Em um ano, mais de 100 alunos e professores de Direito tiveram experiência internacional

Postado em 15/12/2017 08h59min e atualizado em 19/12/2017 08h45min

Por Ana Amélia Ritt

Com 18 anos de existência, o curso de Direito da Univates, só no último ano, já proporcionou experiências internacionais para aproximadamente 100 estudantes e professores. De diferentes semestres, os acadêmicos passaram por experiências que envolveram, além do intercâmbio acadêmico de seis meses, disciplinas em Instituições parceiras da universidade e competições na área do direito.

Conforme o coordenador adjunto do curso de Direito, professor Júnior Willig, a internacionalização vem ganhando destaque no Ensino Superior e é uma bandeira Institucional.

Para o curso de Direito, a internacionalização vem mobilizando alunos e professores a buscar novas experiências além das nossas fronteiras. Abrindo horizontes e novas oportunidades, nossos colegas - alunos e professores - vão trilhando espaços próprios e conquistando reconhecimento no cenário internacional
coordenador adjunto do curso de Direito, Júnior Willig

Divulgação

Em outubro, 34 alunos participaram do Programa de Primavera da UBA, que combina aulas e visitas a instituições importantes na área.

Com o apoio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), o curso realizou um projeto de internacionalização durante doze meses, que será renovado para os próximos anos. Nesse período, cerca de 100 estudantes e docentes foram para outro país ou receberam intercambistas. Os programas envolveram visitas de docentes estrangeiros, como de professores portugueses, espanhóis e argentinos; eventos na área do direito, como o encontro que ocorre anualmente em Sevilha, na Espanha; competições internacionais, como a que ocorreu na Universidade Nacional de Cuyo (UNCuyo); intercâmbio acadêmico e a realização de uma disciplina, por parte dos acadêmicos, em outro país.

As alunas Andrea Haetinger dos Santos e Aline Becker Delwing representaram o curso de Direito na UNCuyo.

Nesta semana

Entre as experiências desse ano, esteve o IX Encuentro Hispano Brasileño de Filosofía en derecho y derechos humanos na Universidade de Sevilha.

Divulgação

Professores e alunos estão, desde segunda-feira, dia 11, no IX Encuentro Hispano Brasileño de Filosofía en derecho y derechos humanos na Universidade de Sevilha, na Espanha. Entre os participantes do evento esteve uma das grandes referências do Direito Constitucional e Direitos Humanos, professor doutor Antonio Enrique Pérez Luño, que também é catedrático de Filosofia do Direito da Universidade de Sevilha.

O evento encerrou na quarta-feira, dia 13. Os três estudantes do grupo tiveram o apoio do Diretório Acadêmico do curso, que realizou um edital interno de participação. Eles apresentaram trabalho no dia 12.