Seja um Padrinho Internacional

Postado em 18/05/2018 09h e atualizado em 21/05/2018 14h46min

Por Ana Amélia Ritt

Com o objetivo de conectar a comunidade universitária com os alunos estrangeiros que realizam intercâmbio na Univates, a Instituição oferece o programa Padrinho Internacional. As inscrições para interessados em participar do programa em 2018B podem ser feitas de 21 de maio a 3 de junho neste link.

Tuane Eggers

A atividade consiste no acompanhamento voluntário de intercambistas por estudantes, professores, funcionários, diplomados da Univates ou usuários do Univates & Você, permitindo o enriquecimento cultural. Desde o início do programa, em 2016, Kemily Monçani é madrinha internacional. A estudante de Administração afirma que apadrinhar é mais que um gesto de carinho e ajuda, é uma troca.

Você auxilia alguém que vem de um lugar distante, talvez até um pouco perdido e inseguro, sem conhecer ninguém e sabendo muito pouco sobre nossa cultura e costumes, ao mesmo tempo que também conhece uma nova cultura
estudante e madrinha internacional Kemily Monçani

Kemily já apadrinhou duas estudantes colombianas e dois estudantes portugueses. “Para mim, o idioma é o mais legal. Durante toda essa experiência, a gente costuma pensar que falar e entender espanhol é simples, até se ver conversando com a afilhada e ficar se perguntando o que ela está tentando dizer”, ri. “É bacana, você aprende palavras novas, e eles também, e com o tempo vai ficando mais fácil a comunicação”, conta.

Neste semestre, Kemily auxilia o português Bruno Costa, que realiza estágio na TV Univates.

Ana Amélia Ritt

Já na língua portuguesa, a estudante conta ter se deparado com gírias e palavras com significados diferentes. “É incrível como em uma simples conversa a gente aprende e conhece tanto sobre um lugar pelo olhar de outra pessoa”, declara.

Na metade deste ano, Kemily realizará intercâmbio em Portugal e conta que irá morar com sua afilhada de 2017, Daniela Gonçalves Macedo. “Sempre quis ter uma vivência em outro país, e participar do programa Padrinho Internacional foi o primeiro contato para me preparar para o intercâmbio. É gostoso esse carinho que a gente cria pelo outro, a Dani se tornou especial, assim como os demais, e se tudo ocorrer como o planejado vai ser muito legal dividir essa experiência e ser acolhida na casa dela. E eu também vou poder visitar o Bruno, o que é o mais bacana nessa troca”, conta.

Ficou interessado?

Para se candidatar, o interessado deve ter algum vínculo com a Univates (aluno, professor, funcionário, diplomado há no máximo três anos ou usuário do Univates & Você). As inscrições podem ser feitas até 3 de junho e, após o período, os candidatos participarão de uma entrevista. Mais informações podem ser conferidas no link ou com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) pelo e-mail internacional@univates.br.