Pesquisa da Univates aponta que conteúdos televisivos podem influenciar hábitos alimentares na infância

Postado as 04/06/2019 08:10:42

Por Natália Bottoni

O conteúdo da mídia televisiva pode influenciar os hábitos alimentares das crianças. Esta é a conclusão da pesquisa realizada pela acadêmica do curso de Nutrição da Univates Bruna Elisa Lenz. Para o estudo, ela aplicou questionários a pais e responsáveis de 175 crianças com idades entre 5 e 10 anos e matriculadas em escolas de um município do Rio Grande do Sul.

Os dados

O questionário, relativo à mídia televisiva, atividade física e hábitos alimentares, apontou que mais de 1/3 das crianças avaliadas pedem ou às vezes solicitam a compra de alimentos ou bebidas vistos na televisão. Em torno de 41,7% dos pais às vezes atendem o pedido. Pais de crianças que ficam expostas à televisão por mais de 16 horas semanais compram para seus filhos achocolatado e iogurtes.

Já as crianças com boa nutrição passam menor tempo em frente à TV em comparação às com excesso de peso. Para a avaliação do estado nutricional desses estudantes, Bruna se baseou nos critérios de crescimento por idade da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Tema atual

Divulgação

É evidente o aumento da quantidade de crianças com obesidade infantil nos últimos anos. Em sua maioria, elas são sedentárias e passam muitas horas do dia em frente à TV, expostas à publicidade de produtos alimentícios impróprios para hábitos alimentares adequados, pois é frequente a venda de produtos industrializados. Somado a isso, há os atrativos de publicidade para conquistar esse público: brinquedos e personagens divertidos
Acadêmica do curso de Nutrição da Univates, Bruna Elisa Lenz

A orientadora do trabalho e professora do curso de Nutrição na Univates Patricia Fassina afirma que é importante a atenção de profissionais de saúde e dos pais na educação alimentar e no estilo de vida das crianças, para combater a influência negativa da mídia televisiva sobre essa população. “É necessário pensar em estratégias de orientação em saúde pública para acentuar a importância de bons hábitos alimentares já na infância”, finaliza.

Tuane Eggers

O curso de Nutrição está recebendo inscrições no Vestibular de Inverno da Univates. A prova ocorre no dia 16 de junho, domingo, a partir das 13h30min, com a oferta dos 36 cursos presenciais. As inscrições podem ser realizadas até dia 11 de junho neste link.

Além disso, a Instituição conta com 17 cursos a distância (EAD). Para ingressar em curso presencial ou EAD, é possível fazê-lo com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitar o resultado de um vestibular anterior da Univates.

Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso nos cursos - presenciais ou a distância - é a realização de provas agendadas nos 17 polos da Univates. As inscrições para os cursos presenciais podem ser realizadas aqui. Os que desejam realizar um curso EAD podem se inscrever neste link.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.