Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Carlos Hilsdorf abre oficialmente o CRIExp

Postado em 06/10/2016 22h35min e atualizado em 26/02/2018 13h54min

Por Nicole Morás/Elise Bozzetto/Artur Dullius

Mais de 3 mil pessoas já participaram das atividades do CRIExp, um evento que teve início nesta quinta-feira, 6, voltado à criatividade, inovação e empreendedorismo. Realizado na Univates, em Lajeado, a programação segue até o próximo sábado, dia 8, com mais de 23 palestrantes e 78 atividades. A abertura oficial foi realizada na noite desta quinta-feira no Teatro Univates, com a palestra “Atitudes empreendedoras”, com Carlos Hilsdorf. A atividade foi realizada em parceria com o Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS) e marca a edição de outubro do projeto itinerante Ciclo de Debates em Administração (Cidead).

Segundo Hilsdorf, tecnologia é o conhecimento aplicado que modifica a realidade de tal maneira que o fogo foi a primeira grande tecnologia humana, seguida da produção de papel em larga escala pelos chineses e pela invenção da prensa de Gutemberg - sendo cada uma delas o ponto para uma nova era. “O fogo mais o papel deram origem à sociedade da luz e agora temos a sociedade do discernimento, que é o que saber fazer com o conhecimento”, resumiu ele. Para o economista e profundo pesquisador do comportamento humano, atualmente somos o que compartilhamos.

Por meio de uma dinâmica com o público, Hilsdorf abordou a importância dos sonhos, relacionando-os com o ato de empreender e afirmando que o sucesso está em fazer com que outras pessoas sonhem o seu sonho também. Já sobre criatividade, Hilsdorf sugere quebrar pré-conceitos, aceitar menos, questionar mais e ser observador atento da realidade como forma de desenvolvê-la. “Pense fora da caixa, dentro da caixa, sem caixa, como se tudo fosse caixa”, afirmou ele.


“Queremos que o CRIExp esteja no calendário dos eventos mais concorridos nessa temática”

Na abertura oficial, o vice-reitor da Univates, professor doutor Carlos Cândido da Silva Cyrne afirmou que a Instituição, enquanto inserida regionalmente, está preocupada com o seu entorno e, nesse sentido, promove eventos como o CRIExp. “Queremos que o CRIExp esteja no calendário dos eventos mais concorridos nessa temática”, afirmou ele. Cyrne disse ainda que este é a maior atividade já realizada pela Univates e agradeceu a parceria com a empresa Ventiur para a realização do mesmo.

Antes da palestra de Hilsdorf, o presidente do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul, Valter Luiz de Lemos parabenizou a Univates pela realização do CRIExp e afirmou que o evento nasce para conectar ideias e pessoas. Ele afirmou ainda que, com a palestra desta noite, o projeto itinerante Cidead já contabilizou a participação de 4.000 pessoas nas diversas edições de 2016.

Núcleo CRIE realiza premiação

Durante o evento de abertura, também foi realizada a entrega do 1º Prêmio CRIE Univates, promovido pelo Núcleo de Criatividade, Inovação e Empreendedorismo (Crie) com o objetivo de valorizar iniciativas e ações criativas, inovadoras e empreendedoras desenvolvidas e conectadas aos universos acadêmico e profissional. Foram premiados os projetos "Cogeração de energia em caldeiras pelo uso da temperatura dos gases de exaustão em trocador de calor cilíndrico para diminuição da umidade da biomassa combustível” de Vinícius Merlo da Silva, na categoria A (estudantes e diplomados da Univates); e “Desenvolvimento de sistema gerador de energia elétrica a partir de fontes de calor renováveis ou alternativas”, de Carlos Henrique Lagemann e Rafael Farias Garcia, na categoria C (professores e funcionários da Univates e comunidade em geral).

 

Futurismo: o que nos espera?

Tiago Mattos, futurista formado pela Singularity University da Nasa, é empreendedor e co-fundador da Escola Perestroika, focada em inovação. Ele falou sobre futurismo e inovação e trouxe um cenário do mercado de trabalho que não tem volta: a automação. “Nós, enquanto sociedade, temos feito automação o tempo todo, só não percebemos. Não é um processo de hoje. No passado existiam pessoas que eram despertadores humanos: batiam nas janelas acordando as pessoas. Existiam pessoas que arrumavam os pinos de boliche. Existiam profissionais que acendiam a iluminação pública poste por poste. Quer dizer, a automação é vista com medo pelas pessoas, mas é uma oportunidade da robótica fazer coisas que não conseguimos e que não gostamos”, comenta.

Para ele, algumas profissões têm grandes chances de serem extintas até 2020: telemarketing ocupa um dos primeiros lugares, com 99,9% de chance de não existir dentro de poucos anos. Manobrista também ocupa lugar de destaque na lista. Já profissões que exigem criatividade e autoria como jornalista, engenheiro elétrico, professor de pré-escola possuem um índice insignificante de possibilidade de serem substituídas por robôs. E para quem quer enxergar um pouco do futuro, Mattos deixa a receita: “O futuro é ser hiperespecialista em aprender. Aprender a aprender, aprender a desaprender e aprender a reaprender. Esse é o futuro de todas as profissões”, analisa.

 

Inovar desde cedo

Aos 15 anos Sarah Saraiva é umas das participantes mais novas do CRIExp. A jovem, além de cursar o 2° ano do Ensino Médio no Colégio Gustavo Adolfo, também é estudante do curso Técnico em Comunicação Visual da Univates. “O aprendizado foi a minha motivação para me inscrever. Está vindo muita gente bacana pra cá e eles tem muita coisa pra passar pra nós. É incrível ter toda essa galera aqui por um preço tão acessível”, ressalta

A estudante lembra também que o estímulo da escola foi fundamental para a participação no evento. “A escola liberou os alunos para participarem do CRIExp. Quem estiver aqui durante os três dias, vai ganhar a presença, mesmo que não esteja na sala de aula”, afirma.

Com passaporte para os três dias do evento Sarah participou, nesta quinta-feira, das atividades com Henrik Scheel e Carlos Hilsdorf. “Nesse primeiro dia aprendi o processo de criação de uma empresa. Agora, quando tiver uma ideia, vou saber colocar ela em prática”. Para a jovem a autonomia do mundo empreendedor era motivo de desconfiança, mas agora o ambiente passa a ser visto de outras formas. “Eu nunca pensava em criar a minha própria empresa, achava que isso não era pra mim. Mas depois dessa série de aprendizados que tive hoje me sinto mais confiante para fazer isso, pois sei que teria subsídios para fazer ela dar certo”, conclui Sarah.

 

Programação segue nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, dia7, as palestras da manhã contam com grandes nomes: In Hsieh, chief e-commerce da LatAm XIAOMI, fala sobre a invasão das startups chinesas no mundo ocidental. Talita Lombardi, a menina executiva, também faz parte da programação com a palestra “Estratégias de marketing digital para empresas em parceria com startups”, além de outras atividades.

Na parte da tarde serão realizados diversos workshops e à noite quatro grandes palestrantes sobem ao palco: Justin Wilcox, empreendedor do Vale do Silício, o jornalista Marcos Pianges, a best seller Martha Gabriel e o antropobusiness Clemente Nóbrega.

Os locais e atividades podem ser conferidas neste link: goo.gl/WqWJUi

Interessados em participar nas demais atividades e que ainda não fizeram inscrição podem se dirigir diretamente aos guichês de credenciamento, localizados no Centro Cultural Univates. Mais informações podem ser obtidas no site www.criexp.com.br.


Texto: Nicole Morás/Elise Bozzetto/Artur Dullius

 Vinícius Merlo da Silva foi premiado na categoria A do Prêmio Crie Univates

Nicole Morás

Prof. Mouriac Diemer, coordenador do eventi

Nicole Morás

Carlos Henrique Lagemann e Rafael Farias Garcia premiados na categoria C do Prêmio Crie Univates

Nicole Morás

Tiago Mattos

Tuane Eggers

Carlos Hilsdorf abre oficialmente o CRIExp

Nicole Morás

Vice-reitor da Univates, professor doutor Carlos Cândido da Silva Cyrne

Nicole Morás

Aos 15 anos Sarah é umas das participantes mais novas do CRIExp

Tuane Eggers

Presidente do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul, Valter Luiz de Lemos

Nicole Morás

Carlos Hilsdorf abre oficialmente o CRIExp

Nicole Morás