A Universidade do Vale do Taquari – Univates esteve representada em um dos mais importantes fóruns acadêmicos internacionais voltados ao estudo da comunicação e da cultura digital.
A professora Angélica Munhoz, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da instituição apresentou resultados do projeto Brocantes no X Congresso Internacional de Estudios sobre Medios de Comunicación, realizado na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, em Paris, França. O encontro ocorreu na sede localizada na 14 Rue Cujas, 75005 Paris, reunindo pesquisadores de diferentes países para debater o papel dos meios de comunicação na sociedade contemporânea. Angélica apresentou trabalho no dia 12 de setembro.
Fundada em 1971, após a divisão da antiga Universidade de Paris, a Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne se destacou e ganhou reconhecimento internacional como uma das principais universidades do mundo nas áreas de ciências econômicas e de gestão, ciências humanas, jurídicas e políticas.
O evento
Promovida pela Red de Investigación de Estudios sobre Medios de Comunicación, a edição de 2025 do congresso trouxe como tema central “De la estética democrática a la cultura digital”, em torno do qual se articularam eixos de discussão como Culturas mediáticas, Teoría de medios, Tecnología y procesos, Negocio mediático e Alfabetización mediática. A proposta da rede é oferecer um espaço interdisciplinar para troca de experiências e construção de estratégias conjuntas em torno da comunicação e de suas interações com diferentes dimensões sociais e culturais.
O projeto Brocantes
A pesquisa apresentada pela docente da Univates integra o projeto Brocantes, desenvolvido desde 2022 por meio do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço e Movimento (CEM) (Univates/CNPq), desenvolvido no âmbito do PPGEnsino. A iniciativa tem como objetivo constituir um arquivo público de documentos escolares, reunindo e preservando fontes muitas vezes dispersas, deterioradas ou esquecidas. Até o momento, cerca de 1.800 documentos já foram catalogados, entre boletins, pareceres, cartas, desenhos, bilhetes, agendas, ofícios e circulares produzidos ao longo do século XX.
O trabalho, que conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), envolve docentes e estudantes da Univates e de outras instituições brasileiras, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), reforçando seu caráter colaborativo e interinstitucional.
