A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Univates promove mais uma edição da Semana Gastronômica Internacional. Desta vez a atividade oferece à comunidade acadêmica e demais interessados pratos típicos de Portugal. Nas cantinas do campus, por exemplo, estarão disponíveis os famosos pastéis de nata. Nos restaurantes poderão ser encontrados demais pratos típicos do país. A Semana Gastronômica Internacional ocorre nos dias 28, 29 e 30 de novembro.
Pastel de nata
Conforme o site dos pastéis originais, os conventos e mosteiros portugueses foram fechados no século XIX por consequência da Revolução Liberal. Na época, os monges, numa tentativa de sobrevivência, passam a vender pastéis numa refinaria de cana-de-açúcar.
Apesar do local que fabrica e vende os pastéis de Belém não revelar o segredo da receita, o pastel não é feito de nata (aqui no Brasil chamado de creme de leite). Na verdade, ele carrega a base dos doces conventuais - açúcar, ovos e amêndoas.