Acontece que eu sou baiano

Postado em 07/10/2016 18h34min e atualizado em 26/02/2018 14h09min

Por Artur Dullius, Camille Lenz, Elise Bozzetto e Taís Presser

Edgar Muniz veio de Salvador, Bahia, para participar do CRIExp. Diretor executivo da CAV17, aceleradora de startups, possui no RS um parceiro de negócios, a Ventiur, e veio para o evento a convite da mesma. “Quando resolvi participar do evento, fiquei impressionado com a programação. Tantos os temas quanto os palestrantes estão muito interessantes. O que mais me chamou a atenção no evento é a transversalidade dos temas. Desde a psicologia até o futurismo, a inovação perpassa todas as áreas. Inovar é o caminho, independente de ser um empreendedor ou não”, explica.

Para Edgar, a Instituição mostra-se na vanguarda da educação. “A Univates está de parabéns pela iniciativa e pelo fomento às discussões apresentadas, com certeza é uma universidade inovadora e que, se não é, será em breve referência. Na Bahia não conheço nenhuma universidade com a estrutura que a Univates tem aqui. A arquitetura, as salas de aula, o Teatro, que é maravilhoso, estou bem impressionado com a beleza do campus de vocês”, comenta.

Mineiros também enfrentam a distância pela inovação

Com a expectativa de divulgar o trabalho da empresa, Gabriel Coutinho e Francisco Marinho vieram de Belo Horizonte para participar do Dash Games. Sócios da Plug & Boom, ficaram sabendo do Dash Games enquanto participavam de uma aceleração na Malásia ainda em 2015. “Alguns dos mentores que trabalharam conosco em Kuala Lumpur estão aqui também, e saber que poderíamos vê-los novamente para trocar ideias foi o que nos interessou”, cita Coutinho.

A estrutura foi bem elogiada por Marinho. “O local é legal, espaçoso e bem cuidado. A qualidade das palestras também está superando as expectativas”, afirma. Os programadores relataram ainda a facilidade em conversar com as pessoas, lembrando que um grande número de contatos está sendo feito na sala de matchmaking para a troca de ideias.

A família Zaidan também veio de Minas Gerais para acompanhar a programação do Dash Games. O pai, Fernando, administra os negócios dos filhos Tiago e Daniel, desenvolvedores de jogos. Fernando foi convidado pela organização do evento para palestrar, já os filhos vieram para apresentar seus produtos e participar da programação. O pai conta que a família já participou de diversos eventos do gênero, mas o Dash Games tem surpreendido. “Estamos admirados com a qualidade das atividades oferecidas. Toda a organização está perfeita, a Univates está de parabéns”, salienta.

Do Paraná para o CRIExp

Morador de Cascavel, Paraná, Sanderson Jorgensen também é mais um participante que rompeu fronteiras estaduais para acompanhar o CRIExp. “Busco unir as partes (investidores e empreendedores) do ecossistema de startups, pois percebo que esse é um problema enfrentado não só na região ocidental do Paraná, mas sim em diversas regiões do país e até do mundo”, afirma.

Aos 27 anos, Jorgensen trabalha com consultoria de empresas na área de planejamento estratégico e viaja o mundo acompanhando eventos que fomentam o empreendedorismo. “Vou ficar os três dias aqui e depois vou para o México. Quero entender a interação do mundo empreendedor no mundo, pois nos dias de hoje não competimos apenas com a empresa da esquina e sim com instituições de diversos locais”, conclui.

Texto: Artur Dullius, Camille Lenz, Elise Bozzetto e Taís Presser

Edgar Muniz veio de Salvador, Bahia,