Correr para espantar o frio

Postado em 21/05/2018 14h51min e atualizado em 21/05/2018 14h56min

Por Artur Dullius

Cerca de 60 alunos do município de Paverama estiveram reunidos na pista de atletismo do Complexo Esportivo da Univates na manhã desta segunda-feira, dia 21. A estrutura sediou a fase municipal dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), etapa que é classificatória para as disputas regionais da competição.

Ao todo foram 14 provas de atletismo disputadas na categoria infantil, que envolve estudantes do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Entre eles, a jovem Vitória Borba, da Escola Estadual de Ensino Médio Paverama. Aos 13 anos, a atleta conta que participa pelo segundo ano dos jogos e lembra que o incentivo para praticar o esporte veio do professor.

Na prancheta do professor de Educação Física o nome dela constava três vezes: nas provas de 100 m, 1.000 m e de revezamento. “Além do atletismo eu também jogo futebol, mas nunca tinha corrido em uma pista dessas. É muito legal”,  revelou Vitória, após conquistar o primeiro lugar nas provas de 100 m e de 1.000 m.

Para o coordenador de esportes do município de Paverama e estudante do curso de Educação Física da Univates, Anderson Nierich, a possibilidade de realizar os jogos na pista do Estádio Olímpico da Universidade é uma forma de incentivo aos jovens atletas.

Os treinamentos nas escolas acontecem em estruturas adaptadas. Essa é uma vivência nova para eles e toda experiência nova tem um gosto maior. A oportunidade de poder utilizar uma estrutura como essa pode motivar esses jovens atletas a se interessarem pelo esporte
Anderson Nierich, coordenador de esportes do município de Paverama