Complexo da Univates sedia Festival Internacional de Voleibol

Postado em 30/05/2018 17h38min e atualizado em 30/05/2018 17h48min

Por Artur Dullius

A maior competição de base feminina do voleibol teve início nesta quarta-feira, dia 30. Até o próximo domingo, dia 03, 83 equipes e mais de 1,5 mil atletas participam do Festival Internacional de Voleibol. A 12ª edição do evento reúne equipes de sete estados brasileiros e de seis países da América do Sul. Durante os cinco dias, serão 319 jogos disputados, nos ginásios do Colégio Martin Luther, Cristo Rei, Soges e no Complexo Esportivo da Univates.

Artur Dullius

Realizado pela primeira vez em 2007, o Festival é disputado em três categorias: mirim (nascidas até 2005), infantil (nascidas até 2003) e infanto (nascidas até 2001). “Ano após ano o evento tem crescido e alcançado novas equipes. Isso é uma motivação para que continuemos a promover essa competição, que já se tornou tradicional no calendário das equipes brasileiras e da América do Sul”, comentou João Klein, organizador do evento.

Artur Dullius

Do Paraná, Maria Fernanda Branco participa pela quarta vez do campeonato. A atleta do Clube Curitibano conta que o incentivo do pai foi fundamental para que ela praticasse o esporte. “Ele também jogou voleibol na adolescência e há seis anos me colocou na escolinha da cidade. Depois de um tempo fui chamada para integrar a equipe e comecei a participar de competições”, lembra.

Sobre o Festival, Maria conta que conquistou dois vice-campeonatos e agora espera subir o degrau mais alto do pódio. “É muito bom participar desse torneio pois, ao longo dos anos, tenho acompanhado o quanto ele tem crescido. Tem cada vez mais equipes e com um nível maior. Com certeza é uma ótima oportunidade de mostrar o que posso fazer dentro do esporte”, conclui a atleta, garantindo que pretende seguir carreira profissional.

Um diferencial desta edição será a transmissão ao vivo dos jogos, por meio do facebook.com/FestivalEstrela. Além disso, uma linha de ônibus exclusiva circula entre os locais de jogos, alojamento e refeitório em horários específicos, para facilitar o deslocamento das atletas. Durante a programação também haverá venda de material esportivo nos ginásios e espaço cultural com atividades para as participantes. Mais informações podem ser obtidas em www.avates.com.br.

Conheça as equipes participantes

RS:
Avates, Voleibol Horizontina, Vôlei Nova Petrópolis, Sogipa, Ceat/Bira, Colégio Notre Dame, SGNH, Recreio da Juventude, AVF, Juventus, Sinodal e Grêmio Náutico União
SC: Nova Trento, Abel, Guaraciaba, FME-Gaspar, Bluvôlei e ADV Funpeel
PR: Clube Curitibano e Martin Luther
SP: Esporte Clube Pinheiros
RJ: Clube Funcionários CSN, Marina Barra Clube e Grajaú
MG: Mackenzie e Minas Tênis Clube
DF: Brasília Vôlei
Argentina: EL Tala, Club Olímpico, CAB Bell Ville, CA Provincial Rosário e CA Trebolense
Uruguai: EMV Flórida e Minas Uruguay
Peru: Universidad San Martin de Porres