Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Clínica-Escola de Fisioterapia da Univates seleciona novos bebês para programa de estimulação precoce

Postado as 03/02/2022 12:58:08

Por Lucas George Wendt

Conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), a Clínica-Escola de Fisioterapia da Universidade do Vale do Taquari - Univates atende pacientes de toda a região do Vale do Taquari. Uma das áreas de atuação é com pessoas com deficiência, inclusive bebês, por meio dos atendimentos de estimulação precoce, que para esse público favorecem a aquisição de habilidades psicomotoras mais próximo do que se espera em cada fase do desenvolvimento.

Para o semestre 2022A estão abertas inscrições para a participação de crianças com atraso no desenvolvimento psicomotor, por meio da disciplina de Fisioterapia Neurológica II, ministrada pela professora doutora Magali Quevedo Grave. Os atendimentos são realizados de forma lúdica na Clínica-Escola e buscam maximizar o potencial individual, principalmente, nos primeiros anos de vida, que são cruciais para o desenvolvimento de todas as crianças. 

Qualquer criança de até 36 meses que manifeste alterações motoras decorrentes de Síndrome de Down, lesão de plexo braquial, paralisia cerebral, mielomeningocele, dentre outros, poderá participar. Os pais ou responsáveis interessados devem contatar a Clínica-Escola de Fisioterapia pelo telefone (com WhatsApp) (51) 3714-7031 informando interesse em participar.

Divulgação

Como funcionam os atendimentos? 

Os atendimentos estão previstos para iniciar no final de fevereiro, ocorrendo de forma individual, e são realizados uma vez por semana - todas as quintas-feiras, das 9h às 10h. É importante que as crianças e pais não faltem aos atendimentos para não prejudicar o tratamento. 

Conforme a professora Magali, a proposta terapêutica é globalizada. “Isso significa que precisamos entender, primeiro, que se trata de uma criança na sua integralidade, para só então olharmos para as suas necessidades. As crianças passam por um processo de avaliação do seu desenvolvimento, os pais ou responsáveis são informados sobre os resultados”, detalha a docente. 

“A partir da avaliação é traçado o plano de tratamento individual, considerando as dimensões que envolvem o desenvolvimento da linguagem, da capacidade motora, cognitiva e afetiva de cada criança. Além dos estudantes, que aprendem tendo essa experiência real, fazemos um trabalho com participação dos pais, que são fundamentais para dar continuidade a estimulação em casa”, explica.

Divulgação

Saiba mais

A Clínica-Escola de Fisioterapia foi inaugurada no ano de 2007 e desde 2010 tem convênio com o SUS, o que possibilitou a ampliação dos atendimentos em fisioterapia e hidroterapia à comunidade. Primeiramente é realizada triagem fisioterapêutica para definir a área de reabilitação à qual o usuário se destina: ortopedia e traumatologia, neurologia adulto e infantil, estimulação precoce, cardiorrespiratória, dermatofuncional ou perineal, voltando-se todas as áreas do serviço para a reabilitação físico-funcional de usuários que apresentam distúrbios do movimento. 

Após a triagem, os usuários passam por avaliação e então recebem os atendimentos fisioterapêuticos, hidroterapêuticos ou participam de grupos e oficinas interdisciplinares de prevenção de doenças, de promoção de saúde, de reabilitação e/ou de educação em saúde. Todas as atividades oferecidas objetivam proporcionar meios para o usuário alcançar mais autonomia no seu cuidado em saúde e manejo da sua capacidade físico-funcional. O serviço da Clínica ocorre de forma integrada com a área acadêmica. 

As disciplinas práticas do bacharelado em Fisioterapia, projetos de extensão, atividades voluntárias e do Estágio Supervisionado em Fisioterapia Ambulatorial ocorrem nas dependências da Clínica-Escola, sendo todas as atividades supervisionadas por profissionais fisioterapeutas e/ou docentes do curso.

Logo ods-3