Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Credivates 1.0

O que é?

O Credivates 1.0 é um programa da Univates que objetiva viabilizar o pagamento de parte das semestralidades dos estudantes dos cursos de graduação presencial da Univates, ofertados como bacharelados e cursos superiores de tecnologia, após a conclusão do curso.

Prazo de pagamento

O programa permite o adiamento do pagamento para depois da conclusão do curso de, no máximo, 50% da semestralidade contratada pelo aluno. Assim, o acadêmico beneficiado deve pagar regularmente, durante o semestre de estudo, a parte da semestralidade não contemplada pelo financiamento. Já o valor financiado deve ser pago, atualizado pelo valor do crédito da Univates, a partir do primeiro mês após a conclusão do curso e no mesmo período de utilização, ou seja, se o aluno contratar o financiamento durante quatro anos para a realização de seus estudos, ele terá quatro anos a partir da conclusão dos estudos para quitar o valor financiado.

Período de utilização

O aluno de graduação beneficiado deve concluir o curso no prazo mínimo de integralização previsto no projeto pedagógico de seu curso, acrescido de até quatro semestres, sob pena de perda do benefício.

Forma de adesão

O estudante interessado em contratar o Credivates 1.0 deve protocolar seu pedido de contratação no Atendimento Univates ou por meio do Universo Univates (Protocolos on-line). Após a abertura do protocolo, será solicitada a apresentação de fiador(es) para dar andamento ao processo de adesão ao Credivates. Maiores informações sobre a fiança podem ser consultadas na Resolução 008/Fundação Univates de 05/04/2022. Exclusivamente para o curso de Medicina será aberto edital para seleção de candidatos ao Credivates 1.0.

O aluno deve observar os seguintes requisitos:

  • a) não ter vínculo empregatício com a Univates nem com sua mantenedora;
  • b) não ser beneficiário de outro financiamento estudantil institucional ou externo (PCR - Programa de Crédito Rotativo e FIES - Fundo de Financiamento Estudantil);
  • c) matricular-se, semestralmente, no mínimo em 200 (duzentas) horas, a partir do semestre seguinte da contratação do Credivates 1.0;
  • d) para contratação do Credivates 1.0, o estudante e seus fiadores não podem ter restrição de crédito, como protesto ou inscrição no Serviço Central de Proteção ao Crédito – SCPC ou Serasa, nem dívida vencida e não paga na Univates, nem financiamento estudantil da Univates.
  • e) o fiador apresentado deve ter renda mensal comprovada superior ao valor da mensalidade regular do curso do estudante afiançado.

Taxa de Administração e Atualização Monetária:

O estudante deve pagar, a partir do primeiro mês do ano seguinte à contratação do benefício até o final da restituição do crédito, uma taxa de administração anual, a ser cobrada mensalmente sobre o saldo devedor atualizado do final do ano anterior.
No curso de Medicina a taxa de administração anual é de 6% a.a. e nos demais cursos 3,8% a.a. A taxa de administração não é capitalizada.
O crédito concedido é corrigido pelo mesmo índice de reajuste das mensalidades dos cursos de graduação, definido na forma da lei, com exceção do curso de Medicina. Nos contratos dos cursos de Medicina haverá aplicação de reajuste anual pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA acumulado do mês de dezembro do ano anterior até o mês de novembro do ano vigente, aplicado sobre o saldo devedor ao final de cada ano.


CONTATO

E-mail: creditos@univates.br
Fone: (51) 3714-7000 Ramais 5307 ou 5467