Em comemoração aos 50 anos de ensino superior no Vale do Taquari, a Univates realiza gincana escolar

Postado as 18/06/2019 14:11:15

Por Natália Bottoni

A Gincana Escolar Univates é mais uma das ações de comemoração aos 50 anos de ensino superior no Vale do Taquari. O evento, que acontece entre agosto e setembro, reúne estudantes de escolas de ensino médio com o objetivo de integrar a comunidade escolar com a Univates. A premiação do evento será revertida a ações nos colégios dos participantes. As inscrições podem ser realizadas pelo líder de cada uma das equipes até o dia 31 de julho neste link.

As tarefas da gincana pretendem divertir e integrar os participantes, priorizando a integração acima de qualquer disputa. “A ideia da Univates é explorar o verdadeiro sentido da gincana: proporcionar integração, novas relações e soma de esforços. O objetivo é unir as pessoas, cada uma com suas particularidades, potenciais e diferenças, em busca de uma finalidade em comum, além de ressaltar o verdadeiro valor do respeito e do trabalho em equipe”, afirma a coordenadora da Comissão Organizadora (CO) da gincana e coordenadora de Relacionamento do setor de Marketing e Comunicação da Univates, Caroline Pfingstag.

Ela cita uma parte do manifesto da gincana, que diz: “Mais que disputar, integrar. Muito além de vencer, relacionar. Não é sobre competir, é sobre somar”. Conforme Caroline, a Univates busca se envolver com a comunidade e se aproximar das escolas contribuindo para disseminar o ensino no Vale. “Há muitas pessoas que não conhecem a trajetória da Univates. Por isso, a gincana está contextualizada com a história da Universidade”, finaliza.

Quem pode participar?

Artur Dullius

Escolas de ensino médio regular ou com curso de magistério ou técnico do Vale do Taquari podem participar da gincana. Uma equipe por escola pode se inscrever e no máximo doze podem participar do evento.

As equipes devem ter no mínimo 20 estudantes vinculados à escola inscrita. Além desses, a equipe deve ter um professor representante do colégio; até três mentores com algum vínculo com a Univates, seja aluno, professor, funcionário técnico-administrativo, diplomado, entre outros; e no mínimo dois pais de estudantes que estão inscritos na gincana. A equipe pode incluir outros participantes, como ex-alunos da escola e comunidade em geral. Não há número máximo de integrantes por equipe.

Além disso, cada equipe deve escolher até quatro líderes para serem os representantes e interlocutores das equipes com a CO da gincana. Eles devem retirar e entregar as tarefas à CO e fazer o levantamento de eventuais dúvidas sobre as atividades. Para ajudar os líderes, cada equipe pode nomear até três mentores para retirar e entregar tarefas à CO, caso o líder não possa fazê-lo. Os integrantes de cada equipe devem estar identificados com a camiseta da equipe.

Programação

A reunião com os líderes de cada equipe para o lançamento da primeira tarefa deve ocorrer até o dia 5 de agosto. As atividades acontecem até o dia 13 de setembro, dia em que serão lançadas tarefas à noite. O enduro oficial será nos dias 14 e 15 de setembro, sábado e domingo, e o encerramento da gincana fica para este último dia, quando os resultados serão divulgados.

Os custos das equipes com as demandas relacionadas à gincana, como transporte, alimentação e materiais, são de responsabilidade de cada equipe. A Univates disponibilizará uma sala de aula que pode ser utilizada como local de trabalho (QG) na realização das tarefas. No entanto, a equipe pode definir outro espaço externo à Universidade para a instalação do seu QG.

Premiação

A equipe que somar o maior número de pontos ao término de todas as tarefas será a campeã. Conforme o gerente do setor de Engenharia e Manutenção e membro da CO, Robledo Muller, o propósito da premiação é gerar um ganho para o Vale do Taquari. Em momento oportuno, as escolas vencedoras devem apresentar projetos que preveem a ação a ser realizada com o valor da premiação, que deverá ter relação com demandas do colégio.

“Seja um melhor atendimento do colégio, treinamento para os professores ou melhora na estrutura física do local. De qualquer forma, com esses incentivos os alunos saem mais preparados para realizar um curso de ensino superior. É uma transformação da premiação em investimento que promove uma mudança social”, conclui Muller.

O edital completo da gincana pode ser conferido aqui. Mais informações pelo e-mail gincana@univates.br.