Previsão é que mais de 150 estudantes da Univates prestem a prova do Enade em 2020

Postado as 10/06/2020 18:12:39

Por Lais Pontin Matos

Ana Paula Vieira Labres

Estima-se que mais de 150 alunos concluintes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Design, Educação Física (bacharelado e licenciatura), Gestão da Tecnologia da Informação, História, Letras, Pedagogia, Química Industrial, Redes de Computadores e Sistemas de Informação da Universidade do Vale do Taquari - Univates irão realizar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) neste ano. Coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), a prova é aplicada em instituições de ensino superior públicas e privadas de todo Brasil.

Conforme explica a procuradora educacional institucional da Univates, Franciele Krämer, o Enade objetiva “avaliar o rendimento dos alunos que estão concluindo uma graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos (as chamadas DCNs). A prova também é utilizada para verificar o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à formação dos estudantes”, complementa.

Além de prestarem a prova, composta de questões discursivas e de múltipla escolha, os participantes do Enade precisam responder a um questionário com perguntas sobre as condições oferecidas pela universidade e pelo curso para potencializar o processo de formação dos alunos no decorrer da jornada acadêmica.

A importância do Enade para o aluno e para a universidade

O Enade traz benefícios às pessoas que prestam a prova. De acordo com Franciele, a carreira profissional dos estudantes pode ser impactada pelos resultados individuais de seus exames. “Por meio do boletim de desempenho disponibilizado, os alunos conseguem verificar como se saíram. O bom rendimento na prova é visto como um importante diferencial no currículo”, alerta. Além disso, realizando o Enade, os concluintes têm a oportunidade de reverem os conteúdos que aprenderam durante os anos de graduação.

Elise Bozzetto

Por meio do Enade, uma ferramenta do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior (Sinaes), torna-se possível atestar o nível dos cursos das instituições de ensino brasileiras. “O resultado de cada estudante na prova compõe o desempenho geral dos cursos da Univates. Consideramos o exame muito importante, pois ele serve de referência para conseguirmos comparar a qualidade dos nossos cursos em relação aos que são oferecidos em outras universidades do País. Além disso, com base nos resultados do Enade, podemos realizar mudanças nos projetos pedagógicos dos cursos avaliados”, comenta Franciele.

Na última avaliação realizada pelo MEC, a Univates foi classificada como a melhor universidade privada do Sul do Brasil no conceito de graduação. Franciele afirma que essa conquista se deve também aos resultados que os agora diplomados da Instituição obtiveram nas provas de anos anteriores. “A média do conceito graduação leva em conta a qualificação dos docentes, a infraestrutura da universidade e, é claro, o desempenho dos estudantes no Enade. Podemos dizer que a comunidade acadêmica trabalhou em conjunto para que a Instituição se sobressaísse nesse ranking”, reflete.

A opinião de quem já prestou o exame

Divulgação

A diplomada do curso de Pedagogia, Luiza Helena Rambo, prestou a prova do Enade em novembro de 2017, um semestre antes de se formar. Na opinião dela, “os estudantes que realizam o exame sentem responsabilidade de dar o melhor de si e alcançar bons resultados para garantir que seu curso e sua universidade sejam bem avaliados”, explica.

Luiza conta que, para ela, realizar a prova “foi algo desafiador, pois exigiu o estabelecimento de múltiplas conexões”. A diplomada afirma que empenhar-se para atingir resultados satisfatórios no exame valeu a pena. “Penso que, a partir do momento em que cumprimos nossas tarefas com esforço e seriedade, conseguimos lidar melhor com os desafios que surgem no decorrer do caminho. A boa avaliação do curso de Pedagogia da Univates no Enade reforçou ainda mais a certeza da minha escolha por essa área de formação”, acrescenta.

Maiara Gasparotto Lagemann é diplomada do curso de Letras Português/Inglês e, assim como Luiza, prestou o Enade no segundo semestre de 2017. Ela recorda que, ao realizar a prova, sentiu que deveria mostrar o quão preparada estava para encarar a vida fora da universidade. “O exame também me ajudou a entender em quais áreas da graduação eu era mais proficiente”, revela.

Maiara atribui seu excelente resultado no Enade ao fato de ter sido bem preparada para realizar a prova.

Divulgação

Gostaria de agradecer aos professores do meu curso, que, na época, disponibilizaram incontáveis recursos para que nós, estudantes, pudéssemos nos sentir mais seguros em relação ao exame
finaliza Maiara Lagemann, diplomada do curso de Letras Português/Inglês

Univates concede desconto a estudantes com bom desempenho no Enade

A Univates concede desconto de até 50% em cursos de pós-graduação lato sensu para estudantes que tiveram bom desempenho no Enade. Clique aqui e saiba mais informações a respeito.