Focada em desenvolver inovações na área da saúde, The Belt and Road Medical Device Innovation and Application Alliance (BRMDIA) foi formada na China, em dezembro de 2019. A rede conta com 20 instituições parceiras, entre empresas e universidades, de nove países. Uma dessas instituições é a Universidade do Vale do Taquari - Univates.
Márcia acrescenta que participar da BRMDIA é importante para as áreas da engenharia e da saúde da Univates, especialmente para os cursos voltados à área médica, como o curso de Medicina e o recém-aprovado Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, que já inicia as suas atividades com oportunidades únicas e perspectivas diferenciadas. Além disso, a aliança tem como objetivos estimular talentos e a troca de experiências, inovar a educação sobre dispositivos médicos, os modos de treinamento e os métodos.
Para a diretora de Relações Internacionais da Univates, Viviane Bischoff, a cooperação com a China é um dos pontos estratégicos da Univates desde o ano passado. “Encontramos na University of Shanghai for Science and Technology (USST) uma parceira que se destaca por sua atuação na cidade de Xangai e em áreas que também são foco da Univates, como saúde e tecnologia. A aliança permite o acesso a pesquisas e tecnologias de ponta desenvolvidas por universidades e empresas da área. Ao participarmos do BRMDIA, passamos a fazer parte de um grupo com objetivos em comum e com possibilidade de diversas frentes de trabalho em países de destaque internacional”, afirma.