Conteúdo Digital Gestão

Dicas de filmes e séries para quem curte as áreas de gestão, empreendedorismo e finanças

Postado por Lais Pontin Matos

compartilhe

Int. Blog Univates - manhã, tarde ou noite (você escolhe!) 🎦

Fade In 🎬

Está com um tempinho livre e não sabe o que fazer para aproveitá-lo de forma bacana e econômica? Selecionamos alguns filmes e séries  que tratam sobre as áreas de gestão, empreendedorismo e finanças para você se divertir (MUITO!!!) sem sair de casa. Prepare um baldinho transbordante de pipoca, vista a roupa mais velhinha que encontrar no armário, ajeite-se confortavelmente no sofá e deixe todo o resto por nossa conta!

Fade Out 🎬

Elise Bozzetto

Fade In 🎬

Cenas 01, 02, 03, 04, 05 e 06 🎦

Int. Blog Univates - manhã, tarde ou noite (você escolhe!) 🎦

1) A Onda - (2008) 📺

O filme ‘A Onda’, além de agregar mérito à cinematografia alemã recente, serve como base para análises sociológicas muito pertinentes a questões nem sempre levantadas.
Papo de Cinema

Para ler a crítica na íntegra, clique aqui.

 

Dirigido pelo diretor de cinema, escritor e ator alemão Dennis Gansel e baseado em fatos reais, o filme “A Onda” (2008) põe em discussão conceitos de autocracia (regime no qual um governante, ou grupo, detém o poder ilimitado e absoluto). Na obra, Rainer Wenger (Jürgen Vogel) é considerado o professor predileto de uma turma de estudantes do ensino médio. Objetivando ensinar aos seus alunos sobre Estado Autocrático, o educador propõe que eles mesmos desenvolvam o assunto. A classe então constrói seu próprio modelo de autocracia. Wenger constata que o experimento fugiu do controle quando percebe que os jovens formaram um estado-nação similar àquele estruturado na Alemanha nazista.

CUT TO 🎬

2) A Lavanderia - (2019) 📺

A Lavanderia’ é um filme bem realizado e bem dirigido. É um conto moral sobre a ganância desenfreada dos mais ricos e como eles assim continuam mesmo quando são pegos.
Cena Pop (Uol)

Para ler a crítica na íntegra, clique aqui.

Baseado no livro “Secrecy World”, do jornalista Jake Bernstein, o filme “A Lavanderia” é uma produção da Netflix lançada em 2019. Meryl Streep, Gary Oldman e Antonio Banderas interpretam os personagens centrais da obra, que retrata o escândalo real dos documentos Panama Papers. Na trama, Streep é uma viúva que, a fim de reivindicar seus direitos após a morte do marido, procura a seguradora panamenha comandada pelos advogados Mossack e Fonseca. Sem querer, ela acaba descobrindo as fraudes fiscais que a dupla já vinha praticando há anos.

CUT TO 🎬

3) Compramos um Zoológico - (2011) 📺

A força de ‘Compramos um Zoológico’ está nos personagens e nas atuações. É ótimo ver Matt Damon em uma situação de fragilidade, depois de tantos agentes secretos, ladrões, investigadores etc. Aqui ele aparece apenas como um homem comum, de bom coração, que amava sua esposa e que está determinado a fazer sua escolha dar certo.
Omelete

Para ler a crítica na íntegra, clique aqui.

 

O filme “Compramos um Zoológico” (2011) é baseado no livro de memórias de mesmo nome, escrito por Benjamin Mee. A obra cinematográfica gira em torno de uma aquisição realizada pelo jornalista viúvo Benjamin (Matt Damon), pai da pequena Rose (Maggie Elizabeth Jones) e do adolescente rebelde Dylan (Colin Ford). Buscando oferecer novas experiências à família, o homem resolve comprar um zoológico desativado com mais de 200 animais e, no decorrer da história, luta para fazer o local prosperar novamente. 

CUT TO 🎬

4) House of Cards - (2013) 📺

A série explora vários aspectos que envolvem o jogo de Washington e o preço que ele cobra daqueles que se propõem a disputá-lo. É uma excelente pedida para quem gosta de thriller.
Ligado em Série

Para ler a crítica na íntegra, clique aqui.

Na série “House of Cards” (2013), produzida pela Netflix, Kevin Spacey dá vida ao personagem Francis Underwood, um homem que tem sede de poder e não mede esforços para conquistá-lo. Em linhas gerais, podemos dizer que a história faz os telespectadores refletirem a respeito das consequências que o excesso de poder e a corrupção comumente geram. 

CUT TO 🎬

5) La Casa de Papel - (2017) 📺

Todos os personagens são tridimensionais e aprofundados, e cada personalidade é trabalhada separadamente, deixando a série mais interessante e viciante. É muito difícil conseguir não ir direto para o próximo episódio, pois cada virada na trama nos deixa ainda mais curiosos pelo desfecho da história.
CinePOP Cinema

Para ler a crítica na íntegra, clique aqui.

Você pensou que esqueceríamos da série mais famosa do bailinho? Na-na-ni-na-não! Lançada pela Netflix (olha ela novamente por aqui pela milésima vez!) em 2017, “La Casa de Papel” não decepciona os amantes do combo ação + suspense. A trama inicia quando oito pessoas invadem a Casa da Moeda espanhola, fazem reféns e permanecem por vários dias trancados com eles no local para fabricar dinheiro. O grupo obedece religiosamente aos comandos dados por Sergio Marquina (Álvaro Morte), o Professor, que, do lado de fora da Casa da Moeda, inventa diversas estratégias a fim de despistar a polícia e evitar surpresas.

Fade Out 🎬

Fade In 🎬

Int. Blog Univates - manhã, tarde ou noite (você escolhe!) 🎦

Fizemos (direitinho, diga-se de passagem) nossa parte por hoje: elaboramos uma lista de filmes e séries imperdíveis para pessoas apaixonadas pelas áreas de gestão, empreendedorismo e finanças. Agora, obviamente, você também deve cumprir sua parte no trato, tirando proveito máximo de nossas sugestões. Estamos acertados? 😉

                                                                                                                            THE END 

Você também pode gostar de: 

9 filmes que todo futuro cientista deveria assistir 

Filmes que todo futuro psicólogo deveria assistir

Dicionário Cinematográfico 🎬

Int. Blog Univates - Manhã, tarde ou noite (você escolhe!) 

Int. (interior) ou Ext. (exterior): termo utilizado para definir o tipo de localidade da cena; 

Blog Univates: designa o local específico onde a cena acontece; 

Manhã, tarde ou noite: período do dia (tempo) em que a cena acontece; 

Fade In: transição inicial de cena; 

Fade Out: transição final de cena; 

CUT TO: cortar (“pular”, no popular) para determinada cena; 

THE END: expressão utilizada ao final do roteiro para indicar que a história terminou.

E-book

[E-BOOK] Qual curso EAD combina com você?

Receba este e-book gratuitamente.

quero esse e-book
Fale com a gente