A arte por meio de poemas e fotografias

Postado em 17/04/2018 13h10min e atualizado em 17/04/2018 13h15min

Por Artur Dullius

Artur Dullius

Tons artísticos são perceptíveis por quem circula pelo campus da Univates. Durante o mês de abril quatro novas exposições integram os espaços arte da Universidade. Por meio de poemas e fotografia os artistas utilizam diferentes expressões culturais para retratar paisagens, momentos e experiências vividas no Vale do Taquari e no Estado do Rio Grande do Sul.

No Prédio 3, o fotógrafo e jornalista lajeadense Alício de Assunção faz um compilado de belíssimos registros fotográficos que retratam o Vale do Taquari, suas culturas e belezas naturais enraizadas nesta terra, que há tempo encantam centenas de turistas pelos diversos caminhos autoguiados da região. A exposição “Retratos da Colônia” fica disponível até o dia 23 deste mês.

Artur Dullius

Já a artista estrelense Letícia Oliveira de Oliveira traz ao Prédio 7 a exposição “Poemas no Varal”. As poesias, que ficam expostas até o dia 25, são frutos do Projeto Poesia no Varal. O projeto, que iniciou em 2014 com 25 poesias, agora conta com 500 poemas de diferentes poetas e poetisas, incentivando a leitura e a criatividade entre crianças e adolescentes.

Com o tema “Tempo e Vestígios”, Vanessi Reis trata do tempo, seus vestígios, heranças, patrimônios pessoais, históricos, artísticos e culturais percorrendo o interior do Rio Grande do Sul, em cidades como Santa Cruz, Rio Pardo, Rio Pardinho, Lajeado e, também, cidades no exterior onde alguns elementos carregam as linguagens da forja ou da carpintaria, que remetem às

colonizações Italiana e alemã, principalmente. A exposição ocorre, até o dia 16 de maio, no Prédio 8 da Universidade.

Por fim, no Prédio 11, até 23 de abril, a professora Paula Biazus mostra resultados de um trabalho realizado nas disciplinas Introdução à Linguagem Fotográfica e Fundamentos da Linguagem Fotográfica.

Artur Dullius

A exposição “Fotogramas” é o resultado de uma atividade feita em um laboratório fotográfico analógico. A técnica consiste em expor papel fotográfico preto e branco à luz com objetos sobrepostos para criar efeitos de luz e sombra, dependendo da escolha entre materiais translúcidos ou opacos.

As visitas, gratuitas e abertas à comunidade, podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h.