Seja um Padrinho Internacional: inscrições abertas

Postado as 26/11/2018 16:34:48

Por Natália Bottoni

Elise Bozzetto

Nesta segunda-feira, dia 26, abriram as inscrições do programa Padrinho Internacional. A iniciativa, promovida pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Univates, busca a interação entre a comunidade universitária e os alunos estrangeiros que realizam intercâmbio na Instituição. De caráter voluntário, o projeto possibilita o enriquecimento cultural, a difusão da cultura brasileira e o aprimoramento de outras línguas, além da possível validação como atividade complementar. As inscrições para interessados em participar em 2019A podem ser feitas até 7 de dezembro, neste link.

Divulgação

Este é o segundo semestre que a estudante de Arquitetura e Urbanismo Alessandra Westenhofen está participando do programa. Ela já ajudou dois colombianos. Na escola em que estudava no ensino médio havia aulas de espanhol, mas devido à falta de prática ela não sabia mais se comunicar nessa língua. Desde que começou a ser madrinha internacional, a aluna consegue se comunicar com facilidade. Ela tem amigos do Peru, da Colômbia, Argentina, Uruguai e Chile. “É um momento de contribuir com alguém que chegou em nosso país e precisa de ajuda para se adaptar à cultura e aos costumes da região. Um companheiro é o que eles querem e precisam”, declara.

Divulgação

Para ser um Padrinho Internacional como Alessandra, os interessados devem ter algum vínculo com a Univates (ser aluno, professor, funcionário, diplomado há no máximo três anos ou usuário do Univates & Você). No momento da escolha serão considerados aspectos como o domínio do idioma falado pelo intercambista, o curso do padrinho (se aplicável) e sua região de residência, preferencialmente nos Vales.

Entre as atribuições do Padrinho Internacional estão: realizar contato prévio com o intercambista, participar dos encontros da DRI, integrar o estudante em atividades desenvolvidas pela Univates, auxiliar nas suas primeiras compras, orientá-lo sobre emissão e retirada de CPF, abertura de conta bancária e outros procedimentos legais e entregar um relatório à DRI ao final do programa. Os inscritos serão chamados para uma entrevista de seleção.

Os afilhados são alunos estrangeiros vindos da América Latina e da Europa, principalmente. Cada padrinho será responsável por um ou mais intercambistas, de acordo com a sua preferência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7019 ou pelo e-mail mobility@univates.br.