Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudantes de Educação Física recebem atletas de categorias de base

Postado as 19/06/2019 09:01:05

Por Elise Bozzetto e Carla Bagnara

Carla Bagnara


Na última terça-feira, a disciplina de Basquetebol dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física da Univates ofereceu uma aula diferente: os estudantes realizaram atividade com os atletas da equipe de basquete Univates/Ceat/Bira categoria sub-12. O professor Clairton Wachholz, o Xis, é docente da turma da Univates e também técnico da equipe sub-12. “A ideia de abordar a realidade das quadras e as vivências que esses adolescentes experienciam no esporte torna mais rico o conhecimento adquirido na disciplina. Toda vivência tem o diferencial de aplicar os conhecimentos e conhecer a fundo outras realidades”, comenta Xis.

Carla Bagnara


Os estudantes puderam vivenciar o treinamento realizado com as categorias de base que iniciam as competições. Além de aproximar teoria e prática, no final da atividade uma roda de conversa trouxe a aproximação com a realidade dos atletas. “Essa experiência é fundamental para os futuros profissionais de Educação Física. A formação pessoal por meio do esporte auxilia na construção de valores, respeito às regras, trabalho em grupo e desenvolvimento da autonomia. Além disso, o esporte de rendimento na escola traz grande capacidade de resolução de problemas em busca de objetivos comuns. É necessário ter esse olhar”, avalia o professor.

Carla Bagnara


Os acadêmicos aprovam a interação e enxergam o momento como construção de um conhecimento que ultrapassa a sala de aula. “É importante ver na prática como são as regras e as metodologias estudadas em sala de aula e se elas funcionam ou não. Nessa interação, nós aprendemos muito mais com os atletas do que o contrário”, afirma o estudante do sexto semestre de Educação Física - Licenciatura Eduardo Gottardi.

Carla Bagnara

 

O atleta Gianluca Buffon, de 12 anos, está há três anos na equipe de basquete Univates/Ceat/Bira e é a primeira vez que participa de uma atividade que integra os atletas e acadêmicos. Para ele, o treino no período da noite foi “diferente e legal” e os conhecimentos compartilhados acrescentaram muito à equipe.

Educação Física é opção no Vestibular

O curso de Educação Física da Univates está sendo oferecido no Vestibular. As inscrições para os cursos presenciais podem ser realizadas clicando aqui. Os que desejam realizar um curso EAD podem se inscrever neste link.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.