A Univates coloca você no mundo. Vai ficar fora dessa?

Postado em 05/03/2018 21h07min e atualizado em 06/03/2018 13h32min

Por Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Até sexta-feira, dia 9, a Univates, por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), está realizando a Semana do Intercâmbio. O evento é voltado a estudantes e professores e busca tirar dúvidas referentes ao intercâmbio acadêmico. Além de um espaço multicultural, com feira gastronômica e estandes de alguns países com os quais a Instituição possui convênio, a atividade possibilita conversas simultâneas para tirar dúvidas sobre a vivência internacional.

Ana Amélia Ritt

O início da programação da Semana do Intercâmbio contou a palestra “Quero estudar no exterior: como escolher o destino?”, no auditório do Prédio 9.

Quem esteve interessada em conhecer mais foi Giovana Scheibel. A estudante de Letras afirma que tem o desejo de viajar para fora do país desde pequena. “É muito legal essa iniciativa de realizar a Semana do Intercâmbio, pois tudo que sei é sobre colegas que foram e me contaram sobre a experiência. Esse momento irá ajudar a decidir o local do intercâmbio acadêmico”, afirma.

Simultaneamente à atividade, no auditório do Prédio 7, ocorreu a conversa “A Univates coloca você no mundo: vai ficar fora dessa?”, que expôs as experiências internacionais oferecidas pela Instituição à comunidade acadêmica, envolvendo tanto as opções no exterior, como as “sem sair de casa”.

Ana Amélia Ritt

Diferentes culturas tomaram conta também do hall do Prédio 9 nesta segunda-feira, dia 5. Espaços especiais foram destinados para os intercambistas que vêm para a Univates mostrarem mais sobre seus países de destino.

Ana Amélia Ritt

Joanna Vallejo foi uma delas. A estudante uruguaia conta que encomendou alfajores com um amigo para oferecer aos alunos da Instituição nesta semana. “O intercâmbio acadêmico é muito importante para conhecermos novas culturas e formas de trabalho, principalmente na minha área, que é o Design”, conta. Sobre a Semana do Intercâmbio, Joanna afirma que é um ótimo momento para praticar o português.

Ana Amélia Ritt

Além disso, lanches típicos como Pasta Frola e Tortas Fritas, do Uruguai e El Chavitos, do México, foram preparados por intercambistas, com a supervisão da DRI e do curso de Nutrição. As delícias, que foram vendidas durante o evento, terão sua arrecadação doada para uma entidade da região.

Ana Amélia Ritt

Representantes da AIESEC também estiveram presentes na Semana do Intercâmbio. A associação é conhecida internacionalmente por buscar o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens. Eles mostraram aos estudantes da Univates formas de realizar intercâmbio em um período mais curto, ajudando outras pessoas.

Programação segue até sexta-feira

Até a próxima sexta-feira, dia 9, das 18h30min às 21h30min, o saguão do Prédio 9 terá estandes de diferentes países para auxiliar os estudantes conhecerem os locais de destino e para possibilitar a conversa com acadêmicos de outras instituições.

Diariamente, das 19h30min às 21h, também estarão acontecendo palestras simultâneas. As inscrições podem ser realizadas aqui.

06/03 - terça-feira

Fui selecionado para intercâmbio! E agora?
Auditório do Prédio 9
Tudo que um aluno precisa saber para organizar seu intercâmbio.

Pós-graduação no exterior: as oportunidades no Canadá
Auditório do Prédio 16

07/03 - quarta-feira

A vida pós-intercâmbio: o que mudou?
Auditório do Prédio 9 e sala 204 do Prédio 3
Alunos que viajaram contam sobre o que mudou em suas vidas após o intercâmbio.

About culture and its influence in the contemporary world
Sala 301 do Prédio 12

08/03 - quinta-feira

Estudar na Alemanha: o que, como e por quê?
Auditório do Prédio 16

Workshop: Sobrevivendo em espanhol
Sala 207 do Prédio 1

Workshop: Sobrevivendo em inglês
Sala 314 do Prédio 1

09/03 - sexta-feira

Inglês como língua franca contemporânea: preciso aprender?
Auditório do Prédio 9