
POR OUTROS MODOS DE PENSAR A VIDA, A TERRA E NOSSO JEITO DE ESTAR NO MUNDO
Data: 14, 15 e 16 de abril de 2025
O Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade é um evento que ocorre a cada dois anos, promovido pela Universidade do Vale do Taquari – Univates, e tem como desafio repensar a realidade contemporânea nas suas interlocuções com diversas áreas do conhecimento, em especial com as ciências humanas, sociais e sociais aplicadas.
O tema “Por outros modos de pensar a vida, a terra e o nosso jeito de estar no mundo” ganha centralidade nesta edição em razão das tragédias ambientais e humanas que ocorreram no Vale do Taquari e em todo o Rio Grande do Sul. Em função disso, em sua nona edição, o evento se propõe a repensar a nossa relação com a vida, e isso implica revisar a forma como nos relacionamos com a terra e com nós mesmos, uma vez que não há como pensar esses elementos de forma isolada, embora essa dissociação constitua a racionalidade moderna.
Por isso, esta edição do evento procura, a partir do tema proposto, refletir sobre as implicações de existências baseadas no consumismo, no descarte – de objetos e de pessoas -, na exploração das fontes naturais e no esvaziamento do pensar crítico, e a partir disso pensar em alternativas para sonhar uma vida mais sustentável e plena.
Na condição de promotor de um diálogo de saberes, o evento também se abre para diversas áreas do conhecimento que têm aproximação com as temáticas propostas, pois, como se crê, é pelo debate plural que se dá a constituição humana.
OBJETIVOS DO EVENTO:
1. Oportunizar espaços de discussão sobre a forma como nos relacionamos com a terra e de seus impactos na produção científica, cultural, tecnológica e humanística;
2. Promover espaços de troca, de manifestações artísticas, de construção coletiva do saber;
Dialogar com diferentes áreas do conhecimento sobre os modos de vida contemporâneos a partir de um debate plural e democrático. Em torno dessas interfaces gravitarão os diálogos, as produções acadêmicas, os grupos de trabalho, as manifestações artísticas e outras atividades que farão parte da programação.
PÚBLICO
Estudantes de graduação e pós-graduação, professores, artistas, profissionais das diversas áreas do saber e demais interessados.
Para mais informações, acesse:https://www.univates.br/evento/dialogos-na-contemporaneidade

III Seminário Internacional Formação Pedagógica & Pensamento Nômade, IV Seminário Nacional Formação Pedagógica & Pensamento Nômade, I Seminário Internacional de Pesquisa em Ensino é um evento que tem como propósito produzir encontros que versem sobre o ensino, aula, pesquisa e experimentação docente.
Em sua quarta edição, o evento irá ocorrer de 20 a 22 de novembro/2023, e propõe a refletir sobre o ofício docente implicado no espaço-tempo da aula. Uma aula é um espaço-tempo de viver juntos, mas é também um exercício de criação e experimentação de maneiras de existir no mundo. É na aula que o professor coloca em circulação o ensino, os afetos e, sobretudo, se constitui como docente. Por isso, esta edição do evento apresenta a temática da aula como espaço ético-estético-político, o que consiste na defesa do lugar do professor como elemento fundamental do processo de ensino. Em meio a uma sociedade da aprendizagem, eleger o ensino como foco é uma tomada de decisão ético-estético-política.
Para mais informações, acesse: https://www.univates.br/evento/seminario-pensamento-nomade

Sobre o evento
Compartilhar os estudos e pesquisas que vem sendo realizadas nos Grupos de trabalhos, vinculados ao Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM), o qual irá ocorrer no dia 22 de novembro de 2022.
Para maiores informações, acesse:

O “V Seminário Currículo, Espaço, Movimento: Movimentos, Trânsitos e Porvires” previsto para ocorrer nos dias 9, 16 e 19 de novembro de 2021, de maneira híbrida, na Universidade do Vale do Taquari – Univates. Nele serão tratados diversos temas relacionados ao Grupo de Pesquisa CEM, com apresentações sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos pelas pesquisadoras e bolsistas.
No evento, será lançado o e-book intitulado Objetos de Pensar na Pandemia: Exercícios para indagar/perdurar a docência. Também haverá um momento de conversa sobre a possibilidade de realizar oficinas, com os exercícios propostos no e-book, para as escolas que participarem do evento.
Para mais informações, acesse: https://www.univates.br/eventos/evento/9513-v-seminario-curriculo-espaco-movimento-movimentos-transitos-e-porvires

Objetivos
Público-alvo: professores, alunos e egressos dos cursos de licenciaturas e demais cursos de graduação; professores e gestores de escolas públicas e privadas; estudantes e professores de cursos de pós-graduação, além da comunidade em geral.
Para mais informações, acesse: https://www.univates.br/evento/seminario-pensamento-nomade

O I Fórum Nacional Itinerante Arquivo, Pesquisa e Docência pretende ser um evento anual, de cunho interinstitucional, organizado inicialmente por grupos de pesquisa ligados a Programas de Pós-graduação em Educação de duas universidades públicas, Universidade do Rio Grande do Sul – PPGEDU/UFRGS e Universidade de São Paulo – PPGEDU/USP e ao Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari – PPGEnsino/Univates. De caráter itinerante, o Fórum tem como propósito ser realizado a cada ano em uma das três universidades implicadas, iniciando pela Universidade do Vale do Taquari – Univates. O objetivo do presente fórum é estudar, debater e problematizar os conceitos de arquivo, a partir de autores como Michel Foucault (2007) e Jacques Derrida (2001), na interlocução com a pesquisa e com a docência. Por outro viés, pretende-se dar visibilidade às pesquisas que vêm sendo realizadas, acerca da noção de arquivo, no campo da Pós-Graduação em Educação e em Ensino.
Para mais informações, acesse: https://www.univates.br/eventos/evento/8214-i-forum-nacional-itinerante-arquivo-pesquisa-e-docencia8214
Neste evento estudantes e professores de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Univates, além de professores de escolas de educação básica, poderão colocar em discussão os estudos e investigações que vêm sendo realizados pelo grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM), com foco na temática que perpassa o ensinar e o aprender na contemporaneidade.
Quando? 22/11/2018


A Univates realiza, de 3 a 5 de abril de 2017, o II Seminário Nacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade: currículo, criação e heterotopias e o I Seminário Internacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade.
Os eventos, que ocorrem concomitantemente, têm como objetivos problematizar a formação pedagógica estratificada e ancorada em pressupostos normativos, criando espaços de estudo, reflexão e discussão, experimentações artísticas e culturais com vistas a uma formação docente estética, e discutir os conceitos de currículo, criação e heterotopias a partir da perspectiva das Filosofias da Diferença. A programação também proporciona a integração da pesquisa, ensino e extensão, por meio de palestras, grupos de trabalho e mesas de discussões que abordam a temática do evento.
A abertura oficial do evento ocorre no dia 3 de abril, às 19h15min, no Teatro Univates, seguida da palestra Currículo, criação e heterotopias, do filósofo Silvio Gallo, professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Os eventos são realizados pelo Projeto de Extensão Formação Pedagógica e Pensamento Nômade Interfaces, pelo Curso de Pedagogia, pelo Centro de Ciências Humanas e Sociais, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, em parceria com o Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento CEM/CNPq/Univates.
Fonte: https://www.univates.br/noticia/19844-em-abril-eventos-abordam-a-formacao-pedagogica-e-o-curriculo
Para mais informações, acesse: https://www.univates.br/seminarionomade

A Univates realiza, no mês de abril, o I Seminário Nacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade: experimentações curriculares, o qual será promovido pelo Grupo de Estudos Currículo, Espaço, Movimento (CEM/UNIVATES/Cnpq) vinculado ao Curso de Pedagogia e ao Curso de Mestrado em Ensino da UNIVATES.
O evento tem como objetivo problematizar a formação pedagógica estratificada e ancorada em pressupostos normativos, criando passagem para a formação docente estético-artística e cultural. A temática escolhida para o primeiro seminário versa em torno do currículo, suas experimentações e encontros com a infância, a pesquisa, a diferença, a arte e o corpo.
Ainda, busca-se integrar nesses dois dias de seminário (09 e 10 de abril de 2015), palestras, painéis, sarau, exposição de arte, apresentações de trabalhos, lançamento de livros, entre outros.
A programação será aberta no dia 9 de abril, com palestra do doutor e livre-docente da Universidade de São Paulo (USP) Julio Groppa Aquino (https://www.univates.br/noticia/15333-formacao-pedagogica-em-debate) e “Escrileituras: o multifacetado da multiplicidade na formação pedagógica e no pensamento”, ministrada pela doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Sandra Mara Corazza (https://www.univates.br/noticia/15416-sandra-corazza-palestra-sobre-educacao).
Já no dia 10 ocorrem apresentações de trabalhos e o painel Educação e cinema: problematizações sobre uma filosofia do olhar, com participação das doutoras Rosa Bueno Fischer e Fabiana de Amorim Marcello, ambas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
Para mais informações, acesse: https://www.univates.br/noticia/15042-univates-realiza-seminario-nacional-na-area-da-pedagogia