Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

PPGAD

EN ES PT

Detalhes do Projeto de Pesquisa

Sistema de autoavaliação da sustentabilidade para cooperativas

Coordenação: JULIA ELISABTE BARDEN

Pesquisadores:
Profa. Dra. Júlia Elisabete Barden
Prof. Dr. Deivid Ilecki Forgiarini
Profa. Dra. Fernanda C. W. Sindelar
Prof. Dr. Carlos Cândido da S. Cyrne
Me. Valtuir Soares Filho

Órgãos Financiadores:
Projeto de Pesquisa para Chamada CNPq/SESCOOP Nº 11/2022 Encaminhado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP

Resumo:
Desde a sua criação, as cooperativas caracterizam-se por ser um modelo de negócioque visa contribuir com o desenvolvimento sustentável, o que permite considerar que está alinhado aos critérios ESG (Environmental, Social and Governance) e podem contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Contudo, há poucas ferramentas disponíveis que possibilitem a avaliação da sustentabilidade das cooperativas, já que a maioria dos modelos são genéricos e aplicados a qualquer tipo de negócio, como por exemplo o Global Reporting Initiative (GRI). Neste contexto, este projeto de pesquisa visa propor um instrumento de autoavaliação da sustentabilidade para as cooperativas, à luz da identidade cooperativa. Esta iniciativa busca complementar a Série Caminhos para a Excelência, a qual já oferece instrumentos de autoavaliação dos processos e práticas de governança e gestão, porém os instrumentos de autoavaliação da sustentabilidade existentes não contemplam as especificidades do sistema cooperativista. Assim, a iniciativa torna-se relevante por desenvolver uma ferramenta que possibilite a realização de autodiagnóstico das cooperativas, por meio do qual elas poderão refletir sobre as ações e projetos que contribuam para o alcance de condições mais sustentáveis, considerando as suas particularidades, sobretudo atendendo seus princípios e valores. Em termos metodológicos, a abordagem será quali-quantitativa e a pesquisa de natureza aplicada, exploratória e descritiva. A pesquisa será desenvolvida a partir de um método que reconhece que os problemas existentes nas organizações costumam ser específicos, Design Science Research, e que por isso as especificidades precisam ser levadas em consideração. Sob esta perspectiva, a ferramenta será elaborada, validada e qualificada com a participação das cooperativas. Além disso, os resultados poderão contribuir para o planejamento das cooperativas e o desenvolvimento de novos projetos para superar as desigualdades das comunidades locais e do país de forma ampla.
Inscreva-se
Nos envie sua dúvida.
*Erro: Todos os dados devem ser preenchidos
Sua mensagem foi enviada com sucesso!