PPGEnsino

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

Nome: Alfabetização Científica e Tecnológica
Descrição: A área de concentração desenvolve investigações sobre o conhecimento cientifico e tecnológico, visando a formação inicial e continuada nos diferentes níveis e espaços educativos. Tem como referência as relações sociopolíticas e culturais na constituição da docência e suas implicações a fim de promover a análise e desenvolvimento de estratégias que permitam a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. As pesquisas envolverão estudos sobre os desafios da alfabetização científica e tecnológica nos diversos níveis de ensino. Compreenderão os processos de construção de significados sobre os saberes e a aprendizagem docente e discente em ambientes de ensino formal e não-formal.

LINHA DE PESQUISA:

Nome: Ciência, Sociedade e Ensino
Descrição: Os estudos dessa linha tem como objetivo a reflexão e o desenvolvimento de investigações sobre as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, bem como a natureza, a apropriação, a construção, a avaliação social e os impactos das ciências no ensino de áreas de conhecimento específico. Estuda a gênese do conhecimento e sua veiculação em espaços formais e não formais de educação. Os saberes terão como foco os fundamentos históricos, epistemológicos e filosóficos, relacionando-os com as abordagens das diversas metodologias de pesquisa.

Nome: Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino
Descrição Compreende o estudo de tecnologias, recursos e ferramentas no processo de ensino e de aprendizagem de áreas de conhecimento específico. Investiga, cria e explora possibilidades de uso de tecnologias que possam contribuir para uma alfabetização científica e tecnológica.

Nome: Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação
Descrição Envolve o estudo de diferentes teorias de currículo, práticas pedagógicas, processos de avaliação e gestão do ensino. Investiga a formação inicial e continuada de professores em espaços formais e não-formais de ensino, com enfoque na Alfabetização Científica, integrando Universidade e Educação Básica.
Nos envie sua dúvida.
*Erro: Todos os dados devem ser preenchidos
Sua mensagem foi enviada com sucesso!