Comunicação e Economia Criativa

Filmes e séries que podem ajudar na escolha da profissão

5 maio 2022 Leitura: 6 min

É verdade que os testes vocacionais estão super na moda, mas sabia que existem outros recursos além deles que podem auxiliar você na missão de escolher uma profissão? No post de hoje, listamos filmes e séries estrelados por personagens que têm empregos muito legais. Que tal se inspirar em ofícios alheios para começar a planejar a carreira dos seus sonhos? Acima de qualquer coisa, queremos que você entenda que sua vida profissional não precisa estar nas telinhas para ser um sucesso digno de aplausos e premiações!

O emprego dos sonhos existe mesmo?

Vale a pena fazer faculdade? Saiba os impactos da formação na carreira

Foto: Divulgação/Pexels

1) O Diabo Veste Prada (2006)

No filme “O Diabo Veste Prada”, a jornalista recém-formada Andy Sachs (Anne Hathaway) consegue um emprego (“que um milhão de garotas se matariam para ter”) na consagrada Runway Magazine. Trabalhando ao lado da chefe Miranda Priestly (Meryl Streep), Andrea passa poucas e boas e é levada ao limite de sua paciência. O legal é que, no livro que dá sequência à obra cinematográfica, Andy, sendo a editora-chefe de uma revista de luxo que fala sobre casamentos, finalmente pode desfrutar da carreira dos seus sonhos.

Como ter certeza de que o curso de Jornalismo é para mim? Você deve escolher seguir a profissão se for curioso, tiver facilidade para se comunicar, gostar de ler e escrever e acreditar na máxima de que informação nunca é demais!

Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Jornalismo?

Será que você gostaria de ser um comunicador?

2) Grey’s Anatomy (2005 – atual)

Não há quem não olhe para Derek Sheperd e Meredith Grey (Patrick Dempsey e Ellen Pompeo), os médicos da série “Grey’s Anatomy”, e não sinta uma mistura de admiração e afeto. Além de formarem um lindo casal, os doutores trabalham salvando vidas em um hospital de referência. Por adorarem o ofício que exercem, ambos não medem esforços para promover a saúde e o bem-estar dos pacientes que atendem.

Como ter certeza de que o curso de Medicina é para mim? Você deve escolher seguir a profissão se gosta de ajudar as pessoas, é um bom ouvinte e quer descobrir todos os segredos do corpo humano.

Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Medicina?

Áreas da Medicina que você talvez ainda não conheça

Quanto tempo dura a faculdade de Medicina?

O que estudar para passar em Medicina?

3) Confusões de Leslie (2009-2015)

Mesmo não protagonizando a série “Confusões de Leslie”, Ben Wyatt (Adam Scott) tem muitos fãs. O personagem secundário trabalha como auditor imobiliário, função que pode ser exercida por diplomados em Ciências Contábeis. Uma das atribuições profissionais de Wyatt é, por exemplo, auxiliar na identificação e regularização de documentos a fim de evitar o comprometimento de negócios jurídicos de compra ou venda de imóveis.

Como ter certeza de que o curso de Ciências Contábeis é para mim? Você deve escolher seguir a profissão se souber trabalhar em equipe, tiver iniciativa, for analítico e conhecer as principais tecnologias da era digital.

Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Ciências Contábeis?

4) Gilmore Girls (2000-2007)

Na série “Gilmore Girls”, Lorelai Gilmore (Lauren Graham) é uma mulher batalhadora: além de cuidar da filha adolescente, ela gerencia um hotel e estuda Administração. Depois de formada, a personagem abre, em sociedade com uma amiga, o próprio negócio: a pousada DragonFly Inn.

Como ter certeza de que o curso de Administração de Empresas é para mim? Você deve escolher seguir a profissão se for organizado, tiver boa capacidade de argumentação e comunicação e souber gerir pessoas.

Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Administração?

5 mitos e verdades sobre o curso de Administração de Empresas

5) Um Senhor Estagiário (2015)

Você já imaginou começar um novo emprego com 70 anos de idade? Coragem e determinação é o que não parece faltar para Ben Whittaker (Robert De Niro), protagonista do filme “Um Senhor Estagiário”. Na obra cinematográfica, o viúvo aposentado decide voltar ao mercado de trabalho e, no final das contas, acaba sendo contratado para atuar como estagiário sênior em uma empresa de moda. Com carisma e bom-humor, o homem consegue conquistar a simpatia de seus colegas e de sua chefe Jules Ostin (Anne Hathaway), com quem, especialmente, desenvolve uma linda relação de amizade.

Estágios: o que são e como podem impulsionar sua carreira?

A escolha da carreira é uma jornada pessoal e única, e filmes e séries podem oferecer uma visão inspiradora sobre diferentes profissões. Se você se identificou com algum dos personagens que mencionamos neste post, pode ser que esteja começando a descobrir o que realmente o motiva e satisfaz. Explore suas paixões, faça pesquisas, converse com profissionais da sua área de interesse e, acima de tudo, ouça seu coração. O emprego dos seus sonhos pode estar mais próximo do que você imagina!

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades