Univates lança Congresso Internacional de Educação

Postado as 2018-09-11 15:11:53

Por Artur Dullius

Artur Dullius

Professores, secretários de educação, diretores e coordenadores pedagógicos de 21 cidades da região estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, dia 11, na Sala de Empreendedorismo da Univates. O encontro foi motivado pelo lançamento do Congresso Internacional de Educação, que será realizado, a partir de fevereiro de 2019, com o tema: “Desafios da escola na educação contemporânea: futuros possíveis da escola”.

A iniciativa é proposta pelos cursos de licenciaturas do Centro de Ciências Humanas e Sociais, em parceria com a Assessoria Pedagógica Externa (APE), e decorre de uma articulação com a ASMEVAT, no intuito de promover espaços de reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas. Conforme a pró-reitora de ensino da Univates, professora Dra. Fernanda Storck Pinheiro, o evento faz parte das comemorações de um marco importante da Universidade em 2019. “Em janeiro a Univates completa 50 anos. São cinco décadas dedicadas à formação de professores no Vale do Taquari. Por isso, precisamos dar sequência a esse projeto. A formação continuada é extremamente importante na qualificação dos docentes”, afirmou.

Artur Dullius

Na sequência, Kari Fornek, coordenadora do curso de Letras, deu destaque para a programação do evento, que já tem confirmados nomes como os de Paula Sibilia, Ricardo Díaz e Miguel Arroyo. Segundo ela, as atividades terão mais de cinco meses de duração e contemplam a formação continuada dos docentes participantes. “Os cursos irão abranger a qualificação de gestores e docentes da educação infantil, dos anos iniciais e dos anos finais”, explica Kari.

Entenda a programação

A programação inicia, no dia 18 de fevereiro, com a Conferência de Abertura da Formação Continuada. Na ocasião, a Dra. Paula Sibilia irá abordar os desafios da escola na educação contemporânea. Após, durante os meses de março a julho, ocorrem os cursos de formação continuada, que serão distribuídos em sete áreas do conhecimento e ministrados por docentes da Univates. Por fim, nos dia 26 e 27 de julho, acontecem as atividades finais do congresso internacional, com a realização de painéis de discussão e grupos de trabalho.

Palestrantes confirmados

Dr. Miguel Arroyo (UFMG)
Dra. Clarice Traversini (Ufrgs)
Dra. Maura Corsini Lopes (Ufrgs)
Dra. Eli Terezinha Henn Fabris (Unisinos)
Dra. Lúcia Schneider Hardt (UFSC)
Dr. Elisandro Schultz Wittizorecki (Ufrgs)
Dra. Paula Sibilia (UFF)
Dr. Ricardo Díaz (John Perryn Primary School)

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail congressoeducacao@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5946.