Artur Dullius

Exposição apresenta curiosidades da natureza

Postado as 2018-08-03 15:20:58

Por Artur Dullius

Do que as plantas carnívoras se alimentam? A picada do louva-a-deus é letal? As cigarras cantam até estourar? A resposta dessas e outras perguntas podem ser encontradas na exposição “Curiosidades da Natureza”. Ela ocorre no Museu de Ciências (MCN) da Univates até o dia 21 de dezembro.

A exposição trata de curiosidades e mitos presentes na natureza, como forma de desmistificá-los e trazer informações mais coerentes e que auxiliem na conservação do ambiente. O material, organizado de forma conjunta com o MUZAR da Universidade de Passo Fundo, pretende esclarecer algumas lendas, valorizando os fatos inventados como parte da cultura, mas os colocando em contraponto com o conhecimento científico.

Confira algumas das curiosidades apresentadas

Artur Dullius

Os anfíbios chamam chuvas?
Os anfíbios têm a pele muito sensível ao calor e à luz do sol e, quando o ar está mais úmido, antes das chuvas, as condições ambientais favorecem o aparecimento desses animais que estavam em locais mais adequados ao seu modo de vida. Os sapos, por exemplo, percebem as pequenas variações de pressão atmosférica que ocorrem antes das chuvas densas e podem vocalizar para atraírem as fêmeas para a reprodução.

Por que o lagarto perde o rabo?
Uma das principais defesas dos lagartos é a perda de parte de sua cauda. Essa tática é muito utilizada por eles quando se sentem ameaçados, ou então para fugirem de seus predadores. Eles soltam parte de sua cauda para poder correr mais rápido. Logo após a perda dessa parte da cauda, ela volta a crescer normalmente, podendo perdê-la novamente.

Oficinas

Trilha das curiosidades
Busca explorar curiosidades da fauna e flora por meio de um jogo em forma de trilha.
Público-alvo: 3º ao 5º ano do ensino Fundamental

Curiosidade do Reino Animal
Apresenta curiosidades da fauna por meio de atividades práticas com espécies de animais da coleção didática do MCN.
Público-alvo: 6º ao 9º do Ensino Fundamental.

As oficinas, gratuitas, serão oferecidas nas quartas-feiras à tarde e nas sextas pela manhã, entre os dias 5 de setembro e 30 de novembro. O agendamento das oficinas e das visitas guiadas pode ser feito pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5504.