Pibid e Residência Pedagógica da Univates oficializam início das atividades

Postado as 2018-08-25 10:58:48

Por Natália Bottoni

Incentivar a aproximação entre a educação superior e a educação básica é um dos objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica. O seminário inaugural, para oficializar o início dos trabalhos desses dois importantes programas de formação de professores, ocorreu na noite de sexta-feira, dia 24, no auditório do Prédio 11 da Univates. Estiveram presentes representantes de escolas parceiras dos projetos, gestores das redes de ensino, professores da Instituição, residentes e pibidianos.

Natália Bottoni

Após a abertura oficial, ocorreu o Painel “Formação de Professores para a Educação Básica”, ministrado pelas professoras dos Programas de Pós-Graduação da Univates, Ieda Maria Giongo e Marli Teresinha Quartieri e pelo coordenador institucional do Programa de Residência Pedagógica da Univates, professor Tiago Weizenmann.

Natália Bottoni

As atividades de cada projeto iniciaram há um mês. “O diferencial destes programas é a criação de vínculos com a escola. Trabalha-se muito com experimentação e práticas diferenciadas de aprendizagem e ensino”, explica a coordenadora do Pibid, Cristiane Hauschild. Ela conta que é gratificante perceber o crescimento dos alunos participantes ao longo das atividades. “Eles estão em contato com outras metodologias o tempo todo. Teoria e prática se misturam. São espaços nos quais eles podem experimentar o que aprendem na Univates”, comenta.

Quanto à nova realidade que se encontra nas instituições de ensino no que se refere às tecnologias e novos métodos de aprendizagem, Cristiane relata que os projetos estão se inovando para adequarem-se a essas novas práticas. “A escola mudou, e, consequentemente, os estudantes também. As propostas buscam trazer procedimentos educativos inovadores para diferentes realidades”, declara.

A estudante de Educação Física - Licenciatura, Júlia Cristina Schneider, já participou do Pibid e agora está integrada na Residência Pedagógica. “Trabalho como professora de educação infantil no momento. Não há dúvidas de que o Pibid abriu portas no que diz respeito ao meu conhecimento na prática na sala de aula”, reconhece.

As diferenças entre os dois programas

Enquanto o Pibid é direcionado aos estudantes que estão começando a licenciatura, a Residência Pedagógica é destinada aos alunos que estão finalizando a graduação e é um componente curricular como estágio. “Na essência, os dois são muito parecidos: o foco é a formação inicial dos professores. Os dois projetos se completam”, afirma Cristiane. O Pibid está presente na Instituição desde 2010, enquanto a Residência apresentou o primeiro edital este ano.

Para a Pró-Reitora de Ensino, professora Fernanda Pinheiro, os dois programas são importantes tanto para a Instituição quanto para a comunidade, porque aperfeiçoam a qualidade de professores na região.

Escolas participantes

Entre as escolas da região que são parceiras do Pibid Univates estão as Escolas Estadual de Ensino Básico Érico Veríssimo, Escola Municipal Ensino Fundamental Francisco Oscar Karnal, Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Scherer, Escola Municipal Ensino Fundamental Santo André, Escola Municipal Ensino Fundamental Pinheiros, Escola Estadual Ensino Fundamental Fernandes Vieira, Escola Municipal Ensino Fundamental  São Bento, Escola Estadual Ensino Fundamental Otília Corrêa de Lima, Escola Municipal Ensino Fundamental São João, Escola Municipal Ensino Fundamental Professor Ruth Markus Huber e Escola Municipal Ensino Fundamental São Rafael.

Já as parceiras de Residência Pedagógica são a Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes, Escola Municipal Ensino Fundamental João Beda Körbes, Escola Municipal Ensino Fundamental Leo Joas, Escola Estadual de Ensino Médio Estrela, Escola Estadual de Ensino Médio João de Deus, Escola Municipal Ensino Fundamental Dom Pedro I, Escola Estadual de Ensino Básico Nicolau Müssnich, Escola Estadual de Ensino Básico Vidal de Negreiros, Escola Municipal Ensino Fundamental Guido Lermen e Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Cidadão.

Mais informações sobre os projetos podem ser obtidas pelo e-mail pibid@univates.br ou residenciapedagogica@univates.br.