Estágio Não Obrigatório

O que é?

O estágio não obrigatório constitui-se em atividade complementar à formação profissional, social e cultural do estagiário, realizado por sua livre escolha. É desenvolvido como atividade opcional acrescida à carga horária regular e obrigatória do curso.

O estágio não obrigatório pode ser registrado como Atividade Complementar, observada a regulamentação específica de cada curso.

Quem pode fazer?

Podem realizar estágio não obrigatório os alunos regularmente matriculados em curso técnico, sequencial ou de graduação da Univates, desde que cumpram os requisitos exigidos no Projeto Pedagógico de Curso para a realização de estágio e frequentem regularmente a sala de aula.
Os requisitos de cada curso podem ser obtidos no menu ao lado.

Onde pode ser realizado?

São considerados campos de estágio as organizações públicas, privadas e/ou organizações não governamentais, bem como os profissionais liberais conveniados com a Univates, devidamente registrados em seus conselhos de fiscalização profissional.

O que é necessário para realizar estágio não obrigatório?

I – Termo de Convênio entre a Organização Concedente de Estágio e a Univates;
II – Termo de Compromisso entre a Organização Concedente de Estágio, a Univates e o estagiário;
III – Plano de Atividades de Estágio;
IV – Relação entre as atividades de estágio e a área de formação profissional do estagiário;
V – Existência, na organização concedente de estágio, de profissional com formação em curso superior na área correspondente ou afim ao curso do estagiário ou com experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário;
VI – Relatório de avaliação e acompanhamento das atividades do estágio não obrigatório, entregue nos prazos estipulados pela Univates;
VII – Matrícula e frequência regular do estudante no curso pelo qual pretende realizar o estágio;
VIII – Cumprimento, pelo aluno, dos requisitos exigidos no Projeto Pedagógico de Curso para a realização de estágio não obrigatório, bem como demais exigências que possam ser solicitadas pela Univates;
IX – A compatibilidade da jornada de estágio a ser cumprida pelo estudante com a carga horária acadêmica do curso e com o horário da organização concedente de estágio.