Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Elise Bozzetto

Univates oferece intercâmbio acadêmico para Cursos Técnicos

Postado em 16/11/2017 11h26min e atualizado em 16/11/2017 11h33min

Por Ana Amélia Ritt

Além de capacitar os estudantes com conhecimentos teóricos e práticos voltados à área de trabalho escolhida, os Cursos Técnicos da Univates possibilitam aos alunos a oportunidade de realizar intercâmbio acadêmico. A experiência habilita os estudantes a entrar no mercado de trabalho com ainda mais experiência e qualificação. Quatro alunos estão em intercâmbio neste semestre, no Chile e em Portugal. Entre os acadêmicos, estão Rafael Gauer e Ariela Vitória, estudantes do Curso Técnico em Comunicação Visual que estão no Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), em Portugal. 

Desde setembro os alunos têm aulas na Escola de Artes e Design do IPLeiria, localizada em Caldas da Rainha.

Essa oportunidade ajudará muito profissionalmente, pois são poucos os profissionais com esse nível de formação que realizaram intercâmbio, colocando-nos com um diferencial no mercado de trabalho, além de aprendermos novas técnicas em nossa área de atuação
Rafael Gauer, estudante do Curso Técnico em Comunicação Visual

Divulgação

Ariela completa que o crescimento pessoal começa nos preparativos, pois foi sua primeira viagem internacional. Sobre a escola, a estudante afirma que, por ser uma escola voltada às artes, há inspiração por todos os lados. “Já estou ansiosa para voltar para o Brasil e pôr em prática tudo que estou aprendendo”, conta.  

O curso em que os alunos estão matriculados em Portugal é do mesmo nível que o técnico no Brasil, por isso ambos afirmam que não estão tendo dificuldades. Sobre a experiência, Rafael destaca o enriquecimento cultural e intelectual. “Posso dizer que está sendo a melhor e mais desafiadora experiência da minha vida”, relata Rafael ao afirmar que o intercâmbio possibilita a expansão dos horizontes e a vivência em outro país quebra com preconceitos e estereótipos que antes havia. “A convivência com pessoas de outras nacionalidades nos mostra que, apesar das diferentes culturas, vivemos de modo muito parecido. A experiência também nos faz dar mais valor à cultura do nosso país, pois temos uma visão diferente da que estamos habituados”, conta. 

Inscrições abertas

Os Cursos Técnicos da Univates estão com inscrições abertas até 7 de dezembro.  Após realizar a inscrição pelo site, os interessados devem se matricular presencialmente, nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, no Atendimento Univates (Prédio 9). São oferecidas 17 opções de cursos. Mais informações em www.univates.br/tecnicos.