Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Mudança não existe sem ação, defende Gabriel Carneiro no CRIExp

Postado em 06/10/2016 17h49min e atualizado em 26/02/2018 13h54min

Por Tiago Silva

“As coisas só se transformam se nós agirmos.” A afirmação é do especialista em comportamento Gabriel Carneiro. Em workshop no CRIExp, na tarde desta quinta-feira, dia 6, Carneiro falou sobre como a mudança de atitude diante dos desafios influencia na vida pessoal e profissional. Na atividade “DNA - Dinâmicas norteadoras para a ação”, o conferencista instigou o público a sair do lugar comum. Em uma das dinâmicas, em que os participantes tinham que pensar sobre suas expectativa, ele desafiou: “Quem você quer ser nos próximos anos?”

Escritor e especialista em comportamento, Gabriel Carneiro Costa é autor do livro best-seller “O Encantador de Pessoas”, que ilustra experiências reais de clientes na busca pela realização pessoal e felicidade autêntica. Com base em sua experiência com coaching em projetos pessoais de mudança, ele afirma que a transformação não existe se não tiver ação e experimentação. Reconhece que as pessoas são receosas quanto a deixar velhos hábitos devido ao medo.

O palestrante entende que a saída para superar este obstáculo passa por encará-lo de frente. “Todos temos medos de nos arrepender, de dar errado, de não valer a pena. A diferença está no que fazemos diante do medo”, esclarece. Além da incerteza, o palestrante menciona outro fator como entrave para que as pessoas façam algo novo: as crenças de cada um. “Nós não percebemos como o que acreditamos influencia em nossas escolhas.”

Gabriel Carneiro, em suas pesquisas e prática profissional, identificou três fatores para ajudar na tomada de atitudes: estado emocional de coragem, disposição para avançar e contar com a ajuda dos outros nesse processo. “É impossível encarar uma mudança se não tiver coragem”, afirma. “E quando nós começamos a contar nossos planos, começam a surgir novas ideias”, complementa.

Em relação ao ambiente de trabalho, o conferencista afirma que, para se criar um clima saudável dentro da empresa, é preciso cada um olhar para si como agente da transformação. “Todo mundo sabe o que o outro deveria fazer. Mas a pergunta é: o que eu poderia fazer no meu grupo para torná-lo melhor?”

Saiba mais
No CRIExp, evento que começou nesta quinta-feira e segue até sábado, Gabriel Carneiro ainda ministra o workshop “DNA Empreendedor” na tarde desta sexta, na sala 400 do Prédio 12.

Texto: Tiago Silva

Gabriel aponta fatores para ajudar na tomada de atitudes

Tuane Eggers

Gabriel aponta fatores para ajudar na tomada de atitudes

Tuane Eggers

Gabriel aponta fatores para ajudar na tomada de atitudes

Tiago Silva