Cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre visita a Univates

Postado as 15/04/2019 16:56:37

Por Isabel Pavan

Isabel Pavan

Na tarde da última sexta-feira, 12, o cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre, Dr. Thomas Schmitt, foi recebido na Universidade do Vale do Taquari - Univates. Dr. Schmitt compareceu na Universidade com o objetivo de entregar formalmente um estereomicroscópio. O equipamento foi adquirido com fundos da Fundação Alexander von Humboldt, que recebe recursos do governo alemão. Na ocasião, o cônsul também se reuniu com professores e com o vice-reitor no exercício do cargo de reitor da Univates, Prof. Dr. Carlos Cândido da Silva Cyrne, além de participar de um tour pela Instituição para prospecção de parcerias futuras.

A captação dos recursos teve apoio ainda do projeto de pesquisa que estuda a ocorrência de incêndios em diferentes partes do paleocontinente Gondwana ao longo do período Permo-Carbonífero (aproximadamente 295 milhões de anos atrás). Para compreender a influência do fogo sobre a paleobiodiversidade da época, são coletadas  informações de plantas fósseis provenientes da América do Sul, África, Índia, Austrália e Antártica. O estereomicroscópio deverá auxiliar para a obtenção de um resultado ainda mais detalhado dos estudos. O título do projeto é 'The Burning Gondwana: a palaeobotanical approach to understand the impact of fire on Late Palaeozoic palaeoenvironments' e tem duração de dois anos.

Isabel Pavan

O equipamento entregue pelo Dr. Schmitt possibilitará aprofundar e aperfeiçoar as pesquisas realizadas na Univates, segundo o Prof. Dr. Cyrne. O reitor em exercício reforçou ainda que “essas tecnologias são essenciais para o avanço da pesquisa, e ainda mais importantes são as pessoas que as tornam possíveis”.

Em seu discurso, o cônsul-geral destacou três pontos importantes para a Instituição. O primeiro deles foi a relação com a Fundação Alexander von Humboldt, a qual, segundo ele, é referência no mundo em questões de pesquisas científicas. O segundo ponto mencionado foi a cooperação com a Alemanha em geral, pois Dr. Schmitt destaca que a ciência e a educação do país são desenvolvidas de forma sustentável. Por último, o cônsul reforçou a importância do incentivo para o conhecimento da língua alemã em uma região como o Vale do Taquari, que tem um laço tradicional com a Alemanha. Dr. Schmitt também participou das atividades da Semana da Língua Alemã, celebrada em todo o Brasil entre os dias 5 e 14 de abril.