Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Drag Queen Rita Von Hunty abrirá programação do Diálogos na Contemporaneidade na Univates

Postado as 06/03/2023 08:33:07

Por Lucas George Wendt

 

O Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade acontecerá de 17 a 19 de abril de 2023. Estudantes de graduação e pós-graduação, professores, artistas, profissionais das diversas áreas do saber e demais interessados são convidados a refletir sobre o tema “Decolonialidades: vozes, territórios e existências”. A abertura do evento, no dia 17, a partir das 20h, será com a drag queen, youtuber e filósofa brasileira Rita Von Hunty. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Rita Von Hunty é o professor Guilherme Terreri Lima Pereira. A drag se tornou conhecida por performances que misturam humor, filosofia e crítica social. Ela é popular no Brasil, principalmente entre o público LGBTQIAP+, e é conhecida por suas apresentações em eventos e programas de TV, além do trabalho no YouTube, no canal Tempero Drag. 

No canal, Rita Von Hunty discute questões sociais e filosóficas de maneira bem-humorada e acessível, atraindo uma grande quantidade de fãs que a admiram tanto por seu talento artístico quanto por seu engajamento político e social. Rita tem mais de 58 milhões de visualizações no Youtube e, apenas nesta plataforma, é acompanhada por mais de 1 milhão de seguidores. 

Esta edição do Diálogos abraça o tema “Decolonialidades: vozes, territórios e existências”, para dialogar sobre como as subjetividades são afetadas pela estrutura de poder colonial e como resgatar vozes e pensamentos capturados pelas narrativas hegemônicas. A Conferência “Diálogos sobre identidades: (re)existir e esperançar” abre a programação do evento em 2023, que contará com diversas outras atrações culturais e científicas.

A programação completa, os valores para se inscrever e as modalidades de inscrição no evento podem ser conferidos por meio deste link. 

17/04/2023

Apresentação cultural - Show com 50 tons de Pretas

19h

Teatro Univates

 

50 tons de Pretas

Conferência - Diálogos sobre identidades: (re)existir e esperançar

20h

Rita von Hunty 

 

18/04/2023

Sessões científicas

14h

Salas Virtuais (Google Meet)

 

Apresentação cultural - Identidade Grupo de Danças Brasileiras e Afro-Brasileiras 

19h10min

Teatro Univates

Identidade Grupo de Danças Brasileiras e Afro-Brasileiras

 

Conferência - Diálogos com povos indígenas: (re)existências a partir do pensamento identitário

19h30min

Ma. Fernanda Kainkáing e 

Dr. Diego Maurício Hernandez

Teatro Univates

 

19/04/2023

Sessões Científicas

14h 

Salas Virtuais (Google Meet)

 

Apresentação cultural - Show de Capoeira: Oxósse Brasil

19h10min

Teatro Univates

Grupo de Capoeira Oxósse Brasil

 

Conferência - Diálogos sobre decolonialidades: (re)existências a partir do conhecimento

Teatro Univates

19h30min

Dra. Suze Piza e 

Dr. Alberto Acosta 

Submissões de trabalho

Foram prorrogadas até o dia 15 de março as submissões de trabalhos científicos na modalidade resumo. O Diálogos recebe trabalhos nas modalidades resumo e trabalho completo. Os trabalhos completos seguem com a inscrição aberta para submissão até 19 de maio. Para submissão do texto completo, é necessário submeter o seu resumo primeiramente. As normas para submissão e o template podem ser conferidos por meio deste link. 

Saiba mais sobre o evento

O Diálogos é um evento que ocorre a cada dois anos e tem como desafio repensar a realidade contemporânea nas suas interlocuções com diversas áreas do conhecimento, em especial com as Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.  O evento, na edição de 2023, tem como objetivos oportunizar espaços de discussão sobre a importância das decolonialidades e de seus impactos na produção científica, cultural, tecnológica e humanística; promover espaços de troca, de manifestações artísticas, de construção coletiva do saber; dialogar com diferentes áreas do conhecimento em torno das vozes, dos territórios e das existências que compõem a diversidade. 

A coordenação geral é da professora doutora Kári Lúcia Forneck. “Desde sempre, o Diálogos tem se constituído espaço importantíssimo para o debate acerca das complexidades do mundo contemporâneo”, explica a docente. Ao longo das edições, já foram abordadas temáticas como a tecnociência, os tempos líquidos, o transculturalismo, a transitoriedade do tempo e do espaço, a busca pelo comum, entre outros temas que atravessam a formação de sujeitos críticos e atentos a seu papel na sociedade. “É na riqueza de debates como esses que se concretiza uma formação humanística plena”, complementa ela. 

Logo ods