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Dicas de exercícios para você fazer em casa durante o inverno

Postado por Lais Pontin Matos

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❄ Durante o inverno, quem não sente preguiça de deixar o conforto do lar para se exercitar na academia? Um passarinho nos contou que quando as temperaturas despencam até mesmo a galera mais fitness e crossfiteira da internet fica tentada a trocar as séries de supinos pelo combo balde de pipoca + filminho + sofá. Acontece que nem sempre o resultado dessa equação é benéfico para a saúde das pessoas. Batendo um papo com a personal trainer do Complexo Esportivo da Univates Janine Giovanella, a equipe do Blog conseguiu reunir algumas dicas de exercícios que podem ser feitos em casa. Se você gosta de desafios, preste atenção no post de hoje, que propõe a realização de um circuito animado de atividades físicas. Dê play na seleção musical que elaboramos e comece a mexer o esqueleto para manter o corpo saudável e bem quentinho.

Lucas George Wendt

Alongamentos

💪 Benefícios: quando as temperaturas baixam, os músculos do nosso corpo se contraem para conservar o calor e, por isso, acabam ficando mais rígidos. Exercícios de alongamento aumentam a flexibilidade e a amplitude de movimentos, diminuindo o risco de lesões e dores. Alongar-se também é uma ótima maneira de relaxar depois de permanecer por muito tempo em uma mesma posição.

DICAS:

👉 Os exercícios de alongamento podem ser realizados diversas vezes por dia. 

👉 Realize aquecimento antes de começar os alongamentos. 

👉 Não continue alongando um músculo se estiver sentindo dor.

Exercício nº 1:

⏱ Mantenha a posição de 30 a 45 segundos.

🏠 Para fazer em qualquer cômodo da casa.

Sentado em uma cadeira, com as costas apoiadas no encosto, levante as mãos para cima, unindo-as (como se estivesse se espreguiçando) e, permanecendo nessa posição, finja que precisa alcançar algum objeto no alto. Em seguida, coloque seu pé direito sobre a coxa esquerda e flexione seu tronco para frente, sem desencostar os glúteos da cadeira. Realize o mesmo movimento com o outro membro inferior.

Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Exercício nº 2:

⏱ Mantenha a posição de 30 a 45 segundos. 

🏠 Para fazer em qualquer cômodo da casa.

Apoiado na parede para não perder o equilíbrio, flexione o joelho segurando a ponta do pé com a mão do mesmo lado do corpo.

Lucas George Wendt

Exercício nº 3:

⏱ Mantenha a posição de 30 a 45 segundos. 

🏠 Para fazer em qualquer cômodo da casa.

Ereto, flexione seu tronco e tente alcançar seus pés.

Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Movimentos Dinâmicos

💪 Benefícios: ao realizar movimentos mais dinâmicos, você mantém seus músculos aquecidos e evita que eles sejam facilmente lesionados. 

Exercício nº 4:

🏠 Para fazer em qualquer cômodo da casa.

Faça círculos para frente e para trás com os ombros.

Exercício nº 5:

Sempre que puder, opte por subir escadas em vez de utilizar o elevador.

Exercício nº 6:

🏠 Para fazer em qualquer cômodo da casa.

Sente e levante de uma cadeira (evitando flexionar o joelho ao ponto de passar da ponta do pé) por pelo menos dez vezes.

Caminhadas

💪 Benefícios: caminhando duas vezes por dia durante dez minutos, você diminui o risco de desenvolver doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Além disso, o exercício proporciona o aumento da lubrificação das articulações e a sensação permanente de bem-estar.

Você pode fazer caminhadas no jardim de casa, enquanto leva seu animalzinho de estimação para passear ou então durante os intervalos do trabalho.

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