Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Palestra virtual "As borboletas formigueiras e o planeta das formigas" é atração do Museu de Ciências da Univates

Postado as 29/03/2021 08:50:18

Por Lucas George Wendt

O Museu de Ciências (MCN) da Universidade do Vale do Taquari - Univates realiza no dia 6 de abril, a partir das 19h10min, um evento de divulgação científica para toda a comunidade. A palestra virtual "As borboletas formigueiras e o planeta das formigas" é a atração, parceria entre o MCN e o curso de Ciências Biológicas da Universidade. As inscrições para a palestra devem ser realizadas em www.univates.br/eventos. A transmissão acontecerá por meio da plataforma www.univates.br/aovivo

Além de informar os estudantes e a comunidade sobre as relações ecológicas entre borboletas e formigas, a atividade marca a inauguração da exposição permanente "O planeta das formigas" no Museu, localizado na sala 100 do Prédio 8 do campus da Univates. A mostra permanecerá momentaneamente fechada, em razão das medidas sanitárias para a contenção da Covid-19, e a expectativa é de que seja aberta ao público quando a bandeira de distanciamento controlado da região estiver flexibilizada. Mais informações serão divulgadas em breve. 

Os ministrantes da palestra são os professores doutores Lucas Augusto Kaminski, do Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e a professora Liana Johann, dos Programas de Pós-Graduação e do curso de Ciências Biológicas da Univates. 

Kaminski pesquisa borboletas formigueiras e é intrigado pela forma como desenvolvem interações simbióticas com formigas. A partir das interações entre borboletas e formigas criam-se sistemas complexos, envolvendo plantas e outros insetos mutualistas, além de inimigos naturais desses animais.

 

Divulgação

 

Exposição

Conforme a coordenadora do Museu, Miriam Helena Kronhardt, os Museus são importantes espaços de divulgação e educação científica. A exposição e a palestra virtual organizadas buscam ampliar o conhecimento da comunidade e estimular o interesse das crianças sobre as formigas e as inter-relações que mantém com outras espécies, bem como a sua importância na natureza.

Em caso de dúvidas, mais informações podem ser obtidas com a equipe do Museu pelo telefone (51) 3714 7000, ramal 5505.