Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Monólogo “Através da Iris”, da veterana Nathalia Timberg, abre programação do Teatro Univates em 2020

Postado as 13/12/2019 16:47:27

Por Lucas George Wendt

Uma das damas dos palcos nacionais, Nathalia Timberg tem 90 anos, dos quais dedica mais de 60 à carreira artística. Ela é presença confirmada no Teatro Univates para a abertura da temporada de espetáculos de 2020. O evento é no dia 27 de março, a partir das 20h.

Divulgação

 

Em “Através da Iris”, monólogo interpretado por Timberg, a atriz dá vida à nonagenária Iris Apfel, ícone da cultura pop contemporânea. Apfel é uma empresária, designer de interiores e ícone da moda estadunidense famosa pela filosofia “more is more, less is bore” (“mais é mais, menos é chato”, em tradução livre).

Em cena, a Apfel interpretada por Timberg está sendo entrevistada por jornalistas. A interpretação da brasileira é acompanhada por um documentário cênico. Em casa, no palco do Teatro Univates, Nathalia Timberg vai dividir as histórias, experiências e visões de mundo de Iris Apfel com a plateia. 

Bruna Dornellas e Wesley Telles, da WB Produções, são idealizadores do projeto, uma iniciativa com patrocínio do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial da Cultura e Renner e da Porto Seguro. Dornellas e Telles compartilham a direção de produção da peça, concebida como um marco comemorativo aos 90 anos de Nathalia Timberg. A diretora é Maria Maya, com texto inédito de Cacau Hygino.

Informações

Os ingressos para o evento variam de R$ 30,00 a R$ 80,00 e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Univates ou de forma on-line no Sistema de Ingressos da Univates. 

No período de 23 de dezembro de 2019 a 12 de fevereiro de 2020 a Bilheteria atenderá de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h. Até o dia 22 de dezembro o horário normal pode ser conferido aqui

Em caso de dúvidas sobre a apresentação, contate o Teatro Univates pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5949, ou pelo e-mail bilheteria@univates.br.

A trajetória de Timberg

 

A multipremiada Nathalia Timberg nasceu em 1929, no Rio de Janeiro. Sua carreira artística iniciou em 1954 e, de lá até aqui, em mais de seis décadas, a artista já fez de tudo: filmes, séries, peças de teatro, novelas. Os mais de 100 trabalhos a tornam um dos ícones da dramaturgia nacional.

A história de Apfel

 

Nascida em 1921, nos Estados Univates, Iris Apfel desafiou seu tempo — métodos e costumes que elegiam a discrição com a centralidade das relações e construções sociais, quando o conservadorismo ditava as regras. Atualmente a quase centenária é, no entanto, eleita pelo mundo um ícone de moda e design. A proposta da artista sempre foi na contramão do senso comum das diferentes épocas nas quais viveu. E ainda vive. Na carreira, trabalhos para Estée Lauder, Jacqueline Kennedy Onassis e Greta Garbo. Em conjunto com o esposo, Carl Apfel, falecido aos 100 anos, Iris decorou a Casa Branca por nove mandatos presidenciais: Truman, Eisenhower, Nixon, Kennedy, Johnson, Carter, Reagan e Clinton.