News

O 10º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação / 7º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação (10º SBECE/7 SIECE) é um evento promovido pela Linha de Pesquisa Estudos Culturais em Educação do Programa Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU-UFRGS). Neste ano, o tema será: Poder, Identidade e Diferença: memórias, reconstruções e perspectivas na Educação.

Neste seminário, pesquisadoras e bolsistas do Grupo de Pesquisa CEM estarão apresentando seus trabalhos.

  • A Governamentalidade da Diversidade: Uma aproximação Genealógica das Políticas do Corpo, Gênero e Sexualidade no Programa MYP do IB (André Luiz Nogueira de Sousa);
  • Entre o pó, os vestígios e as vidas escolares (Angélica Vier Munhoz e Natália Hoppe Schultz);
  • Um arquivo, docências outras: subjetividade e formação na residência pedagógica (Angélica Vier Munhoz  e Cristina Soares Menezes);
  • Planejamento Docente, Arquivos e Formação ontinuada: uma pesquisa com professores (as) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Fabiane Olegário e Camila Garghetti Sperotto);
  • Espaços não escolares: Práticas de Ensino desenvolvidas por Educadores Sociais (Fabiane Olegário, Derli Juliano Neuenfeldt e Gilmara Aparecida Esteves Scapini).

Para mais informações, acesse: https://www.sbece.com.br/programacao

Registros de alguns momentos:

Fonte: acervo pessoal.

De 25/11 à 30/11/2025, irá ocorrer o 12° Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos da Trans-Homocultura – CINABETH 2025. Neste Congresso, os colegas Tainã de Souza e Rafael Padilha Ferreira, irão apresentar o trabalho:

  • Vivências trans e os arquivos escolares: uma cartografia sobre poder, memória e subjetividade.

Para mais informações, acesse: https://www.abeth.com.br/cinabeth

 

No dia 05 de novembro de 2025 ocorreu a palestra “Desafios e possibilidades da avaliação na educação básica”. O encontro propôs uma reflexão sobre como a avaliação pode se tornar um instrumento formativo, capaz de promover aprendizagens significativas, valorizar processos e considerar as diferentes realidades dos estudantes. Além disso, discutiu caminhos para tornar a avaliação mais inclusiva, dialógica e coerente com os princípios de uma educação voltada ao desenvolvimento integral do aluno.

Para mais informações, acesse:https://www.univates.br/noticia/37074-palestra-aborda-desafios-e-possibilidades-de-praticas-avaliativas-na-educacao-basica

________________________________________________________________________________________

No dia 30/10/2025, as pesquisadoras e colegas do Grupo de Pesquisa CEM, Angélica Vier Munhoz, Morgana Domênica Hattge, Natália Hoppe Schultz e Rafael Padilha Ferreira, estiveram presentes na 42ª Reunião Naciona ANPED, apresentando o trabalho “No rastro das cheias: um arquivo de imagens de escolas afetadas pelos eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul”.

Para mais informações, acesse: https://nacionais.anped.org.br/42/programacao/

Fonte: acervo pessoal.

________________________________________________________________________________________

Neste evento, houve a participação de colegas e pesquisadora do Grupo de Pesquisa CEM nos Círculos de cultura da PEE “compartilhando experiências”, apresentando resumos sobre os estudos desenvolvidos.

  • A ESCOLA QUE HABITA NA MEMÓRIA: REFLEXÕES DE EGRESSOS SOBRE A VIDA ESCOLAR (SCHWERTNER, Suzana Feldens; REIS,Luana Docena; DE PAOLI, Giorgio Huwe);
  • AS DIMENSÕES DO MAL-ESTAR DOCENTE NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REGIÃO DO VALE DO TAQUARI – RS (KRINDGES, Sandra Maria; HATTGE, Morgana Domênica);
  • O DEVER DE CASA É BRINCAR: TAREFAS ESCOLARES PELO OLHAR DE CRIANÇAS (DE CONTO, Kassiane; FRANCO, Maysa Santos; SCHWERTNER, Suzana Feldens; HATTGE, Morgana Domênica).

Registros de alguns momentos:

Fonte: acervo pessoal.

Para mais informações, acesse:https://sites.google.com/view/abrapeers-ppgpufsm-2025/programa%C3%A7%C3%A3o

________________________________________________________________________________________

Na França, professora da Univates apresenta pesquisa em congresso internacional na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne

Por Lucas George Wendt – Postado em 16/09/2025 10:42:03

A Universidade do Vale do Taquari – Univates esteve representada em um dos mais importantes fóruns acadêmicos internacionais voltados ao estudo da comunicação e da cultura digital.

A professora Angélica Munhoz, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da instituição apresentou resultados do projeto Brocantes no X Congresso Internacional de Estudios sobre Medios de Comunicación, realizado na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, em Paris, França. O encontro ocorreu na sede localizada na 14 Rue Cujas, 75005 Paris, reunindo pesquisadores de diferentes países para debater o papel dos meios de comunicação na sociedade contemporânea. Angélica apresentou trabalho no dia 12 de setembro.

Fundada em 1971, após a divisão da antiga Universidade de Paris, a Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne se destacou e ganhou reconhecimento internacional como uma das principais universidades do mundo nas áreas de ciências econômicas e de gestão, ciências humanas, jurídicas e políticas.

Acesse a matéria completa em https://www.univates.br/noticia/36890-na-franca-professora-da-univates-apresenta-pesquisa-em-congresso-internacional-na-universite-paris-1-pantheon-sorbonne

Fonte: acervo pessoal

Docentes da Univates visitam a primeira escola afro-brasileira do País

Por Maiara Rovea

Postado em 08/04/2025 15:51:08

 

Dos dias 19 a 21 de março, quatro docentes da Universidade do Vale do Taquari – Univates estiveram na Bahia para conhecer a Escola Maria Felipa, a primeira escola afro-brasileira do País. A iniciativa foi desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM) e está alinhada com as ações do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Instituição.

Durante a visita, as docentes Angélica Vier Munhoz, Fabiane Olegário, Morgana Domênica Hattge e Suzana Feldens Schwertner puderam conhecer os espaços de ensino, acompanhar uma aula de Hip Hop e versos rimados e saber mais sobre a operacionalização da proposta pedagógica a partir de conversas com a diretora da escola, Cristiane Coelho.

Acesse a matéria completa em https://www.univates.br/noticia/36284-docentes-da-univates-visitam-a-primeira-escola-afro-brasileira-do-pais.

Fonte: acervo pessoal

Por Leonardo Seibel – Postado em 28/06/2019 11:42:19

O grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq) apresenta, durante esta semana, dois trabalhos produzidos no âmbito das pesquisas aprovadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

A professora Morgana Domênica Hattge participa do Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar, realizado em Florianópolis – SC, apresentando o trabalho “Inclusão escolar e a instituição de um percurso formativo para professores dos anos iniciais”.

A pesquisa está sendo realizada em parceria com 10 escolas municipais de Lajeado. Estão previstos oficinas e grupos focais, bem como a publicação de um livro e a realização de um seminário para os professores das escolas participantes do estudo.

Fonte: https://www.univates.br/noticia/25741-grupo-de-pesquisa-curriculo-espaco-movimento-apresenta-trabalhos-voltados-a-inclusao