Com 18 anos de existência, o curso de Direito da Univates, só no último ano, já proporcionou experiências internacionais para aproximadamente 100 estudantes e professores. De diferentes semestres, os acadêmicos passaram por experiências que envolveram, além do intercâmbio acadêmico de seis meses, disciplinas em Instituições parceiras da universidade e competições na área do direito.
Conforme o coordenador adjunto do curso de Direito, professor Júnior Willig, a internacionalização vem ganhando destaque no Ensino Superior e é uma bandeira Institucional.
Para o curso de Direito, a internacionalização vem mobilizando alunos e professores a buscar novas experiências além das nossas fronteiras. Abrindo horizontes e novas oportunidades, nossos colegas - alunos e professores - vão trilhando espaços próprios e conquistando reconhecimento no cenário internacional coordenador adjunto do curso de Direito, Júnior Willig
Com o apoio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), o curso realizou um projeto de internacionalização durante doze meses, que será renovado para os próximos anos. Nesse período, cerca de 100 estudantes e docentes foram para outro país ou receberam intercambistas. Os programas envolveram visitas de docentes estrangeiros, como de professores portugueses, espanhóis e argentinos; eventos na área do direito, como o encontro que ocorre anualmente em Sevilha, na Espanha; competições internacionais, como a que ocorreu na Universidade Nacional de Cuyo (UNCuyo); intercâmbio acadêmico e a realização de uma disciplina, por parte dos acadêmicos, em outro país.
