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EMENTA:
Estudo das teorias que fundamentam os processos de ensino e de aprendizagem em diferentes tempos, dimensões
e espaços. Relações entre as diferentes concepções epistemológicas com as práticas pedagógicas. Novas formas
de conhecer e as políticas da cognição.
BIBLIOGRAFIA:
- Básica:
CORAZZA, Sandra. Uma vida de professora. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005.
KASTRUP, Virgínia. Políticas da cognição. Porto Alegre: Sulina, 2009.
MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 2011.
- Complementar:
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? São Paulo: Ed. 34, 1992.
LEVY, Pierre. As tecnologias da inteligencia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993
MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001.
RANCIÉRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte:
Autêntica, 2004.
CH: 30h-a
EMENTA:
Diferentes olhares do pesquisador na investigação. Estudo teórico-metodológico de aspectos básicos do processo
de pesquisa e da ciência. O ensino como espaço de pesquisa. Aspectos formais na elaboração e apresentação de
trabalhos científicos. Exigências éticas e posturas do pesquisador.
BIBLIOGRAFIA:
- Básica:
1. TRIVINOS, A;N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 2015.
2. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
3. DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 2006.
- Complementar:
1. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2002.
2. LUCKESI, Cipriano; BARRETO, Eloi; COSMA, José. Fazer universidade: uma proposta metodológica. São Paulo:
Cortez, 2003.
3. POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes,
2008.
4. VEIGA-NETO, Alfredo; LARROSA, Jorge; GRUN, Mauro. Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em
educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
5. CHEMIN, Beatris Francisca. Manual da Univates para trabalhos acadêmicos. Lajeado: Univates, 305 p, 2015.
Disponível em www.univates.br/files/files/univates/manual/Manual_completo.pdf
CH: 30h-a
EMENTA:
Questões e desafios para o ensino como crítica ao cientificismo que perpassa a sociedade e as escolas. Reflexões
sobre alfabetização científica e tecnológica. O impacto da tecnologia na Educação. Relações entre tecnologia,
ciência e cultura. A história da ciência e da tecnologia e a transposição para problemas contextualizados.
BIBLIOGRAFIA:
- Básica:
1. CHASSOT, Attico. Alfabetizacao cientifica: questões e desafios para a educação. Ijui: UNIJUI, 2003.
2. DEMO, P. Educação e Alfabetização científica. Papirus, 2010.
3. GRINSPUN, M. P. S. Z. (Org.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1999. p.
25-73.
- Complementar:
1. SANTOS, W. L. P. dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e
desafios. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 36 set./dez. 2007.
2. AULER, D. Alfabetização científico-tecnológica: um novo “paradigma”? ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências,
v. 5, n.1, 2003.
3. BISPO FILHO, D. O.; MACIEL, M. D.; SEPINI, R. P.; ALONSO, A. V. Alfabetização científica sob o enfoque da
ciência, tecnologia e sociedade: implicações para a formação inicial e continuada de professores. Revista
Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 12, n. 2, 2013.
4. SANTOS, W. L. P. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e
desafios. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 36, 2007.
5. SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de. 2011. Alfabetização científica e tecnológica: uma revisão bibliográfica.
Investigações em Ensino de Ciências. v. 16(1): 59-77, 2011.
CH: 30h-a
EMENTA:
Educação e a maquinaria escolar; a crise da escola moderna; os desafios da escola contemporânea e a formação docente
na sociedade pedagógica.
BIBLIOGRAFIA:
- Básica:
1. COSTA, Marisa Vorraber (org.) A escola tem futuro? Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
2. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1997.
3. LARROSA, Jorge; VEIGA-NETO, Alfredo. Pedagogia profana. Belo Horizonte: Autentica, 2000.
- Complementar:
1. BAUMAN, Zygmunt. Modernidade liquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
2. COSTA, Marisa Vorraber (Org). A educação na cultura da mídia e do consumo. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.
3. FOUCAULT, Michel. Microfisica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2002.
4. LARROSA, Jorge Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autentica, 2004.
5. MOREIRA, Antonio Flavio Moreira; SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez,
2000.
CH: 30h-a
EMENTA:
Organização e planejamento do trabalho pedagógico. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Recursos
para o ensino. Relação pedagógica e mediação docente.
BIBLIOGRAFIA:
- Básica:
1. GIL, Antonio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2006.
2. LOWMAN, Joseph. Dominando as técnicas de ensino. São Paulo: Atlas, 2004.
3. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2010.
- Complementar:
1. COWAN, John. Como ser um professor universitario inovador: reflexão na ação. Porto Alegre: Artmed, 2002.
2. MORETTO, Vasco Pedro. Planejamento: planejando a educação para o desenvolvimento de competências. Petrópolis, RJ:
Vozes, 2008.
3. NÓVOA, Antônio. (org.) As organizações escolares em análise. Portugal: Publicações D. Quixote, 1995.
4. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org.). Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção possível.15. ed.
Campinas: Papirus, 2002. 192p. (Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico).
5. ZABALA, Antoni. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.
CH: 30h-a
EMENTA:
Elaboração, implementação e avaliação do uso de diferentes estratégias de ensino e/ou recursos tecnológicos na
prática pedagógica. Investigação de diferentes formas de integrar atividades no contexto de sala de aula.
BIBLIOGRAFIA:
- Básica:
1. GIL, Antonio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2006.
2. LOWMAN, Joseph. Dominando as técnicas de ensino. São Paulo: Atlas, 2004.
3. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2010.
- Complementar:
1. COWAN, John. Como ser um professor universitario inovador: reflexão na ação. Porto Alegre: Artmed, 2002.
2. GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
3. MORETTO, Vasco Pedro. Planejamento: planejando a educação para o desenvolvimento de competências. Petrópolis, RJ:
Vozes, 2008.
4. NÓVOA, Antônio. (org.) As organizações escolares em análise. Portugal: Publicações D. Quixote, 1995.
5. SVINICKI, Marilla; MCKEACHIE, Wilbert J. Dicas de ensino: estratégias, pesquisa e teoria para professores
universitários. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
CH: 30h-a
EMENTA:
As temáticas de pesquisa desenvolvidas pelos discentes e sua relação com a Área de Concentração e Linhas de Pesquisa
do Programa (seminários individuais apresentados pelos discentes). Reflexão conjunta sobre o andamento dos projetos
de tese com ênfase na fundamentação teórica, metodologia empregada e resultados esperados.
BIBLIOGRAFIA:
- Básica e Complementar
Publicações diversas das áreas de interesse dos docentes e discentes do Programa.
Disciplinas Eletivas
CH: 30h-a
EMENTA:
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e Educação a Distância (EaD): Histórico, modalidades e possibilidades.
Ferramentas de comunicação e interação em ambientes virtuais de aprendizagem. Construção e aplicação de recursos
pedagógicos específicos para esses ambientes. A mediação pedagógica e organização de situações de aprendizagem na
modalidade EaD. Requisitos educacionais e tecnológicos para a EaD. Gestão em EaD.
BIBLIOGRAFIA:
- Básica:
1. MAIA, Carmem; MATTAR, João. ABC da EaD: a educação a distância hoje. São Paulo: Pearson, 2011.
2. MATTAR, J. Games em Educação como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
3. MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, [2009].
- Complementar:
1. CARVALHO, F. C. A. de, IVANOFF, G. B. Tecnologias que educam. Ensinar e aprender com tecnologias de informação e
comunicação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
2. PALLOF, R. M.; PRATT, K. O Aluno Virtual um guia para trabalhar com estudantes on-line Porto Alegre: Artmed,
2004.
3. POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
4. PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina,
2007.
5. VALENTINI, C. B.; SOARES, E. M. S. do (org) Aprendizagem em ambientes virtuais compartilhando ideias e
construindo cenários. Caxias do Sul: Educs, 2005.
CH: 30h-a
EMENTA:
A disciplinarização e a episteme moderna; disciplinarização, saber e poder; os princípios da interdisciplinaridade e
da transversalidade. Estudo de práticas curriculares produzidas nas escolas contemporâneas.
BIBLIOGRAFIA:
- Básica:
1. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 1991.
2. JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
3. FAZENDA, Ivani C. A. (org.) O que é interdisciplinaridade?. São Paulo: Cortez, 2008.
- Complementar:
1. FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987.
2. JAPIASSU, Hilton. Introdução ao Pensamento Epistemológico. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.
3. LÉVY, Pierre e AUTHIER, Michel. As árvores de conhecimento. SP: Escuta, 1995.
4. CORAZZA, Sandra; TADEU, Tomaz. Composições. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
5. GALLO, Silvio. Transversalidade e educação: pensando uma educação não-disciplinar. In: ALVES, Nilda; GARCIA,
Regina Leite (orgs.). O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
CH: 30h-a
EMENTA:
Invenção do sujeito moderno e produção de identidades e/ou corpos "saudáveis". Representações sobre a diferença; os
discursos de inclusão e as práticas de governamentalidade. Diferenças na escola; a escola inclusiva e o
currículo.
BIBLIOGRAFIA:
- Básica:
1. FOUCAULT, Michel. Os Anormais. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
2. RAGO, Margareth, ORLANDI, Luiz B. e VEIGA-NETO, Alfredo (orgs.) Imagens de Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro:
DP&A, 2002.
3. FONSECA, Márcio Alves. Michel Foucault e a constituição do sujeito. São Paulo: EDUC, 2011.
- Complementar:
1. BATISTA, Claudio e JESUS, Denise Meyrelles de. Avanços em políticas de inclusão: o contexto da Educação Especial
no Brasil e em outros países. Porto Alegre: Mediação, 2009.
2. BERGÈS, Jean; BERGÈS-BOUNES, Marika; CALMETTES-JEAN, Sandrine. O que aprendemos com as crianças que não aprendem?
Porto Alegre: CMC, 2008.
3. LOPES, Maura C. e HATTGE, Morgana D. Inclusão escolar: conjunto de práticas que governam. Belo Horizonte:
Autêntica, 2009.
4. LARROSSA, J., SKLIAR, C. (orgs.) Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte:
Autêntica, 2001.
5. FABRIS, E.T. H.; KLEIN, R.R. Inclusão e biopolítica. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
CH: 30h-a
EMENTA:
Fundamentos da ética. Axiologia e a ação educativa. Ética e compromisso para o contexto atual, liberdade e educação.
Deontologia na educação. Educação à Distância com ética.
BIBLIOGRAFIA:
- Básica:
SANCHEZ, Adolfo. Ética . Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
NALINI, José Renato. Ética geral e profissional. 7. ed. 2011.
OLIVERIA, Manfredo A. de (Org). Correntes fundamentais da ética contemporânea. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
- Complementar:
1. BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano; compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 2000.
2. APAP, Georges et al. A construção dos saberes e da cidadania: da escola à cidade. Ed. Artmed. 1. ed. 2002.
3. SÁ, Antônio Lopes de. Ética profissional. 2001.
4. SOUZA, Ricardo Timm de. Ética como fundamento: Uma introdução à Ética Contemporânea. São Leopoldo: Nova Harmonia,
2004.
5. WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
CH: 30h-a
EMENTA:
Seleção e construção de experimentos para o desenvolvimento conceitual de temáticas relacionadas ao Ensino pela
utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação.
BIBLIOGRAFIA:
- Básica:
Padrões de competências em TIC para professores. UNESCO, 2009. Disponível em: www.unesco.org/en/competency-standards-teachers.
Wilson, Carolyn; Ramon, Grizzele, Alton; Tuazon, Ramon; Akyempong, Kwame; Cheung, Chi-Kim.Alfabetização midiática e
informacional. Currículo para formação de professores. UNESCO, 2013.
Johnson, L., Adams Becker, S., Estrada, V., y Martín, S (2013). Perspectiva Tecnológica para la Educación STEM+
2013-2018: Análisis Sectorial Proyecto Horizon NMC. Austin, Texas: The New Media Consortium.
- Complementar:
Papert, Seymour. A máquina das crianças - repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas,
2008.
Giordan, Marcelo. Computadores e linguagens nas aulas de ciências. Ijuí: Unijuí, 2008.
Fagundes, Léa; Sato, Luciane S.; Maçada, Débora L. Aprendizes do futuro: as inovações começaram. Coleção informática
para a mudança na educação. SEaD - MEC, 2006.
Eichler, Marcelo Leandro; Del Pino, José Claudio. Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: UFRGS,
2006.
Johnson, L., Adams Becker, S., Cummins, M., Estrada, V., and Meira, Adeline (2012). Perspectivas tecnológicas para o
ensino fundamental e Médio Brasileiro de 2012 a 2017 : Uma análise regional por NMC Horizon Project. Austin, Texas:
The New Media Consortium.
CH: 30h-a
EMENTA:
Descoberta do método. A perspectiva sistêmica. O pensamento complexo. As implicações das concepções sobre a natureza
da ciência no ensino. Método e conhecimento verdadeiro.
BIBLIOGRAFIA:
- Básica:
CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. 17ª Edição. Porto Alegre: Editora Novo
Ambiente, 2012.
DESCARTES, René. Discurso do Método. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2011 4ª edição.
- Complementar:
CAPRA. F. Ponto de mutação. São Paulo: Editora Cultrix, 2012.
DIAMOND, J. Colapso: como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso. Rio de Janeiro: Editora Record,
2007.
KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2007.
MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2010.
POPPER, K.R. A Lógica da Pesquisa Científica.São Paulo: Cultrix, 2007.
CH: 30h-a
EMENTA:
Tendências na formação de professores. Implicações e relações com a organização do trabalho docente. Formação
inicial e continuada. Redes, coletivos e outras formas de organização e autoformação de professores.
BIBLIOGRAFIA:
- Básica:
1. ANDRÉ, Marli (Org). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP: Papirus,
2011.
2. CORTELLETTI, Ivonne Assunta; RIBEIRO, Liane Beatriz Moretto; STEDILE, Nilva Lucia Rech. Reflexão sobre a ação:
uma estratégia de formação de professores em nível superior de ensino. Caxias do Sul: Educs, 2002.
3. TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de
interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2011.
- Complementar:
1. CALDERANO, Maria da Assunção; MARQUES, Gláucia F. C.; MARTINS, Elita Bettania (Orgs). Formação continuada e
pesquisa colaborativa: tecendo relações entre universidade e escola. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2013.
2. IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
3. MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho; CARVALHO, Marlene Araújo de. Formação de professores e práticas
docentes: olhares contemporâneos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
4. SANTOS, Lúcia de Fátima; SILVA, Sandra Regina Paz da; LUIS, Suzana Maria Barrios (Orgs). Universidade e escola:
diálogos sobre formação docente. Recife: UFPE, 2012.
5. TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; MAGALHÃES, Lucy de. O ofício de professor: história, perspectivas e desafios
internacionais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
CH: 30h-a
EMENTA:
A descoberta da subjetividade no Renascimento. O iluminismo e o sujeito na investigação. O pensar na tradição
ocidental. Os problemas da fundamentação. Bases epistemológicas e problematizações do Ensino na
contemporaneidade.
BIBLIOGRAFIA:
- Básica:
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes,
2007.
MOREIRA, M. A.; MASSONI, N. T. Epistemologias de Século XX. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária,
2011.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciencias. São Paulo: Cortez, 2009.
- Complementar:
FUGANTI, Luis. Saúde, desejo e pensamento. São Paulo: Hucitec, 2008.
GARCIA, J. e SERRES, M. Historia de las ciencias. Madrid: Ed. Catedra, 1991.
JAPIASSU, Hilton. Nascimento e morte das ciências humanas. Rio de Janeiro: F. Alves, 1978.
LATOUR. Bruno. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. São Paulo: EDUSC,
2001.
SERRES, Michel. Diálogos sobre a ciência, a cultura e o tempo.Lisboa: Instituto Jean Piaget, 1997.
CH: 30h-a
EMENTA:
O gestor no cotidiano das instituições de ensino: função, objetivos e atribuições. Empreendedorismo no ensino.
BIBLIOGRAFIA:
- Básica:
1. HENGEMÜHLE, Adelar. Gestão do ensino e práticas pedagógicas. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
2 LOPES, Rose Mary A. (Org). Educação empreendedora: conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier,
2010.
3. LÜCK, Heloísa; FREITAS, Kátia Siqueira de; GIRLING, Robert; KEITH, Sherry. A escola participativa: o trabalho do
gestor escolar. Petrópolis: Vozes, 2011.
- Complementar:
1. BURBULES, Nicholas; TORRES, Carlos Alberto. Globalização e Educação: perspectivas críticas. Tradução de Ronaldo
Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 11-26.
2. FERREIRA, Naura Syria Capareto; AGUIAR, Márcia Angela da S. (Orgs.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e
compromissos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
3. LÜCK, Heloísa. Liderança em gestão escolar. Petrópolis: Vozes, 2008.
4. PERONI, Vera Maria Vidal. Política educacional e papel do Estado: no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã,
2003.
5. SANTOS, Clóvis Roberto dos. O gestor educacional de uma escola em mudança. São Paulo: Pioneira, 2002.
CH: 30h-a
EMENTA:
Estudo e discussão das principais características das metodologias ativas com vistas à potencialização do agir
docente, buscando a qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem. Detalhamento da Metodologia da
Problematização, da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), da Aprendizagem por Projetos, entre outras.
BIBLIOGRAFIA:
- Básica:
1. M., CHRISTENSEN, Clayton, HORN, Michael B., and JOHNSON, Curtis W..Inovação na Sala de Aula: Como a Inovação
Disruptiva Muda a Forma de Aprender, 2ª edição. Bookman, 2012. VitalBook file.
2. ARAÚJO, U.F.; SASTRE, G. (orgs.) Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus,
2009.
3. MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da
Física, 2011.
- Complementar:
1. ALARCÃO, Isabel.Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
2. CUNHA, M. I. et al. Inovações pedagógicas na formação inicial de professores. In: FERNANDES, C. M. B.; GRILLO, M.
(Orgs.). Educação Superior: travessias e atravessamentos. Canoas: Editora da ULBRA, 2001. p. 33-90.
3. DÍAZ BORDENAVE, Juan; PEREIRA, Adair Martins. Estrategias de ensino-aprendizagem. 25. ed. Petrópolis: Vozes,
2004.
4. DOHME, V. Atividades lúdicas na Educação. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
5. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,
2005.
6. RIBEIRO, Luis Roberto de C. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. São
Carlos: EdUFSCar, 2010.
CH: 30h-a
EMENTA:
As fontes da política educacional: a legislação educacional; compromissos internacionais; planos governamentais e de
educação. Contexto das políticas públicas da educação básica ao ensino superior. A educação para o século XXI:
tendências, desafios e metas para a Educação Superior, Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico.
BIBLIOGRAFIA:
- Básica:
1. COLOMBO, Sonia Simões et al. Desafios da gestão universitária contemporânea. Porto Alegre: Artmed, 2011.
2. BRUEL, A. L. de O. Políticas e legislação da educação básica no Brasil. Curitiba: IBPEX, 2010.
3. FREITAS, D.N.T. A avaliação da educação básica no Brasil: dimensão normativa, pedagógica e educativa. Campinas,
SP: Autores Associados, 2007.
- Complementar:
1. CAMARGO, Ieda. Gestão e políticas da educação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.
2. BRASIL. Plano Nacional de Educação.
3. ARANHA, J. A. S. Interfaces: a chave para compreender as pessoas e suas relações em um ambiente de inovação/José
Alberto Sampaio Aranha. - São Paulo: Saraiva, 370p, 2009.
4. BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. BRASIL. Plano
Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020/Coordenação de Pessoal de Nível Superior. - Brasília, DF: CAPES, 2010,
volume 1, 309p.
5- ARAÚJO, Claisy Maria Marinho; POLIDORI, Marlis Morosini (Orgs). Análise dos sistemas de educação superior no
Brasil e em Portugal: o que apontam as políticas educacionais. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.
CH: 30h-a
EMENTA:
Investigação de espaços educativos formais e não formais. A construção do conceito de educação não formal. Processos
de ensino e de aprendizagem em espaços não formais. Problematização de iniciativas comunitárias e interfaces com a
educação. Constituição de novos territórios em educação. Prática em aprendizagem em espaços não formais.
BIBLIOGRAFIA:
- Básica:
1. GOHN, Maria da Gloria. Movimentos sociais e educação. São Paulo: Cortez, 2005.
2. VERCELLI, Lígia A. (org). Educação não formal – campos de atuação. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.
3. SANTOS, B. S. A crítica da razão indolente. Contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.
- Complementar:
1. BAUMAN, Z. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Cambridge: Polity, 2003.
2. PRESS, F.; SIEVER, R.; GROTZINGER, J.; JORDAN, T., H., Understanding Earth. 4. edition, W. H. Freeman and
Company, New York. 2004.
3. ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: Estação Liberdade,
1989.
4. CORRÊA, Guilherme, PREVE, Ana Maria H. A educação e a maquinaria escolar: produção de subjetividades, biopolítica
e fugas. REU, Sorocaba, SP, v.37, n.2, p.181-202, dez/2011
5. DUARTE JR, João-Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba, PR: Criar Edições, 2004.
CH: 30h-a
EMENTA:
Conceitos, funções e significados da avaliação. Estudo dos processos de avaliação. Avaliação em diferentes
dimensões. Autoavaliação.
BIBLIOGRAFIA:
- Básica:
1. DILIGENTE, Marcos Pereira. Avaliação participativa no ensino superior e profissionalizante. Porto Alegre:
Mediação, 2003.
2. FERREIRA, Lucinete Maria Sousa. Retratos da avaliação: conflitos, desvirtuamentos e caminhos para a superação.
Porto Alegre: Mediação, 2009.
3. HADJI, Charles; RAMOS, Patricia C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.
- Complementar:
1. ANTUNES, Celso. A avaliação da aprendizagem escolar. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
2. BALLESTER, Margarita. Avaliação como apoio à aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2003.
3. ESTEBAN, Maria Teresa. Escola, currículo e avaliação. São Paulo: Cortez, 2003.
4. SCHILLING, Claudia; MURAD, Fatima (Trads). As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores
e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2008.
5. VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2010.
CH: 30h-a
EMENTA:
Uso de tecnologias de informação: análise crítica de materiais e recursos disponibilizados na rede. O uso didático
da internet. Exploração de softwares e aplicativos voltados para o ensino. Seleção e construção de experimentos para
o desenvolvimento conceitual de temáticas relacionadas ao ensino pela utilização das tecnologias.
BIBLIOGRAFIA:
- Básica:
1. Padrões de competências em TIC para professores. UNESCO, 2009. Disponível em:
www.unesco.org/en/competency-standards-teachers
2. Johnson, L., Adams Becker, S., Estrada, V., y Martín, S. (2013). Perspectiva tecnológica para la educación STEM+
2013-2018: Análisis Sectorial Proyecto Horizon NMC. Austin, Texas: The New Media Consortium.
3. Wilson, Carolyn; Ramon, Grizzele Alton; Tuazon, Ramon; Akyempong, Kwame; Cheung, Chi-Kim. Alfabetização midiática
e informacional. Currículo para formação de professores. UNESCO, 2013.
- Complementar:
1. Alava, Séraphin (org). Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais? Porto Alegre: Artmed,
2002.
2. Giordan, Marcelo. Computadores e linguagens nas aulas de ciências. Ijuí: Unijuí, 2008.
3. Johnson, L., Adams Becker, S., Cummins, M., Estrada, V., and Meira, Adeline. (2012). Perspectivas tecnológicas
para o ensino fundamental e médio brasileiro de 2012 a 2017: Uma análise regional por NMC Horizon Project. Austin,
Texas: The New Media Consortium.
4. Lévy, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed 34, 2010.
5. Papert, Seymour. A máquina das crianças - repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas,
2008.
CH: 30h-a
EMENTA:
Estudo das teorias tradicionais, críticas e pós-críticas em Educação e currículo; a árvore dos saberes e o rizoma;
currículo, poder e subjetividade; imagens do currículo e tempos da educação: currículos-mapa, currículos-rizoma ou o
pós-currículo.
BIBLIOGRAFIA:
- Básica:
1. COMENIUS, Jan Amos. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
2. CORAZZA, Sandra; TADEU, Tomaz. Composições. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
3. SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica,
2002.
- Complementar:
1. CORAZZA, Sandra. O que quer um currículo? Pesquisas pós-críticas em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
2. GALLO, Silvio. Deleuze e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
3. GONSALVES, Elisa P., PEREIRA, Maria Z. e CARVALHO, Maria E. (orgs.) Currículo e contemporaneidade: questões
emergentes. São Paulo: Alínea, 2011.
4. LOPES, Alice Ribeiro Casimiro; MACEDO, Elizabeth Fernandes de; ALVES, Maria Palmira Carlos (Orgs). Cultura e
política de currículo. Araraquara: Junqueira, 2006.
5. SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte:
Autêntica, 2003.
CH: 30h-a
EMENTA:
Evolução das tecnologias no Brasil. Políticas públicas de ciência e tecnologia e os softwares livres. Tecnologia,
cultura e ciberespaço. Contexto contemporâneo e tendências no uso das tecnologias de ensino.
BIBLIOGRAFIA:
- Básica:
1. LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3e. São Paulo: Editora 34, 2011.
2. MORAN, J. M. et al. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, Papirus, 16a ed. 2009.
3. SANCHO, F. e Hernández, J. M. Tecnologias para transformar a Educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.
- Complementar:
1. BIZ, Osvaldo; GUARESCHI, Pedrinho. Mídia, Educação e Cidadania, Editora Vozes, 2004.
2. BRIGGS, A. e BURKE, P. Uma História Social da Mídia: de Gutenberg `a Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,
2004.
3. CARVALHO, F. C. A. E Ivanoff, G. B. Tecnologias que educam: Ensinar e aprender com as tecnologias de informação e
comunicação. SP: Pearson Prentice Hall, 2010.
4. OLIVEIRA, R. de. Informática Educativa: dos planos e discursos à sala de aula. Campina, Sp: papirus. 15a ed.
2009.
5. VALENTE, J. A. MAZZONE, J. E BARANAUSKAS. M. C. (org.). Aprendizagem na era das tecnologias digitais. SP: Cortez:
FAPESP, 2007.
CH: 30h-a
EMENTA:
Espaços de Integração entre Universidade, Escola e Sociedade. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa,
extensão.
BIBLIOGRAFIA:
- Básica:
1. PACÍFICO, J.M; BUENO, J.L.P.;SOUZA, A.M.L. Formação docente na universidade em interface com a educação básica:
ultrapassar limites, criar possibilidades. 1 edição, Florianópolis: Pandion, 2014, 200 p.
2. MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 4. ed. Campinas: Papirus,
2009.
3. LÜDKE, Menga; CRUZ, Giseli Barreto da. Aproximando Universidade e Escola de Educação Básica pela pesquisa.
Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p. 81-109, maio/ago. 2005.
- Complementar:
1. EGGERT, Edla. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. Porto Alegre:
EDIPUCRS, 2008.
2. MAGALHÃES, H. G. D. Indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão: tensões e desafios. In: Educação
Temática Digital. São Paulo, v. 8, n. 2, p. 168-175, 2007.
3. ROLDÃO, M. Formar para a excelência profissional — pressupostos e rupturas nos níveis iniciais da docência.
Educação e Linguagem, ano 10, v. 1, n. 15, p.18-42, 2007.
4. SÍVERES, Luiz. A extensão como um princípio de aprendizagem. Revista Dialogos, v. 10, Brasília, Universidade
Católica de Brasília, Dezembro de 2008.
5. CUNHA, Maria Isabel. Pedagogia Universitária: energias emancipatórias em tempos neoliberais. São Paulo:
Junqueira&Marin, 2006.
Disciplinas Eletivas por Área do Conhecimento
CH: 30h-a
EMENTA:
Concepções de leitura: aspectos cognitivos da interpretação de textos. A leitura significativa. Condições de
possibilidade da interpretação. O texto: mecanismos de coesão, coerência e a argumentatividade.
BIBLIOGRAFIA:
- Básica:
1. FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2015.
2. GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 27. ed. Rio de
Janeiro: FGV, 2014.
3. GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método. 10ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
- Complementar:
1. COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.
2. KOCH, Ingedore G. V. O texto e a construção dos sentidos. 9ª. ed, São Paulo: Contexto, 2007.
3. NEVES, Iara Conceicao Bitencourt et al. (Org.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 7. ed. Porto
Alegre: UFRGS, 2006.
4. SNOWLING, Margaret J.; HULME, Charles (Orgs). A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso, 2013.
5. SOUZA, Ricardo Timm de. Sobre a construção do sentido: o pensar e o agir entre a vida e a filosofia. São Paulo:
Perspectiva, 2004.
CH: 30h-a
EMENTA:
Encontros da Arte com a Pedagogia; o ensino em sua perspectiva ético-estético-política; a arte e a linguagem das
sensações: afectos e perceptos; a aprendizagem dos signos e o pensamento enquanto potência de criação.
BIBLIOGRAFIA:
- Básica:
1. BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 2007.
2. BADIOU, Alain. Pequeno manual de inestética. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
3. DELEUZE, G. Francis Bacon: a lógica da sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007.
- Complememtar:
1. CORAZZA, Sandra. Artistagens: Filosofia da diferença e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
2. DELEUZE. Gilles. A ilha deserta: e outros textos. Edição Preparada por David Lapoujade. Organização da edição
brasileira e revisão técnica Luiz Orlandi. São Paulo: Iluminuras, 2006.
3. FONSECA, Tânia G. e ENGELMAN, Selda (orgs.) Corpo, arte e clínica. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2004.
4. HERMANN, Nadja. Ética e estética: a relação quase esquecida. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.
5. ORTEGA, José e GASSET. A desumanização da Arte. São Paulo: Cortez, 2005.
CH: 30h-a
EMENTA:
Estudo e discussão de tópicos atuais relacionados às Ciências Biológicas Métodos de abordagem do ensino e
aprendizagem de aspectos teóricos e práticos no ensino de Biologia, dentro de uma visão interdisciplinar.
BIBLIOGRAFIA:
- Básica:
MATURANA, H.R. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo. Palas Athena. 2011.
MAYR, E. Isto é Biologia: a ciência do mundo vivo. São Paulo. Companhia das Letras. 2008.
POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Ángel Gómez. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao
conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.
- Complementar:
1. CARVALHO, I. C.de M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6 ed. São Paulo. Cortez. 2012.
2. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A.; PERNAMBUCO, M.M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo.
Cortez Editora. 2011.
3. STILING. P. Ecology: Global Insights and Investigations. 2nd. ed. Boston: McGraw-Hill, 2014.
4. CAPRA F. 1995. Ponto de mutação. Editora Cultrix. São Paulo. 445 pág.
5. QUINN, D. 2000. A história de B. Editora Peirópolis. Rio de Janeiro. 344 pág.
CH: 30h-a
EMENTA:
Conceitos fundamentais da Mecânica Quântica. Relatividade restrita. Física das Radiações Partículas elementares.
Conceitos fundamentais de física nuclear e física molecular. Tendências teórico-metodológicas da pesquisa em Ensino
de Física e formas de trabalho em sala de aula com caráter inovador e interdisciplinar.
BIBLIOGRAFIA:
- Básica:
1. TIPLER, P. A.; LLEWELLYN, R. A. Física moderna. Rio de Janeiro: LTC. 2001.
2. EISBERG, R. M. Física quântica: átomos, moléculas, sólidos, núcleos e partículas. Rio de Janeiro: Campus,
1983.
3. MENEZES, Luis Carlos de. A matéria: uma aventura do espírito : fundamentos e fronteiras do conhecimento fisico.
São Paulo: Livraria da Física, 2005.
- Complementar:
1. BRAZ JUNIOR, Dulcidio. Física moderna: tópicos para ensino médio. Campinas: Companhia da Escola, 2002.
2. CARUSO, Francisco; OGURI, Vitor. Física moderna: origens clássicas e fundamentos quânticos. Rio de Janeiro:
Elsevier, 2006.
3. HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física. Rio de Janeiro: LTC, 2003. v. 4
4. HEISENBERG, Werner; FERREIRA, Jorge Leal. Física e filosofia. Brasília: Universidade de Brasília, 1981.
5. YOUNG, Hugh D.; FREEDMAN, Roger A. Física IV. São Paulo: Pearson/Addison Wesley, 12ª ed, 2012.
CH: 30h-a
EMENTA:
Tópicos de derivadas e integrais, equações diferenciais ordinárias. Programação linear. Métodos numéricos: zeros
reais de funções reais, ajuste de curvas pelo método dos mínimos quadrados, interpolação, resolução de sistemas
lineares, soluções numéricas de equações diferenciais ordinárias.
BIBLIOGRAFIA:
- Básica:
1. RUGGIERO, M.A.G.; LOPES, V.L. Da R.; Cálculo numérico: aspectos teóricos e computacionais. São Paulo, Makron
Books, 2a. Edição, 2013.
2. SPERANDIO, D.; MENDES, J. T.; SILVA, L. H. M.. Cálculo numérico: características matemáticas e computacionais dos
métodos numéricos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.
3. ZILL, D., G. Equações Diferenciais com Aplicações em Modelagem. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2a. Edição,
2013.
- Complementar:
1. ANTON, H.: Cálculo; um novo horizonte, volume 1. Porto Alegre, Bookman, 578 pp., 2000.
2. ANTON, H.; RORRES, C. Álgebra linear: com aplicações. 10. ed. Porto Alegre, Bookman, 2012.
3. BOYCE, W.E.: DIPRIMA, R.C.; Equações diferenciais elementares e problemas de valores de contorno, 9a. Edição, Rio
de Janeiro, LTC, 2013.
4. DULLIUS, M.M.; VEIT, E.A.; ARAUJO, I.S. Ensenanza y Aprendizaje en Ecuaciones Diferenciales con abordaje Gráfico,
Numérico y Analitico. Tese de doutorado do Programa de Doctorado en Ensenanza de las Ciencias da Universidade de
Burgos – Espanha, 2009. Disponível emhttp://hdl.handle.net/10259/110.
5. LACHTERMACHER, G. Pesquisa operacional na tomada de decisões. 4 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.
BIBLIOGRAFIA:
- Básica:
1. ZARBIN, Aldo J. G . QUÍMICA DE (NANO)MATERIAIS. Quim. Nova, Vol. 30, No. 6, 1469-1479, 2007.
2. Viegas Jr, C.; Bolzani, V. da S.; Barreiro, E. J. OS PRODUTOS NATURAIS E A QUÍMICA MEDICINAL MODERNA. Quim. Nova,
Vol. 29, No. 2, 326-337, 2006.
3. DAMODARAN, Srinivasan; PARKIN, Kirk L.; FENNEMA, Owen R. Química de alimentos de Fennema. 4. ed. Porto Alegre:
Artmed, 2010.
- Complementar:
1. OLIVEIRA, M. F. Química forense: a utilização da química na pesquisa de vestígios de crime. QUÍMICA NOVA NA
ESCOLA, n. 24, novembro 2006.
2. XAVIER, A. M. MARCOS DA HISTÓRIA DA RADIOATIVIDADE E TENDÊNCIAS ATUAIS. Quim. Nova, Vol. 30, No. 1, 83-91,
2007.
3. YUNES, Rosendo Augusto; CECHINEL FILHO, Valdir (Orgs). Química de produtos naturais, novos fármacos e a moderna
farmacognosia. 2. ed. rev. ampl. Itajaí: UNIVALI, 2009.
4. ZARBIN, P. H. G.; RODRIGUES, M. A. C. M.; LIMA, E. R. Feromônios de insetos: tecnologia e desafios para uma
agricultura competitiva no Brasil. Quim. Nova, Vol. 32, No. 3, 722-731, 2009.
5. LEAL, I. C. R.; BARROS, J. C.; MIRANDA, L. S. M. Química do amor. São Paulo: SBQ. 2010. Disponível em: www.ciencias.seed.pr.gov.br/arquivos/File/sugestao_leitura/52quimica_amor.pdf.
CH: 30h-a
EMENTA:
Perspectivas e conexões entre tempo e história. A pluralidade das categorias históricas. Possibilidades
metodológicas de levantamento de fontes da pesquisa histórica. Debates contemporâneos sobre pesquisa
historiográfica. A constituição da memória e sua dimensão social.
BIBLIOGRAFIA:
- Básica:
1. BRAUDEL, Fernand. Reflexões sobre a história. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
2. CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (org). Domínios da História: ensaios de Teoria e Metodologia. Rio de
Janeiro: Campus, 1997.
3. CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.
- Complementar:
1. CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,
1990.
2. HOBBSBAWM, Eric. Sobre história. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
3. HUNT, Lynn. A nova História Cultural. São Paulo:Martins Fontes, 1992.
4. LE GOFF, Jacques. Memória-História. Enciclopédia Einaudi, 1. Lisboa: Imprensa Nacional: Casa da Moeda,
1984.
5. WHITE, Hayden. Metahistória. São Paulo: EDUSP, 1992.