O Credivates 1.0 é um programa da Univates que objetiva viabilizar o pagamento de parte das semestralidades dos estudantes dos cursos de graduação presencial da Univates, ofertados como bacharelados e cursos superiores de tecnologia, após a conclusão do curso.
O programa permite o adiamento do pagamento para depois da conclusão do curso de, no máximo, 50% da semestralidade contratada pelo aluno. Assim, o acadêmico beneficiado deve pagar regularmente, durante o semestre de estudo, a parte da semestralidade não contemplada pelo financiamento. Já o valor financiado deve ser pago, atualizado pelo valor do crédito da Univates, a partir do primeiro mês após a conclusão do curso e no mesmo período de utilização, ou seja, se o aluno contratar o financiamento durante quatro anos para a realização de seus estudos, ele terá quatro anos a partir da conclusão dos estudos para quitar o valor financiado.
O aluno de graduação beneficiado deve concluir o curso no prazo mínimo de integralização previsto no projeto pedagógico de seu curso, acrescido de até quatro semestres, sob pena de perda do benefício.
O estudante interessado em contratar o Credivates 1.0 deve protocolar seu pedido de contratação no Atendimento Univates ou por meio do Universo Univates (Protocolos on-line). Após a abertura do protocolo, será solicitada a apresentação de fiador(es) para dar andamento ao processo de adesão ao Credivates. Maiores informações sobre a fiança podem ser consultadas na Resolução 013/Reitoria/Univates de 11/05/2020. Exclusivamente para o curso de Medicina será aberto edital para seleção de candidatos ao Credivates 1.0.
O aluno deve observar os seguintes requisitos:
O acadêmico deve pagar, a partir do primeiro mês do ano seguinte à contratação do benefício até o final da restituição do crédito, uma taxa de administração anual de 3,80%, a ser cobrada mensalmente sobre o saldo devedor atualizado do final do ano anterior.
A taxa de administração não é capitalizada.
O crédito concedido é corrigido pelo mesmo índice de reajuste das mensalidades do curso de graduação ou técnico, definido na forma da Lei.