Univates recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Lajeado pelos seus 50 anos

Postado as 11/04/2019 15:26:04

Por Redação

Júlia dos Santos

Na sessão solene da Câmara de Vereadores de Lajeado da última terça-feira, 9, a Universidade do Vale do Taquari - Univates recebeu homenagem pelos seus 50 anos de história.

“O que pensariam os fundadores da Univates, há meio século, se vissem o que ela se transformou hoje?”, questionou o juiz de Direito Luís Antônio de Abreu Johnson no início da sessão.

Júlia dos Santos

O vice-reitor no exercício do cargo de reitor, Carlos Cândido da Silva Cyrne, citou a Univates como sendo a maior obra do Vale do Taquari. “É justo relembrar dos pioneiros que deram início na movimentação por toda a região para viabilizar a oferta de cursos superiores. Eles imaginaram algo grande. Hoje podemos dizer que ultrapassamos o que eles sonharam”, declarou.

Cyrne informou que mais de 20 mil pessoas já se diplomaram pela Univates. “O sucesso da Instituição deve-se ao seu berço. Se somos o que somos, é porque nascemos onde nascemos. A qualidade do nosso estudo é resultado do que é feito na educação básica desta região. Não alcançamos esse sucesso exclusivamente pelo esforço que fazemos na Instituição, mas pelo resultado de tudo o que a comunidade do Vale do Taquari faz”, explicou.

Segundo ele, já foram muitas as conquistas alcançadas ao longo do tempo. “A nossa grandiosidade vai além dos 25 prédios que erguemos nestes 50 anos. São as pessoas que estiveram e que estão na Universidade que nos fazem ser gigantes. Tenho a convicção de que não serão só mais 50 ou 100 anos. Acredito que vamos chegar na casa dos milênios”, apontou.

Já a presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado, Neca Dalmoro, ressaltou o papel da Univates no desenvolvimento de Lajeado. Ela desejou muitos anos de conquistas e sucesso à Instituição, “àquela que tanto fez por nós, por nossos pais, filhos e por todas as gerações que ainda virão. Parabéns, Univates, por ser tão grandiosa em tudo o que faz”, completou.

50 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari

Em 17 de janeiro de 1969, ocorreu a assinatura da portaria para o funcionamento do curso de Letras em Lajeado. Desde então, já são cinco décadas em que a história da região se confunde com a da Univates.

Em www.univates.br/50anos é possível acessar conteúdos alusivos à história da Instituição, depoimentos e atividades comemorativas.