Submissões de trabalho para o Diálogos na Contemporaneidade foram prorrogadas até 31 de agosto

Postado as 04/08/2021 13:54:22

Por Lucas George Wendt

O Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade é um evento que ocorre a cada dois anos, promovido pela área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) da Universidade do Vale do Taquari - Univates.

A submissão de trabalhos acontece até o dia 31 de agosto de 2021. Na sétima edição do evento, novidades também se relacionam com as modalidades de submissão à disposição dos interessados. Além dos trabalhos acadêmicos, em 2021 há a possibilidade de compartilhamento de relatos de experiências por qualquer pessoa que desenvolva algum trabalho ou projeto social contemplando as temáticas dos grupos de trabalho do evento.

Embora proposto pelo CHSA, o simpósio traz como desafio repensar a realidade contemporânea nas suas interlocuções com diversas áreas do conhecimento. Nesta edição o evento será realizado de forma virtual, de 18 a 20 de outubro. Em 2021, o Diálogos terá como tema a (re)descoberta do mundo e a busca do comum.

A professora Luciana Turatti, coordenadora desta edição do evento, relaciona a busca do comum, o tema desta edição, com a pandemia de Covid-19 - um dos maiores acontecimentos da história da humanidade. “As ideias de comunidade que se aliam à proposta de configuração do comum fazem ainda mais sentido em um contexto no qual o Estado demonstra não conseguir mais atender a todas as demandas, exigindo meios de organização social capazes de dar consecução aos objetivos comuns”, complementa ela.

Normas de submissão de comunicações

Para saber mais e realizar sua submissão, clique aqui.

As sessões de resumo científico serão constituídas por relatos breves de investigações científicas. Os trabalhos submetidos nesta modalidade poderão ser propostos por professores, acadêmicos e pesquisadores que têm se dedicado ao tema do Grupo de Trabalho escolhido. A duração da apresentação oral, durante a realização do evento, será de até 15 minutos por trabalho, mais cinco minutos para debate.

As sessões de relato de experiência serão compostas por compartilhamentos de experiências desenvolvidas por um autor, uma equipe, uma entidade ou uma organização, que possam contribuir para sua área de atuação. De natureza essencialmente prática, experimental e vivencial, os relatos não devem ser resultados de pesquisa, mas ter como objetivo socializar atividades, exitosas ou não, que contribuam com a discussão, a troca e a proposição de ideias para pensar sobre a comunidade. O relato de experiência também deverá convergir com a temática do Grupo de Trabalho escolhido. A duração da apresentação oral será de até 15 minutos por trabalho, mais cinco minutos para debate.

Para mais informações, o setor de Cultura e Eventos da Univates está à disposição por meio dos e-mails dialogos@univates.br e eventos@univates.br ou do telefone (51) 3714-7000, ramal 5943.

Programação

As inscrições para ouvintes já estão abertas. No dia 18, o escritor baiano Itamar Vieira Junior, autor do romance “Torto Arado”, abre a programação, com palestra a partir das 19h. O autor é ganhador do Prêmio LeYa de 2018, do Prêmio Jabuti de 2020 e do Prêmio Oceanos de 2020. Para conferir toda a programação, clique aqui