Univates é a melhor Universidade privada do Sul do Brasil no conceito de graduação

Postado as 12/12/2019 16:46:25

Por Nicole Morás

A Universidade do Vale do Taquari - Univates é a melhor universidade privada do Sul do Brasil, conforme dados divulgados hoje, dia 12, pelo Ministério da Educação (MEC), em relação ao conceito de graduação. Em nível nacional, a Instituição figura como a terceira melhor universidade privada nesse conceito.

Elise Bozzetto

Em relação ao Índice Geral de Cursos (IGC), a Univates é a 3ª melhor universidade privada da região Sul do País e a 6ª melhor universidade privada do Brasil. A Instituição manteve-se com nota 4 no IGC, considerada excelente pelo MEC (em uma escala de 1 a 5). Pouco mais de 20% das instituições do País alcançaram o índice de excelência (notas 4 e 5), ficando a maioria (63%) com conceito satisfatório (nota 3).

De acordo com o reitor da Univates, Ney José Lazzari, esse resultado é o melhor alcançado pela Universidade desde que o índice começou a ser calculado em 2007. “Essa conquista tem um significado ainda maior por ocorrer quando comemoramos 50 anos de ensino superior no Vale do Taquari. Representa a maturidade da nossa Instituição com uma educação que impacta não só a vida dos nossos estudantes e diplomados, mas também toda a região, que tem acesso ao conhecimento gerado aqui. Sem dúvida, é um motivo de muito orgulho para toda a comunidade acadêmica que faz a Univates existir”, comemorou.

Avaliação por curso

Dos 13 cursos da Univates avaliados no Conceito Preliminar de Curso (CPC) em 2018, 12 obtiveram conceitos 4 e 5, considerados de excelência (92%). No Brasil, esse índice é de pouco mais de 30%. Os cursos de Design de Moda e Relações Internacionais alcançaram a nota máxima (conceito 5) no índice.

Elise Bozzetto

Com isso, o curso de Design de Moda é considerado o melhor do Sul do País e o terceiro melhor do Brasil. Já o curso de Relações Internacionais é o segundo melhor do Sul do Brasil, assim como o curso de Jornalismo. Ainda pelo CPC, os cursos de Gastronomia e Tecnologia em Logística são os melhores do Rio Grande do Sul.

Cursos da Univates avaliados em 2018:

Conceito CPC

Design de Moda

Gastronomia

Gestão Financeira

Gestão de Recursos Humanos

Logística

Publicidade e Propaganda

Relações Internacionais

Conceito CPC: faixa de 1 a 5.