linhagens celulares, isso se deve pelas diferentes concentrações e presença de compostos, bem como as vias de ação dos fitoconstituintes. O potencial antioxidante dos extratos não interferiu na viabilidade celular, não podendo sugerir um mecanismo ou atividade citoprotetora. Os extratos apresentaram atividade muito semelhante nas células estudadas, destacando o potencial inibitório sobre a proliferação das células tumorais pelo extrato EXCT2.
- ItemAcesso AbertoInvestigação da associação do polimorfismo do gene NFKB1 no risco de doença arterial coronariana(2017-10) Seibel, Emily Bruch; Fallavena, Paulo Roberto Vargas; http://lattes.cnpq.br/8537583404492756A principal doença cardiovascular é a doença arterial coronariana (DAC), cuja patologia é de origem inflamatória crônica, multifatorial, desencadeada por fatores genéticos, ambientais e de grande incidência mundial, apresentando, múltiplos estágios no desenvolvimento da aterosclerose. Os fatores de risco que predispõem o surgimento e o desencadeamento de DAC, são classificados como modificáveis e não-modificáveis. Por ser uma doença multifatorial, além da presença de fatores de risco para a patologia, diversos estudos têm demonstrado que o desenvolvimento da DAC tem forte influência de fatores genéticos, tais como os polimorfismos no gene NFKB, regulador mestre de ativação da cascata inflamatória. Por conseguinte, este estudo tem como objetivo a verificação da relação do polimorfismo NFKB -94 ATTG ins/del com a presença de DAC em indivíduos adultos, submetidos ao serviço de Hemodinâmica do Hospital Bruno Born de Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil. A amostra totalizou 324 indivíduos adultos de ambos os sexos. As amostras de sangue periférico foram coletadas para as dosagens bioquímicas e moleculares. Foi utilizada a técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR) para a amplificação do polimorfismo, com primers em condições específicas e, posteriormente, foi realizada digestão enzimática para genotipagem do polimorfismo deste estudo, onde os fragmentos resultantes foram visualizados em gel de agarose 2%. Os testes estatísticos foram realizados através do software SPSS, versão 21.0. Para as frequências genotípicas, foi utilizado o teste do qui-quadrado de Pearson e as variáveis categóricas pelo método de Mann Whitney Kruskal-Wallis. Para o equilíbrio de Hardy-Weinberg foi utilizado o teste do qui-quadrado. Não foram identificadas associações significativas com nenhuma das variáveis investigadas. Os achados sugerem que o polimorfismo investigado não apresenta um papel significativo na doença arterial coronariana.
- ItemAcesso AbertoEstatísticas de mortes violentas no Vale do Taquari no estado do Rio Grande do Sul no período de 2007 a 2016(2018-01) Oliveira, Andressa Ceroni Reichert De; Horst, Andréa; http://lattes.cnpq.br/9708340669793676As causas de mortes violentas que são submetidas à autópsia, podem ser classificadas inicialmente em três grandes grupos, são eles: homicídio, suicídio e acidente de trânsito. Como são mortes causadas de forma violenta é obrigatória à realização da necropsia, com o objetivo de descobrir a real causa da morte, a identificação do morto, o tempo aproximado da morte e algum outro procedimento que seja necessário. O objetivo do trabalho foi identificar o perfil epidemiológico de morte violenta da região do Vale do Taquari no estado do Rio Grande do Sul, no período de 2007 a 2016, definindo quais as causas de morte que possuem maior índice, identificando quais as faixas etárias e sexo possui uma maior causa de morte e identificar as causas de mortes que mais ocorrem em determinadas cidades. As informações foram obtidas no Departamento Médico Legal do município de Lajeado/RS, a partir das Declarações de Óbitos. No referido estudo, verificou-se que, no Instituto Médico Legal da cidade de Lajeado/RS, foram feitas 1.745 necropsias, sendo essas de todo o Vale do Taquari, das quais 1.415 (81,1%) são do sexo masculino e 330 (18,9%) são do sexo feminino. Constituindo essas 1.745 necropsias, 899 foram por acidente de trânsito, 506 foram por suicídio e 340 foram por homicídio. Conclui-se que é necessário investir em programas preventivos, educação e estratégias, a fim de identificar e acompanhar esses eventos podendo trazer contribuições importantes para a diminuição desses agravos na população.
- ItemAcesso AbertoPotencial citotóxico de extratos de Myrciaria Sp. em células de Hepatocarcinoma Humano (HepG2)(2018-01) Immich, Sheila Mariele; Bitencourt, Shanna; Goettert, Marcia Ines; http://lattes.cnpq.br/5742493416858879The high incidence and aggressiveness of hepatocellular carcinoma has a global impact on public health. The low efficacy of conventional chemotherapy combined with adverse effects and resistance have encouraged the search for more effective treatments with more selective alternative drugs. Medicinal plants contain substances derived from secondary metabolism of high therapeutic potential, especially for the treatment of cancer. In Brazil, the genus Myrciaria O.Berg (Myrtaceae) is among the groups of plants most used for food and medicinal purposes. Its therapeutic potential is attributed to high molecular diversity, with different active compounds. Therefore, the aim of this study was to evaluate the in vitro cytotoxic potential of the aqueous, ethanol and hexane extracts of Myrciaria sp. against human hepatocarcinoma cell line (HepG2). Cell viability was performed by MTT method and cytotoxicity was assessed by Trypan blue exclusion method. In both assays, the aqueous extract showed no activity against HepG2 cell line. In contrast, ethanol and hexane extracts showed cytotoxic potential, with IC50 123.9 and 86.4 μg/mL, respectively. Further studies are being carried out to better evaluate the pathways and mechanisms of these extracts.
- ItemAcesso AbertoAvaliação in vitro da viabilidade de células tumorais após tratamento com α–terpineol(2018-01) Daiprai, Gabriela; Goettert, Marcia Ines; http://lattes.cnpq.br/5742493416858879Os tratamentos atuais para o câncer causam prejuízos para o indivíduo, pois além das células tumorais também atingem as demais células em crescimento, ocasionando em diversos efeitos adversos. Os produtos naturais apresentam grande potencial para o desenvolvimento de novos fármacos e com reduzidos efeitos adversos. O composto α–terpineol apresentou atividade antiproliferativa significativa após tratamento de linhagens tumorais humanas in vitro, sugerindo ser uma molécula bioativa candidata ou coadjuvante para a terapêutica do câncer. Para a avaliação in vitro da viabilidade celular de diferentes linhagens de células tumorais foi utilizado o ensaio colorimétrico MTT. Observou-se que o composto reduziu a viabilidade celular de maneira significativa em duas das cinco linhagens avaliadas, adenocarcinoma colorretal, HT-29 (75,5% ± 2,17) e adenocarcinoma de mama MCF-7 (74% ± 1,15). Nas linhagens de adenocarcinoma colorretal (Caco-2), adenocarcinoma de próstata (LNCaP) e adenocarcinoma gástrico (ACP03), a viabilidade celular não apresentou redução significativa. Estes dados são importantes para o direcionamento de estudos de possíveis biomoléculas com potencial terapêutico. Contudo, ainda são necessários estudos para avaliar o mecanismo de ação do α-terpineol e também seu uso em outras linhagens celulares.
- ItemAcesso AbertoAnálise da qualidade de sêmen suíno sob a influência de diluentes em uma central de produção de sêmen suíno no interior do Rio Grande do Sul(2018-08-08) Leipelt, Karina; Castro, Luís César de; http://lattes.cnpq.br/4637844894462317A inseminação artificial, em suínos, empregando machos criados em centrais de inseminação, proporciona um melhor aproveitamento e desempenho reprodutivo, além de seleção genética. Células espermáticas do ejaculado suíno são sensíveis ao frio e calor. Este trabalho analisou a qualidade do sêmen de suínos em termos de motilidade dos espermatozoides e a atividade antimicrobiana de diluentes empregados no setor de inseminação. Todos diluentes, especialmente nas primeiras 48 horas de coleta do sêmen, apresentaram manutenção da adequada motilidade dos espermatozoides. Apenas diluentes adicionados de antibióticos foram efetivos quanto a contaminações bacterianas no sêmen. Boas práticas de manuseio e assepsia contribuem para a minimização ou extinção no emprego de antimicrobianos nos diluentes.
- ItemAcesso AbertoEstudo de um método de diagnóstico de Mycobacterium bovis baseado numa prática de biologia molecular com amostras de leite(2018-08-08) Stülp, Olivia; Lüdtke, Welton Everson; http://lattes.cnpq.br/4974668478901133A tuberculose bovina é causada pelo Mycobacterium bovis e é considerada uma zoonose distribuída mundialmente sendo a espécie bovina o hospedeiro primário. Objetivos: Estudo do método de diagnóstico de Mycobacterium bovis em amostras de leite, confrontando seu resultado com o teste PPD (Purified Protein Derivative). Material e Métodos: Trata-se de um estudo experimental em 15 amostras de leite bovino in natura, oriundas de vacas leiteiras positivas ao teste da tuberculina de produtores de leite dos Vales do Taquari e Rio Pardo/RS. O método de diagnóstico de M. bovis utilizado foi a PCR em tempo real. A análise foi realizada no Laboratório de Biologia Molecular do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor em Eldorado do Sul/RS. Resultados: Os resultados demonstraram a negatividade da presença de M.bovis em todas as amostras de leite analisadas. Conclusão: O presente estudo evidenciou a utilização da biologia molecular como alternativa de diagnóstico de tuberculose bovina, principalmente em amostras de leite. Uma doença que traz prejuízos aos proprietários e descrédito no mercado. Porém, o estudo não demostrou os achados dos estudos validados na pesquisa do M. bovis no leite.
- ItemAcesso AbertoAvaliação dos níveis de IgE em amostras de urina com distintas concentrações em pessoas com rinite alérgica(2018-09-11) Rocha, Cristhiane Elgui Da; Hoerlle, Jairo Luís; http://lattes.cnpq.br/6827779737333392INTRODUÇÃO: A rinite alérgica é um processo crônico ocasionado pela resposta do sistema imune que desencadeia o aumento da produção de anticorpo IgE, e consequentemente o aparecimento de reações inflamatórias, principalmente na mucosa nasal. A imunoglobulina E (IgE) tem sido pesquisada recentemente em amostras urinárias, na busca de alternativas às dosagens sanguíneas, com o intuito de se evitar a utilização, sempre que possível, de métodos invasivos, realizados com agulha. OBJETIVO: Determinar os níveis de imunoglobulina E, em amostras urinárias concentradas e diluídas de pessoas com rinite alérgica para possibilitar a utilização da urina como referência para esse analito e viabilizar a coleta em distintos períodos do dia. MÉTODOS: Fizeram parte desta pesquisa, 30 voluntários, que se declararam com rinite alérgica e responderam a um questionário para investigar dados pessoais, hábitos de vida e saúde, e informações alérgicas. A pesquisa se baseou na realização de duas coletas de urina, sendo a primeira realizada no período da manhã e outra no período da tarde. RESULTADOS: A amplitude dos valores da densidade foi igual para os períodos da manhã e tarde, com 25% de variação. Já a amplitude da IgE foi maior, com variações de 90% para os resultados da manhã e superiores a dez vezes para os resultados da tarde. Os dados foram comparados estatisticamente pelo Teste t, teste de Pearson e Shapiro-Wilk. CONCLUSÃO: Foi possível verificar normalidade nas distribuições das dosagens, dentro de cada parâmetro, porém não houve variação significativa entre os valores, mostrando que as análises urinárias, tanto de densidade, quanto de IgEs, não permitiram caracterizar diferenças entre si.
- ItemAcesso AbertoAvaliação de marcadores reumáticos e condições predisponentes para artrose em jovens(2018-09-11) Wittke, Amanda Fiegenbaum; Hoerlle, Jairo Luís; http://lattes.cnpq.br/6827779737333392INTRODUÇÃO: A artrose é o tipo mais comum de artrite, é um processo no qual há uma degeneração da cartilagem articular, provocando aumento da fricção entre os ossos e levando à inflamação local. A artrose acomete preferencialmente pessoas idosas, principalmente nas articulações das mãos, joelhos e quadris, mas pode aparecer desde a idade juvenil. OBJETIVO: Avaliar os níveis séricos de Fator Reumatoide e Proteína C Reativa de universitários, correlacionar os resultados com as respostas obtidas em questionários. MATERIAL E MÉTODOS: Participaram 51 universitários, sendo 43 mulheres e 8 homens. RESULTADOS: Vinte e dois (22) participantes relataram ter histórico familiar de artrose, 19 relataram já ter lesionado alguma articulação e 10 participantes relataram ter alguma enfermidade. No entanto, foi obtida apenas uma dosagem alterada de PCR e todas as dosagens de fator reumatoide se apresentaram com valores normais. CONCLUSÃO: Tanto a PCR quanto o fator reumatoide são exames não específicos. É provável que a carência de resultados alterados tenha ocorrido porque a população observada foi de adultos jovens, que geralmente não são a faixa etária acometida pela artrose.
- ItemAcesso AbertoAvaliação dos níveis de IgE em amostras de urina, de pessoas com e sem rinite alérgica, coletadas em momentos distintos do dia(2018-09-11) Barbosa, Daniele Karen Andres; Hoerlle, Jairo Luís; http://lattes.cnpq.br/6827779737333392INTRODUÇÃO: A rinite alérgica é uma doença que causa inflamação, obstrução das vias nasais e produção de muco, sendo desencadeada por agentes alergênicos transportados pelo ar. Os alérgenos, reagem com mastócitos, sensibilizados por IgE onde ocorre a liberação de mediadores dos mastócitos que aumentam a permeabilidade capilar e causam vasodilatação localizada iniciando a reação imunológica que causa os sintomas. OBJETIVO: Determinar os níveis da imunoglobulina E em amostras de urina de pessoas com rinite alérgica para identificar possíveis variações deste analito durante o dia. MÉTODOS: Fizeram parte desta pesquisa, 21 voluntários, sendo 11 que se declararam com rinite alérgica e 10 que afirmaram não ter rinite alérgica. Os voluntários responderam a um questionário para investigar dados pessoais, após, foram orientados sobre a pesquisa, na qual foi coletada três amostras de urina de cada voluntário em momentos distintos do dia. RESULTADOS: A amplitude dos valores das IgEs nas dosagens foi de 55% no período da manhã, 42% para os valores após o almoço e 82% para os valores das 18 horas.Os dados foram comparados estatisticamente pelo Teste t, teste de Pearson, e Shapiro-Wilk. CONCLUSÃO: Os resultados deste estudo mostraram que houve pouca variação da IgE nos períodos distintos do dia, independente da condição de se ter ou não rinite e do sexo dos participantes, sendo os valores de “p” sem significância.
- ItemAcesso AbertoInfluência do polimorfismo rs5186 do gene AGTR1 na pressão arterial: um estudo nutrigenético(2018-09-11) Haeser, Carolina; Contini, Verônica; http://lattes.cnpq.br/3166654315161244A pressão arterial é uma variável quantitativa, sendo influenciada por fatores ambientais e genéticos. Com isso, novos estudos que investiguem estes fatores são importantes para melhor elucidá-los. O sistema renina-angiotensina é o principal regulador da pressão, tornando variantes genéticas neste sistema possíveis candidatos para estes estudos. Dentre estes, está o polimorfismo rs5186, presente no gene AGTR1, responsável pela codificação do receptor tipo I de angiotensina II. Além disso, sabe-se que o consumo de micronutrientes como sódio, potássio, magnésio e cálcio, também influenciam nos níveis de pressão arterial. Ainda, estes fatores genéticos e ambientais podem interagir, levando a diferentes resultados nos seus níveis. Com isso, o objetivo principal deste estudo foi investigar se existe interação entre o polimorfismo rs5186 do gene AGTR1 e consumo de micronutrientes sódio, potássio, cálcio e magnésio nos níveis de pressão arterial. A amostra incluiu 526 indivíduos, oriundos da comunidade acadêmica da Univates (alunos, professores e funcionários). A genotipagem dessa amostra foi realizada através do sistema de discriminação alélica TaqMan (®) (Applied Biosystems), pelo método de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) em tempo real. Não foi encontrada interação significativa entre o consumo dos micronutrientes e o polimorfismo rs5186 do gene AGTR1.
- ItemAcesso AbertoAvaliação dos níveis de triglicerídeos em diferentes tempos de jejum após alta ingesta de gordura e carboidratos(2018-09-11) Schroeder, Isadora Hexsel; Biolchi, Vanderlei; http://lattes.cnpq.br/9483473607640009Introdução: A hipertrigliceridemia é um fator de risco independente para a doença cardiovascular, especialmente a doença arterial coronariana. Apesar dos triglicerídeos serem dosados comumente no estado de jejum, estudos revelaram que valores dosados sem jejum estão relacionados a um maior risco de eventos cardiovasculares, abarcando o AVC isquêmico. Objetivo: Avaliar os níveis séricos de triglicerídeos, após uma ingesta elevada de carboidratos e lipídios, em diferentes tempos de jejum. Materiais e métodos: Foram selecionados 9 participantes com níveis normais de triglicerídeos em jejum. Após a ingesta de um fast-food e um refrigerante normal, foram dosados triglicerídeos após 4, 8 e 12 horas de jejum. Resultados: Com 4h de jejum, os níveis de triglicerídeos estavam aumentados, entretanto, com 8h de jejum, estavam dentro da normalidade. Com 8h de jejum, apesar dos valores estarem mais elevados do que com 12h, estes valores estavam dentro dos parâmetros. Após 8h, nenhum participante teve os níveis de triglicerídeos acima do recomendado. Considerando os novos valores para os níveis de triglicerídeos sem jejum (175 mg/dL), 3 dos 9 participantes, apresentaram níveis de triglicerídeos acima deste valor com 4h de jejum, e com 8h de jejum, todos participantes estavam com os níveis abaixo deste valor. Conclusão: Com a metodologia empregada nesta pesquisa, o tempo de 8h de jejum foi igual ao de 12h. Para uma pessoa que se alimenta frequentemente com alimentos de altas calorias, o tempo de 4h poderia refletir melhor os níveis de triglicerídeos durante o dia.
- ItemAcesso AbertoAvaliação temporal dos efeitos da carboxiterapia no tratamento da lipodistrofia localizada(2018-11) Reis, Carolina Mattei De; Tassinary, João; Horst, Andréa; http://lattes.cnpq.br/9708340669793676Fundamentos: Estudos com carboxiterapia tem mostrado sua eficácia no tratamento de gordura localizada. No entanto, atualmente não há um consenso entre o volume, fluxo, número e periodicidade entre as sessões. Objetivos: Identificar os efeitos temporais do uso da carboxiterapia na lipodistrofia localizada através da avaliação da composição corporal, perfil lipídico, enzimas hepáticas e marcador inflamatório. Métodos: Foram selecionadas, aleatoriamente, trinta e quatro mulheres e divididas em dois grupos: um tratado com carboxiterapia (GT) e outro grupo sem infusão do gás carbônico (GC). Realizou-se avaliação corporal e coleta de sangue capilar e periférico em jejum de 10 horas. O GT recebeu uma sessão de carboxiterapia e, após dez minutos, realizou-se nova coleta de sangue capilar e avaliação corporal. Ao sétimo dia, obteve-se amostra sanguínea. No 14o dia coletou-se amostras sanguíneas e medidas corporais. O GC foi submetido às mesmas etapas do GT, exceto a infusão de CO2. Resultados: Houve diminuição dos níveis de glicose e HDL-col. Não houve diferença estatística de perimetria, adipometria, triglicerídeos, colesterol total, LDL-col, PCR, TGO e TGP no GT quando comparado ao GC. Limitações do estudo: O estudo realizado apresentou limitações quanto ao baixo número amostral e o tempo de tratamento com carboxiterapia, uma única aplicação. Conclusões: Nestas condições experimentais, constatou-se que a carboxiterapia tem a capacidade de reduzir os níveis de glicose e HDL-col nos indivíduos submetidos ao procedimento.
- ItemAcesso AbertoEfeito do tratamento estético com plataforma vibratória no perfil lipídico e nos marcadores inflamatórios(2019-01-17) Nascimento, Pâmela Francini; Tassinary, João Alberto Fioravante; http://lattes.cnpq.br/6715799053531797Com a busca por uma boa imagem corporal, pessoas se submetem a vários tratamentos estéticos na preocupação de obter uma melhor qualidade de vida e autoestima. Dentro deste contexto, a plataforma vibratória tem-se mostrado uma excelente alternativa de exercício físico, semelhantes à treinamentos aeróbicos, podendo trazer inúmeros benefícios e adaptações fisiometabólicas. O objetivo desta pesquisa é avaliar os mecanismos fisiológicos inerentes a ação vibratória de corpo inteiro, buscando aprimorar sua eficácia e segurança no uso de tratamentos estéticos e clínicos. Para tanto, realizou-se um estudo comparando o perfil lipídico e marcadores inflamatórios PCR e LDH, antes e após sete dias de uma sessão de plataforma vibratória. A população foi composta por 24 mulheres adultas com idades entre 18 e 59 anos, divididas em dois grupos: grupo controle (GC) que não recebeu o tratamento e grupo tratado (GT), que recebeu o tratamento com plataforma vibratória na frequência de 30 Hz, amplitude de 2.4 mm, intensidade alta, durante 24 minutos intervalados. Diante disso, os resultados demonstraram que não se obteve diferença significativa entre os dois grupos do perfil lipídico, PCR e LDH desta pesquisa. Contudo, conclui-se que a plataforma vibratória, uma vez por semana é segura no que se diz respeito aos parâmetros bioquímicos analisados, sem trazer nenhum prejuízo a saúde.
- ItemAcesso AbertoA importância do espermograma como rotina laboratorial para a saúde do homem(2019-06) Fumagali, Marieli; Hoerlle, Jairo Luís; http://lattes.cnpq.br/6827779737333392O espermograma é um exame que está vinculado à investigação da morfologia ou à ocorrência de alguma patologia que possa interferir na qualidade do sêmen humano, impossibilitando ou dificultando a reprodução. Há fatores que podem intervir na qualidade do esperma, como processos infecciosos; exposição a toxinas; fatores genéticos; traumas; uso de alguns hormônios e patologias. Portanto o exame de análise do espermograma é um fator importante para o diagnóstico da verificação de alterações ou anomalias em amostras. OBJETIVOS: Este trabalho teve como objetivo mostrar que o espermograma deve ser incluído como exame de rotina nos pedidos médicos. METODOLOGIA: Foram realizadas cinco coletas de esperma e aplicado um questionário sobre alguns hábitos de vida e saúde. RESULTADOS: Os resultados mostraram que o espermograma é um grande aliado para possíveis investigações sobre a qualidade do esperma e para a reprodução humana. CONCLUSÃO: Os espermogramas deste estudo apresentaram alterações, porém várias delas estão dentro das condições preconizadas pela OMS.Vários fatores podem interferir na qualidade do sêmen e na morfologia dos espermatozoides, e, portanto, é necessário que sejam feitas mais análises sobre este tema, com intuito de melhorar a qualidade na realização dos exames laboratoriais, tanto para o paciente quanto para os profissionais da área.
- ItemAcesso AbertoPrevalência da tuberculose pulmonar e suas associações com o encarceramento e hábitos de higiene do sistema prisional de uma cidade no Estado do Rio Grande do Sul(2019-06) Daltoé, Diana; Hoerlle, Jairo Luís; http://lattes.cnpq.br/6827779737333392A tuberculose está ativamente relacionada entre as doenças infectocontagiosas mais disseminadas nos períodos de frio intenso na região sul do Brasil. Com as mudanças bruscas de temperatura, associadas a ambientes com infraestrutura comprometidas, os bacilos tuberculínicos encontram território perfeito para sua disseminação. Eles atuam em diversos sistemas corporais, agindo principalmente no tecido pulmonar. Assim, ambientes de enclausuramento extremo, como penitenciárias, facilitam a propagação da enfermidade de modo que, associada a outras patologias, o processo infeccioso é agravado. A avaliação dos métodos de detenção e das práticas de higiene são fundamentais, pois a ocorrência da doença está intimamente ligada a contaminações cruzadas e a adesão ao tratamento. Este trabalho teve como objetivo analisar os índices de tuberculose pulmonar em detentos de um presídio no interior do Rio Grande do Sul, e averiguar se possuíam relação com as condições de encarceramento e higiene. Foram coletadas amostras de escarro dos detentos, a fim de verificar a presença de bacilos de Mycobacterium tuberculosis, assim como as condições oferecidas para a higiene. Foram detectadas duas amostras positivas dentre as 29 analisadas, ambas de detentos do sexo masculino, pertencentes a celas distintas. Com relação ao questionário aplicado, averiguou-se que medidas de manutenção e limpeza das celas são efetivadas. No entanto, o grau de instrução sobre a patologia por parte dos agentes penitenciários, assim como dos presidiários, não é favorável. Em relação às medidas tomadas frente a uma provável contaminação por tuberculose, a penitenciária possui medidas ágeis e o tratamento é eficaz, não havendo negligência em saúde.
- ItemAcesso AbertoIncidência de parasitoses intestinais em crianças de uma escola do interior do município de Anta Gorda - RS(2019-11) Stello, Camila; Lawisch, Gabriela Kniphoff da Silva; http://lattes.cnpq.br/7038304089319827As parasitoses intestinais são consideradas um grave problema de saúde pública. São caracterizadas como um grupo de doenças que atingem classes sociais menos favorecidas, onde o abastecimento de água, o esgotamento e a educação em saúde são fatores favoráveis para a contaminação. Diante disto, o presente artigo teve como objetivo avaliar a incidência de parasitas intestinais em crianças de uma escola do interior do município de Anta Gorda – RS. Foram coletadas 28 amostras de fezes de crianças de uma faixa etária de 3 a 13 anos. Um questionário foi aplicado para avaliar os hábitos diários relacionados à higiene, alimentação e características sociais das crianças, juntamente com a realização da avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) para determinar o peso e a estatura ideal. As análises das amostras foram realizadas através do método de sedimentação espontânea. Para cada criança, analisou-se apenas uma coleta. Entre todas as amostras analisadas, apenas uma (3,57%) apresentou positividade para Giardia lamblia e Entamoeba coli. Os dados antropométricos encontrados mostraram que 3 crianças (10,71%) apresentaram peso acima do ideal para a idade. Conclui-se que a baixa incidência de parasitos intestinais em crianças escolares pode estar relacionada com os bons hábitos de higiene que os alunos possuem, boas condições de infraestrutura familiar e escolar e conhecimento sobre os cuidados para a contaminação com a doença.