Artur Dullius

Destaque no brasileiro e duas vagas para o mundial

Postado em 15/06/2018 16h03min e atualizado em 15/06/2018 16h13min

Por Artur Dullius

Onze atletas da equipe Univates/Adesva representaram o Rio Grande do Sul no Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim por Idades. A competição ocorreu entre os dias 6 e 10 de junho na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais. Além de gaúchos e mineiros, a etapa contou com a participação de ginastas dos Estados de São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Divulgação

Com um excelente desempenho no campeonato, o grupo lajeadense trouxe na mala, além de medalhas e troféus, duas vagas para o Mundial de Ginástica de Trampolim, que ocorre em novembro, na Rússia. Isadora Uhry irá participar pelo segundo ano consecutivo à competição, enquanto Amanda Henckes consegue o feito pela primeira vez na categoria adulto. “Sem dúvidas a classificação da Isadora foi fundamental para que eu buscasse esse sonho. No ano passado, quando ela conseguiu a vaga, eu tive a percepção de que era possível chegar lá também”, conta a atleta.

Outros nomes que constam na lista da Seleção Brasileira são os de Igor Ouriques e Gustavo Laureano. Após a classificação para a final do brasileiro, os atletas foram qualificados entre os reservas da categoria Infantojuvenil.

Há cada ano, quatro atletas de cada categoria são qualificados pela confederação brasileira. O Igor e o Gustavo ficaram na 5a e na 6a colocação. Então existe a possibilidade de serem convocados ao mundial também
Marcos Minoru, treinador da equipe

Divulgação

Já as pequenas Mariana Abib Gerhardt, Ana Clara Diehl, Daniela Pinzetta e Isadora Zanus garantiram o 2º lugar por equipe no duplo minitrampolim e o 3° lugar por equipe no trampolim individual. “No ano que vem eu vou ir junto. Foi muito sofrimento ficar aqui só olhando minha pequena competir. Eu via que ela estava nervosa e não estava lá para dar apoio”, comentou Adriana Abib Gerhardt, mãe da jovem Mariana, de apenas 10 anos.

Para Minoru, os resultados são frutos de um empenho conjunto dos atletas e da Universidade. “No ano passado tivemos a primeira atleta formada na casa com uma vaga no mundial. Um ano depois já são quatro nomes na lista da Seleção Brasileira. Tudo isso é reflexo de todo um trabalho que começou há uma década”, afirma o técnico.

Amanhã tem Copa Escolar

Neste sábado, dia 16, o Complexo Esportivo da Univates sedia mais uma Copa Escolar de Ginástica. As atividades ocorrem a partir das 8h e irá contar com a participação de sete equipes do Rio Grande do Sul. Cerca de 230 atletas, com idade entre 4 e 18 anos, competem nos aparelhos trampolim, minitrampolim e tumbling.

Mais informações podem ser conferidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5805, ou pelo e-mail complexo@univates.br.