História
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando História por Orientador "Dalmáz, Mateus"
Agora exibindo 1 - 15 de 15
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoA mulher na cidade de Lajeado/RS, na década de 1970, sob a ótica do jornal “O Informativo”(2023-07) Knecht, Luélen; Dalmáz, Mateus; http://lattes.cnpq.br/1933059178651855; Volkmer, Márcia Solange; Lopes, Sérgio NunesNo século XX, ocorreram transformações significativas no Brasil devido à industrialização e urbanização, o que levou ao surgimento de ideias civilizadoras. Essas ideias estão associadas à moral, ética e aos valores internos dos indivíduos, assim como aos aspectos externos que se manifestam nas relações sociais. Segundo Norbert Elias (1994), o processo de formação do homem civilizado está ligado à capacidade de viver bem em sociedade. Desta forma, a fim de compreender o cenário de crescimento urbano e a as interações sociais que se configuram na cidade de Lajeado/Rio Grande do Sul, a partir da construção da BR-386, enfoca-se o figura feminina expressada em meio às páginas do jornal “O Informativo”. Diante disso, o presente trabalho visa analisar o universo feminino lajeadense, a partir do jornal “O Informativo”, após a inauguração da BR 386 (1970). Contextualizando os impactos urbanos e socioeconômicos que envolveram mulheres, buscar-se-á responder a seguinte questão: Quais são as características da imagem feminina expressas pelo jornal “O Informativo” na década de 1970? Assim, levantou-se a seguinte hipótese: Inicialmente, o jornal “O Informativo” representa a figura feminina lajeadense como objetos de desejo e beleza, reforçando a expectativa de que elas se enquadrassem nos papéis tradicionais de esposas, mães e donas de casa. No decurso, a mulher aparecerá desprendendo-se e buscando estar inserida na sociedade, mas ainda estará justaposta a uma representação da feminilidade associada à fragilidade, submissão e conformidade aos padrões estéticos da época. Aos poucos, começam a aparecer indícios de resistência e empoderamento feminino, através de discursos e narrativas que desafiaram essas representações estereotipadas e buscaram reivindicar espaços de poder e autonomia para as mulheres. Como proposta de trabalho, este estudo utilizou o recorte do jornal “O Informativo”, como fonte de análise e investigação. A metodologia utilizada é a qualitativa, a partir da análise das matérias publicadas durante os anos de 1970, 1975 e 1980 pelo periódico de maior circulação regional, além da revisão bibliográfica e levantamento de dados a partir das reportagens. De forma geral, ao observar os diferentes autores, como Norbert Elias, que se debruçam sobre o presente tema, entende-se que a sociedade e as relações humanas através de um ponto-de-vista, congregam uma perspectiva da psicologia, da sociologia e da história, pois todas as sociedades, ao longo do tempo, criaram normas e princípios com a finalidade de orientar as relações entre grupos e pessoas, o que denota que as demandas sociais de cada tempo histórico possibilitam transformações nos hábitos e costumes socialmente aceitos.
- ItemAcesso AbertoA presença da Península Ibérica nas correntes historiográficas sobre história medieval nos livros didáticos indicados pelo PNLD de 2020 para o 6º ano do Ensino Fundamental(2023-07) Kostolowicz, Bruno Franz; Dalmáz, Mateus; http://lattes.cnpq.br/1933059178651855; Laroque, Luís Fernando da Silva; Lopes, Sérgio NunesPretende-se realizar uma análise teórico-metodológica dos capítulos relativos à Idade Média europeia de nove livros didáticos do componente curricular de História referentes ao sexto ano do Ensino Fundamental escolhidos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2020. Procurou-se identificar a corrente historiográfica adotada pelos autores dos livros didáticos nos capítulos dedicados à História Medieval bem como verificar se a história medieval ibérica foi abordada. Caso essa possibilidade se confirme, analisam-se as temáticas apresentadas e as narrativas empregadas. Utiliza-se na metodologia a abordagem qualitativa, a pesquisa exploratória e bibliográfica, esta na seleção de referencial teórico e na bibliografia dos livros didáticos. O referencial teórico é composto pelas obras de Barros (2012) - sobre a definição de termos como escola historiográfica - Barros (2010) - um histórico sobre a Escola dos Annales - Matos (2013) - uma síntese da Escola dos Annales - Burke (1992), uma obra teórica sobre historiografia e Júnior (2022), um texto sobre materialismo histórico. Chegou-se ao resultado de que a corrente historiográfica utilizada na totalidade dos livros didáticos é a Escola dos Annales. Também é notória a prevalência dos conteúdos relacionados à Idade Média da Europa Ocidental, dando a impressão de que a Idade Média foi um período consideravelmente homogêneo. Além disso, o medievo ibérico é abordado de forma insuficiente e a História Política predomina nas narrativas, dificultando assim a identificação da Escola dos Annales unicamente por meio dos trechos relativos à história medieval ibérica.
- ItemAcesso AbertoA atividade tropeira em Nova Bréscia/RS (1930-1960)(2014-12) Knecht, Vianei; Dalmáz, Mateus; http://lattes.cnpq.br/1933059178651855Esta monografia, intitulada A atividade tropeira em Nova Bréscia/RS (1930-1960), tem por objetivo resgatar a memória e a identidade tropeira, inserida na sociedade de Nova Bréscia, ao longo das décadas de 1930, 40, 50 e 60 do século XX. Pelo método da História Oral, é possível considerar que as características básicas da atividade tropeira em Nova Bréscia estão ligadas ao transporte de tropas e mercadorias, bem como aos laços de sociabilidade derivados da atividade. Quanto às referências metodológicas, foram utilizados autores como Jacques Le Goff (1990), Loiva Otero Félix (2004), John Thompson (1995), José Carlos Sebe Bom Meihy (2007) e Verena Alberti (2004).
- ItemAcesso AbertoDe perto e de dentro: a Era Vargas vista através dos livros de tombo da paróquia Santo Inácio de Loyola de Lajeado(2014-06-10) Schnack, Mara Cristina; Dalmáz, MateusEsta monografia tem como objetivo analisar como a Era Vargas (1930 a 1945) influenciou o desenvolvimento religioso, social e político da cidade de Lajeado, através dos Livros de Tombo da Paróquia Santo Inácio de Loyola. O primeiro capítulo descreve o contexto histórico que o mundo, o Brasil e o Rio Grande do Sul viviam nesse recorte temporal; o segundo relaciona este contexto com o que era relatado pelos padres nos tombos, fazendo-se estimativas com relação à influência que o Estado Novo poderia ter exercido sobre as decisões tomadas localmente, ou seja, dentro da paróquia. Pôde-se constatar que houve uma grande ingerência da Igreja Católica sobre o cotidiano dessas comunidades, uma vez que o governo Vargas e a Igreja se propuseram à reaproximação que fora prejudicada pela Constituição promulgada já no fim do império no Brasil. Pôde-se também averiguar que as anotações dos párocos nem sempre foram ingênuas ou neutras, mas até denotam, por vezes, grande resiliência por parte desses religiosos, apesar de que a sua finalidade era simplesmente registrar os fatos ocorridos e as correspondências episcopais recebidas.
- ItemAcesso AbertoDiferentes abordagens historiográficas sobre a escravidão negra durante a “Revolução Farroupilha” (1835-1845)(2015-06) Venço, Andressa; Dalmáz, Mateus; http://lattes.cnpq.br/1933059178651855A análise do negro no período revolucionário farrapo pode ser caracterizada como um assunto de extrema relevância para a compreensão da história do Rio Grande do Sul. Neste sentido, esta monografia desenvolve-se com o objetivo de analisar o papel do escravo negro no contexto da “Revolução Farroupilha” a partir de três abordagens historiográficas – metódica, marxista e annales, que servirão de base para a interpretação deste assunto, considerando autores embasados em cada uma destas correntes historiográficas. O tema central da pesquisa baseia-se na forma pela qual foi tratada a escravidão negra durante a “Revolução Farroupilha” pelas principais tendências da historiografia. Com isso, parte-se do pressuposto que para a historiografia tradicional o negro foi percebido através de aspectos políticos-militares, já a historiografia marxista abordou o assunto dentro de uma perspectiva socioeconômica e a história nova/annales fez uso de uma análise cultural. A partir do objetivo destacado, a pesquisa terá um enfoque de interpretação baseado em uma análise do contexto. Através de uma análise sócio histórica, serão discutidas correntes historiográficas que farão referência ao assunto, tornando possível a compreensão daquilo que se encontra implícito em suas teorias, em especial no que tange ao assunto, proporcionando o entendimento do que foi transmitido por aquele autor naquele momento.
- ItemAcesso AbertoAs “Diretas Já!” no jornal O Informativo do Vale de Lajeado (1984)(2014-12) Wagner, Daiani; Dalmáz, Mateus; http://lattes.cnpq.br/1933059178651855Esta monografia analisa a visão do jornal O Informativo do Vale, de Lajeado/RS, sobre as “Diretas Já”, entre janeiro e abril de 1984. O trabalho se sustenta a partir de pesquisas bibliográficas e da metodologia de análise da imprensa como fonte e objeto de estudo para a história. Considera-se a hipótese de que o periódico veiculou, por um lado, um apoio cauteloso às eleições diretas para presidência da república e, por outro, uma adesão explícita ao movimento. A campanha pelas “Diretas Já!” reuniu políticos, artistas, jogadores de futebol e milhões de brasileiros em favor da emenda constitucional do deputado Dante de Oliveira (PMDB), que pleiteava eleições diretas para a sucessão presidencial que ocorreria no início de 1985.
- ItemAcesso AbertoA ideia de modernização a partir da energia elétrica na vila de Teutônia-RS nos anos 1950(2014-12) Heinrichs, Everline Luise; Dalmáz, Mateus; http://lattes.cnpq.br/1933059178651855A geração de energia elétrica proporciona uma série de mudanças na vida das pessoas. Essas transformações são sentidas pelos moradores da Vila de Teutônia, a partir de uma iniciativa privada, desde a década de 1930, e que se intensifica com o passar dos anos, atingindo seu auge na década de 1950, quando o empreendimento privado transforma-se em uma Cooperativa, impulsionando o desenvolvimento de uma região do interior. O objetivo da pesquisa é analisar a ideia de modernização da Vila de Teutônia nos anos 1950 a partir da energia elétrica, problematizando qual o ideário de modernização da comunidade local presente na geração da energia elétrica na Vila de Teutônia nos anos 1950. As hipóteses levantadas dão conta de que a Cooperativa de Eletricidade Rural Teutônia (Certel) surgiu a partir de uma iniciativa privada e, que a chegada da energia elétrica possibilitou o desenvolvimento do interior. Para análise do tema são utilizados conceitos de modernização de Berman (1986) e Le Goff (2003). A metodologia baseia-se na história oral, a partir de Thompson (1992) e Felix (1998). Através dos depoimentos colhidos e analisados constatou-se que a geração da energia elétrica na Vila de Teutônia, a partir de uma iniciativa privada, modificou a vida dos moradores de tal forma que cada vez mais pessoas desejavam usufruir dessa modernização que era a energia elétrica.
- ItemAcesso AbertoO imaginário popular sobre a construção da linha férrea em Muçum-RS(2014-06-06) Baldasso, Jucéli; Dalmáz, MateusTrabalhar com o imaginário das pessoas é uma tarefa que exige dedicação e empenho, mas em contrapartida, é um trabalho gratificante e desafiador. A história oral possibilita uma interação entre entrevistador e entrevistado, onde o passado se recria a partir de histórias contadas. O maior objetivo do presente trabalho foi analisar a história da construção da Estrada de Ferro 491, no trecho que passa pela cidade de Muçum/RS, concluída no ano de 1978, através do imaginário da população muçunense que conviveu com esta época de profundas mudanças. Como fonte de pesquisa para a realização deste trabalho de monografia foi utilizada a metodologia da história oral. As entrevistas coletadas foram de pessoas que estiveram presentes nesta época em que a cidade passava por inúmeras transformações em seu perfil sócio-econômico, em virtude da construção da ferrovia, bem como com a chegada de um grande contingente de trabalhadores vindos com o Batalhão Ferroviário da cidade de Bento Gonçalves/RS, no ano de 1971, para auxiliar nos trabalhos de construção da referida Estrada. Diversas entrevistas foram coletadas, com alguns dos habitantes que presenciaram as mudanças e o crescimento que foi ocorrendo no município na década de 1970, em virtude desta obra. Foi possível constatar, através dos depoimentos colhidos, que nos anos de construção da EF – 491, a cidade de Muçum desenvolveu-se em diversos setores e teve profundas mudanças. A conclusão do estudo é que foram anos de crescimento, que marcaram para sempre a história da cidade e o imaginário da população local.
- ItemAcesso AbertoA mitologia grega no Mangá Saint Seiya – Cavaleiros do Zodíaco(2014-12) Dutra, Daniel De Souza; Dalmáz, Mateus; http://lattes.cnpq.br/1933059178651855O mangá é uma das formas de manifestação da arte sequencial, criada no Japão e com algumas características que o diferencia das histórias em quadrinhos produzidas no Ocidente. Cavaleiros do Zodíaco é um mangá criado em 1986 pelo japonês Masami Kurumada, que utilizou a mitologia grega como alicerce para o desenvolvimento de uma história de batalhas entre deuses, que utilizam os seres humanos como ferramentas para alcançar seus objetivos. Ao longo deste mangá, Atena, Hades e Poseidon protagonizam eventos pela hegemonia sobre a Terra, e utilizam seus poderes para fortalecer os humanos que os defendem. Neste trabalho, analisaremos os elementos da cultura grega que estão presentes no mangá, enfatizando as características dos deuses e suas relações com os seres humanos. O objeto de pesquisa será analisado comparativamente com outras fontes acerca da mitologia grega, e também sobre os quadrinhos e a arte sequencial, visando a verificação das ligações entre o mangá e a mitologia, assim como sua relevância como fonte de conhecimento histórico.
- ItemAcesso AbertoO nacionalismo cubano a partir dos poemas de José Martí(2014-05-16) Pires, Karen Daniela; Dalmáz, MateusEsta pesquisa aborda o nacionalismo cubano na obra “Versos Singelos” de José Martí. Desse modo, procuramos analisar a importância dos ideais nacionalistas de Martí para a concepção de “homem natural”. O estudo foi elaborado tendo como elemento principal os poemas e um suporte metodológico que trata da interpretação das fontes primárias a partir do contexto histórico de Cuba nos séculos XIX e XX e dos conceitos relacionados ao período. Utilizando-se desta fonte, buscamos salientar a relação entre história e literatura.
- ItemAcesso AbertoO impacto dos recursos tecnológicos em aulas de história no ensino fundamental da Escola Municipal Professor Alfredo Schneider, do município de Teutônia/RS(2022-11) Rückert, Joelmir Renan; Dalmáz, MateusCompreende-se a importância dos recursos tecnológicos no campo educacional, principalmente após a pandemia vivenciada com a chegada da COVID-19. Valendo-se disso, esta monografia tem por objetivo analisar o impacto dos recursos tecnológicos em aulas de História. Dessa forma, buscar-se-á responder a seguinte questão: qual o impacto do uso de tecnologias no campo da educação nas aulas de história aplicadas na Escola Municipal Alfredo Schneider, de Teutônia/RS? Assim, levantou-se as seguintes hipóteses: a) A tecnologia seduz os estudantes do oitavo ano da Escola Municipal Professor Alfredo Schneider; b)Os jogos digitais contribuem com a aprendizagem da turma; c) Diante da utilização tecnológica os estudantes prestam mais atenção nas aulas. Por conseguinte, deve-se ressaltar que o trabalho está embasado nas percepções de Debord (1997), Lipovetsky (2004), Larrosa (2018) e Deleuze (2003). Além disso, o trabalho, embasado em Lakatos (2003) e Chemin (2015), teve como metodologia o estudo de caso por meio da aplicação dos recursos tecnológicos em sala de aula, bem como um amplo levantamento bibliográfico referente à temática trabalhada. Foi diante desse cenário que a sociologia do espetáculo proporcionou a compreensão de que sim, os recursos tecnológicos aplicados em sala de aula promovem a sedução e, por consequência, consolidam o espetáculo. A turma foi seduzida e prestou mais atenção diante das ferramentas utilizadas.
- ItemAcesso AbertoO processo de desaparecimento do trabalho das parteiras em Anta Gorda (1960-1975)(2014-06-06) Viecilli, Rafaela Moresco; Dalmáz, MateusO município de Anta Gorda, no Vale do Taquari, por volta de 1900, foi povoado por imigrantes italianos que escolheram o local para criar suas famílias com dignidade. Por muitas décadas a cidade foi evoluindo lentamente na economia, política, educação e saúde. As famílias de imigrantes tinham um grande número de filhos e estes passariam a fazer parte da mão de obra da lavoura e também da casa. Para o nascimento dessas crianças foi utilizado o trabalho das parteiras. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o processo de desaparecimento do trabalho das parteiras no município, relacionando tal processo à modernização vivenciada pela cidade. Mesmo com a chegada dos médicos no município, as parteiras exerceram grande importância até a década de 1970. Posteriormente, observa-se a decadência deste trabalho.
- ItemAcesso AbertoO processo emancipatório de Pouso Novo/RS entre os anos 1980 e 1990(2018-02) Machado, Karla Ferrari; Dalmáz, Mateus; http://lattes.cnpq.br/1933059178651855O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar o processo emancipatório do munícipio de Pouso Novo/RS no final da década 1980, um período marcado por crise econômica e social em meio a qual vários distritos buscavam emancipação. O trabalho almeja entender como esse processo de emancipação ocorreu, fazendo uma análise do contexto brasileiro e problematizando as justificativas utilizadas para a emancipação do município. As duas principais hipóteses para tal acontecimento são: a emancipação traria desenvolvimento da infraestrutura e economia, além do aumento de oferta de serviços (saúde, educação e segurança) para a população. O trabalho, para concretizar a pesquisa proposta, apropria-se de fontes tanto orais quanto documentais e baseia-se no conceito de modernização, pois as justificativas para a emancipação do município são aqui tratadas como expressão de um processo de modernização e de um ideário de modernidade.
- ItemAcesso AbertoProcesso migratório do Vale do Taquari para o noroeste do estado do Rio Grande do Sul – décadas de 1930 e 1940(2014-11-28) Gerhard, Charles Cassiano; Dalmáz, MateusEntre as décadas de 1930 e 1940 muitas famílias migraram do Vale do Taquari-RS para o noroeste do estado do Rio Grande do Sul, área também chamada de Alto Uruguai. Os motivos da migração se constituem no objeto de análise desta monografia. Como hipótese, considera-se que fatores econômicos e demográficos foram as principais causas da onda migratória. A ocupação do Alto Uruguai não apenas representou uma alternativa para a superação das questões econômicas e demográficas que levaram à migração, como também proporcionou adaptações dos migrantes com o ambiente para o qual se deslocaram. Para o exame do tema são importantes os referenciais teóricos e metodológicos de Thompson (1992) e Félix (1998) relativos à memória e à história oral.
- ItemAcesso AbertoA representação da imigração haitiana no Vale do Taquari/RS a partir do jornal O Informativo do Vale (2012-2017)(2018-08-28) Hoppe, Willian Henrique; Dalmáz, Mateus; http://lattes.cnpq.br/1933059178651855Esta monografia apresenta a pesquisa realizada no acervo do jornal O Informativo do Vale. Dentre os objetivos deste trabalho está a compreensão da representação simbólica no discurso do periódico quando trabalha questões envolvendo a imigração haitiana para o Vale do Taquari. O recorte temporal estabelecido é voltado aos anos de 2012 até o final de 2017, tendo em vista a onda migratória do período. Dentre os motivos que levam as pessoas a migrar estão causas envolvendo política, economia ou questões naturais, tal como o terremoto que atingiu o Haiti no ano de 2010. O destino é escolhido levando em consideração uma série de variáveis, entre elas, a cultura e a oferta de condições de trabalho, sendo que o Vale do Taquari tornou-se atrativo, uma vez que várias empresas, especialmente do ramo alimentício e da construção civil encontravam dificuldades na contratação de mão de obra. A metodologia utilizada é a qualitativa, a partir da análise das matérias publicadas pelo periódico de maior circulação regional, além da revisão bibliográfica e levantamento de dados a partir das reportagens. Inicialmente, é desenvolvido um capítulo apresentando o referencial teórico utilizado. Em seguida, é feita a caracterização do jornal enquanto empresa, além de apresentar os aspectos jornalísticos. Uma vez apresentado o referencial teórico e feita a contextualização do jornal, são elaborados dois capítulos analisando as matérias - primeiramente procurando identificar características de ordem econômica e, em seguida, de natureza cultural. Através dessa análise, foi possível entender como a imprensa local apresenta a questão haitiana no Vale. Além disso, foi possível estabelecer um diálogo com o conceito de representação simbólica.