Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Badin: “Nós vamos colonizar o mundo!”

Postado as 20/02/2019 14:25:57

Por Lucas George Wendt/Cultura e Eventos

Divulgação

Você certamente já viu algum vídeo do Badin no Facebook. Milhares de visualizações somadas em plataformas sociais são os louros do sucesso do personagem do comediante Eduardo Christ. Ele traz o personagem Badin, o colono, ao Teatro Univates em 29 de março, a partir das 20h. Com ingressos à venda, “Badin em Lajeado” marca a abertura da temporada de espetáculos 2019 do Teatro Univates. Saiba mais sobre o evento aqui.

Para marcar a passagem de Badin por Lajeado, confira a entrevista com o ator e comediante Eduardo Christ.

Univates: Como o Badin surgiu? Conta pra gente um pouco da história…

Eduardo Christ: O Badin surgiu em outubro de 2015, com um áudio cômico de WhatsApp falando sobre situações e lugares da cidade de Erechim - onde eu residia na época. Trabalhava como engenheiro mecânico de desenvolvimento em uma empresa de carrocerias de ônibus em Erechim. Uma rádio da cidade executou ao vivo esse áudio e pediu que se alguém conhecesse o autor ligasse para informar. Eu estava acompanhando um projeto na linha de produção, um colega ligou e me colocou ao vivo na rádio. Tinha em mente apenas o nome do personagem, que é um sobrenome italiano. Fiquei sete minutos ao vivo conversando com o pessoal da rádio e muitas coisas do personagem foram criadas na hora, ali mesmo. Decidiram iniciar um programa de humor aos sábados de meio-dia na rádio. Foi aí que surgiu o Pão com Mortadela. Depois de quatro meses de programa, fui convidado para contar piadas no CRAS de Erechim. Senti-me muito bem ali, levando sorrisos e entretendo o povo. Decidi que queria investir na carreira nos palcos.

Divulgação

Univates: Você é formado em Engenharia Mecânica, certo, Eduardo? Quando decidiu que queria trabalhar com comédia?

Christ: Em 2016 a empresa na qual trabalhava, assim como muitas outras do ramo metalomecânico, passou por grandes dificuldades financeiras. Muitas pessoas foram desligadas. Usei o meu tempo livre para explorar o personagem. Junto com isso veio a forte comoção e apelo emocional das pessoas que assistiam às apresentações. Foi a junção perfeita para alavancar o Badin.

Univates: Como se dá a relação de seus familiares com o Badin? Apoiam? Sugerem a construção de histórias?

Christ: Meus pais adoram participar dos vídeos, incentivam muito, dão sugestões de vídeos e tudo mais. Em muitas das histórias são retratadas vivências deles, e isso acaba sendo uma forma de difundir a cultura do interior. O fato de o Badin ter sido criado inspirado na minha mãe é motivo de muito orgulho para a Dona Maria.

Univates: Onde você busca suas referências para construir os roteiros dos vídeos?

Christ: De muitas coisas. São coisas de época, o plantio, a colheita, o Natal, a Páscoa, o ano-novo… Outras ideias vêm do próprio pedido das pessoas na internet, pelas redes sociais. Algumas situações surgem do cotidiano, logo são anotadas para futuramente virarem vídeo. Aí está um grande motivo de as pessoas se identificarem com os vídeos: são situações cotidianas.

Univates: De Erechim para o mundo... Mais de 400 cidades já receberam seu espetáculo — entre elas cidades em outros países da América do Sul. Você pretende expandir sua atuação ainda mais?

Christ: Com certeza. O Badin quer colonizar o mundo, mostrar essa cultura, essa forma de viver em todos os países possíveis. Há muitas pessoas que saíram do interior e hoje vivem na Europa, EUA e acompanham meu trabalho. Queremos e vamos levar o show até elas, até mesmo como uma forma de resgatar e manter viva a cultura do interior.

Divulgação

Univates: Quais os projetos para o futuro? Gravar um DVD? Apostar em outros espetáculos?

Christ: São vários, em breve a Dona Maria (personagem que retrata a mãe do Badin nos vídeos) estará nos palcos também, pois são muitos os pedidos para que isso aconteça. Temos em mente a gravação de um especial de comédia, assim como a comercialização de produtos da marca Badin.

Univates: Fazem parte da sua vida as rotinas que o Badin vive?

Christ: Sim, muitas delas são situações que acontecem no meu dia a dia, talvez por isso a naturalidade com que isso é retratado nos vídeos.

Univates: Qual a mensagem que o Badin deixa para seus fãs — os da cidade e os da roça?

Christ: Eu ainda vou dar muito orgulho para vocês! Nós vamos colonizar o mundo! Todos precisam conhecer nossos costumes, não podemos deixar nossa história de lado! Venham assistir ao show no Teatro Univates - é para a família e vale muito a pena.