Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Gustavo Borges motiva plateia a conquistar suas próprias olimpíadas

Postado as 16/08/2019 16:34:05

Por Simone Rockenbach

Simone Rockenbach

Vencedor de quatro medalhas olímpicas e 19 pan-americanas na natação, ele buscou motivar o público a partir da sua carreira no esporte e da trajetória como empreendedor. A atração integrou o Projeto Conexão de Ideias do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, o qual teve o apoio da Univates, entre outras entidades locais. Com uma explanação que associou o esporte à vida das pessoas, Borges lançou a questão "qual a sua olimpíada?" e afirmou a importância de ter sonhos e objetivos, independente da idade ou área de atuação. 

Para ele, atitude de campeão é unir comportamento e boas ações. "Eu participei dos jogos olímpicos, mas todos nós aqui temos um lugar que queremos chegar, e com atitude isso é possível". Observando que todas as conquistas merecem ser valorizadas, comentou sobre persistência e que não se pode buscar o resultado de um dia para o outro. "A palavra campeão é muito confundida com primeiro lugar. Tem vários tipos, e eu já fui campeão pegando o quadragésimo lugar numa competição. Eu não era muito bom quando jovem, fui crescendo aos poucos. A gente consegue vencer desde que ande pra frente, fazendo o melhor dentro do nosso trabalho", exemplificou. 

O atleta paulista de 46 anos, com 2,03 metros de altura, mostrou vídeos de momentos especiais de disputas nas piscinas e citou referências mundiais de várias modalidades esportivas. Atrelou a isso a necessidade de definir prioridades, superar desafios, ter foco e determinação. "Quando temos um objetivo, precisamos estar comprometidos, verbalizar esse sonho e ter excelência, buscando um centésimo de segundo por vez, sem desculpas", destacando ainda que é fundamental fazer isso com clareza de escolhas, repetição e sacrifício. Ao encerrar, Borges compartilhou referências de quanto vale o seu centésimo de segundo como nadador e propôs que cada um reflita sobre isso baseado na sua realidade e olimpíada: "tenha foco, fuja do que vai te deixar distante dos objetivos, sonhe sempre, trabalhe com excelência e busque a conquista".

O evento contou com a participação do coordenador do curso de Educação Física da Univates, Leonardo De Ross Rosa, que fez a mediação das perguntas ao palestrante. 

Simone Rockenbach